Abril, 2022

20AbrAll Day25Transeuropa Festival 2022 - Decolonize! Decarbonise! Democratize!(All Day) Casa Comum - Reitoria da U.Porto, Praça Gomes TeixeiraEvent Type :FESTIVAL

Abril, 2022

O Festival Bienal das Alternativas Europeias celebra a sua nova edição de 20 a 25 de abril, sob o tema “Decolonize, Decarbonize, Democratize,” em cooperação com parceiros locais, tais como a Cooperativa Árvore, a Universidade do Porto, a Universidade Lusófona do Porto, a Livraria aberta e o Município de Valongo. O TRANSEUROPA propõe uma série de conferências, workshops, exposições artísticas, performances, exibições, concertos e debates políticos. Numa época marcada pela crise climática, pela desigualdade e pela discriminação dos grupos minoritários, o Transeuropa Festival abre espaços para reconhecer a agência dos cidadãos para tomar medidas e redefinir o espaço que ocupamos no mundo. Com uma curadoria coletiva e com atenção a uma pluralidade de vozes, o nosso programa participa ativamente na desconstrução de espaços de opressão e trabalha na construção de espaços de liberdade e imaginação, para construir alternativas viáveis e de longo prazo.

Organizado pela Alternativas Europeias e pelo Forum Demos, em colaboração com muitos outros parceiros, o Festival oferece uma contranarrativa aos discursos dominantes de crise e ameaça do desconhecido. Através da arte, cultura e práticas inovadoras, o TRANSEUROPA propõe espaços de diálogo e aprendizagem, onde centenas de ativistas de diferentes países europeus podem trocar ideias com cidadãos locais.

Oradores

Durante cinco dias, oradores nacionais e internacionais participarão no TRANSEUROPA. Entre eles, a artista ciborgue Moon Ribas, a professora Enikő Vincze, a cineasta Serena Vittorini, o fundador do IEEI Álvaro Vasconcelos, a investigadora utopista Fátima Vieira, entre muitos outros.

Exposições, arte e pensamento

No âmbito do TRANSEUROPA, a Cooperativa Árvore acolherá as exposições da plataforma Room to Bloom e do coletivo de artistas locais Plataforma UMA. Ambas as exposições serão inauguradas na presença dos artistas no dia 21 de abril. Além disso, no Jardim Botânico, serão acolhidas duas exposições do Grupo EducAR.

Workshops & Assembleias

Nos dias 21 e 22 de abril, terá lugar workshop de cerâmica e pintura de azulejos e no dia 24 de abril, a Galeria da Biodiversidade acolherá workshops que abordarão questões de consumo local e verde. Durante o TRANSEUROPA terão lugar assembleias cidadãs no Porto e em Valongo, em que os cidadãos discutirão temas importantes que giram em torno das alterações climáticas, feminismo, solidariedade e democracia. As assembleias são organizadas pelo Forum Demos, com o apoio da Câmara Municipal de Valongo, pela Coligação Citizens Take Over Europe, a Academy of Migrant Organizing, entre outros.

15 anos em toda a Europa

Desde 2007, o TRANSEUROPA tem evoluído como um festival artístico, cultural e político organizado transnacionalmente pelas Alternativas Europeias (AE). As AE são uma organização da sociedade civil que trabalha em todo o continente para promover a cultura, a igualdade e a democracia para além do Estado-nação. Durante a última década, o TRANSEUROPA tem funcionado de forma descentralizada, organizando encontros simultâneos em dezenas de cidades europeias, em paralelo com um momento de destaque, o Festival, numa grande cidade.

Mais informações sobre o Festival:

Português, Inglês: Tânia Cerqueira | [email protected]

Espanhol, Inglês: Marta Cillero | [email protected] |  +39 328 329 2175