Abril, 2022

23Abr18:00Teatro Insulto ao Público18:00 Casa Comum - Reitoria da U.Porto, Praça Gomes TeixeiraEvent Type :Teatro

Detalhes do Evento

Nesta “peça falada” o espectador é o objeto e o sujeito da ação. Escrita em 1966 por Peter Handke (Prémio Nobel da Literatura em 2019) a natureza do teatro e o lugar do espectador são objeto de análise durante os 45 minutos em que o espectador se vê numa situação inusitada e que o obriga a questionar-se sobre a sua própria condição.

Nesta reflexão sobre o teatro, a convenção e o artifício, Handke propõe-nos um jogo que coloca em permanente tensão os limites do real e a ideia da sua representação.

“Esta obra é um prólogo. Hoje, não ireis ouvir nada que já não tenha sido dito. Não ireis ver nada que já não tenha sido visto.

Mas também não ireis ver o que é típico de ser apresentado num palco. Nem ireis ouvir o que estais acostumados a ouvir.

Ireis ouvir tudo o que pudestes ouvir no teatro até agora. Ireis ouvir tudo o que não pudestes ouvir no teatro até agora.

O que estamos prestes a apresentar agora não é um espetáculo, não é um show!

O que estais aqui a ver  não é uma obra teatral. Aqui não vai ser representada nenhuma comédia.

O que vai ser apresentado aqui é um espetáculo no qual não há nada para ver.

_______________________

Com: Maria Martins, Carolina Michaelis, Guilherme Oldra, Pedro Oliveira, Luís Meireles e Paulo Geraldo.

Alunos da Licenciatura em Artes Dramáticas – Formação de Atores. Universidade Lusófona do Porto.

Coordenação: Carlos Pimenta

Apresentações na Casa Comum: 03 e 23 de abril | 18h00