QUEER PORTO 10 | QUEER FOCUS #3
Detalhes do Evento
Os muitos filmes que habitam esta décima edição de aniversário do Queer Porto propõem-nos um olhar complexo sobre as realidades das pessoas e comunidades LGBTQI+
Detalhes do Evento
Os muitos filmes que habitam esta décima edição de aniversário do Queer Porto propõem-nos um olhar complexo sobre as realidades das pessoas e comunidades LGBTQI+ nas mais diversas geografias, nos seus confrontos externos, mas também internos, no que é que significa ser-se queer, hoje, nas suas múltiplas expressões e desafios. Um cinema que abraça o que está à sua volta, e que pensa e ousa desenhar soluções. Títulos oriundos de várias partes do mundo, histórias decididas a abordar questões sensíveis, mas igualmente orgulhosas em localizar pontos de evasão a tantos problemas à volta. São, ao todo, 55 filmes, 55% assinados por homens cis, 23% por pessoas trans ou não-binárias e 22% por mulheres cis.
A Casa Comum mais uma vez reforça a parceria com a festival QUEER PORTO e acolhe sessões de cinema e conversas, com entrada livre, durante a semana do festival.
Além das iniciativas, A seleção do Prémio Casa Comum volta a demonstrar que o cinema queer português está de parabéns. Falamos de um cinema jovem, fresco e ousado, que transborda limites, renova linguagens e subverte expetativas. Entre as doze propostas a concurso encontramos: “À Tona d’Água”, o novo filme de Alexander David, apresentado na última edição do Festival de Roterdão; “Spillovers”, o estimulante ensaio onde Ritó Natálio cruza teoria queer e ecosexualidade, e que complementa a sua performance homónima; o perturbador “Convoluted (Artificial Sorry > Church Intelligence)”, onde David Leal vincula inteligência artificial e abusos na igreja; o irónico “5 Minutes with Clémentina”, de Pedro Hasrouny, interpretado pela atriz e ativista Maria João Vaz; e também a divertida animação “Clotilde”, assinada por Maria João Lourenço. A professora e psicóloga Conceição Nogueira, o produtor cultural Marco Gabriel e o designer de comunicação Paulo Pereira formam o júri responsável por decidir que filme leva o prémio patrocinado pela Reitoria da Universidade do Porto, no valor de 500€.
Mais sobre o QUEER PORTO 10: https://queerlisboa.pt/
PROGRAMA NA CASA COMUM:
09 OUT’24 | 18h00 – QUEER FOCUS #1
10 OUT’24 | 18h00 – QUEER FOCUS #2
10 OUT’24 | 19H30 – Resistência Queer
Debate com Lokas Cruz, Rita Al Salaq e José Soeiro, com moderação de Daniel PinheirO
11 OUT’24 | 18H00 – QUEER FOCUS#3
As I Was Looking Above, I Could See Myself Underneath, de Ilir Hasanaj
Documentário : 62′ / Activismo, Comunidade, Identidade, Política
Sinopse
Sete pessoas LGBTQI+ de diferentes origens e gerações contam a sua história de descoberta queer e as suas experiências de vida num ambiente de rejeição e exclusão. O documentário explora as suas esperanças e sonhos, os sentimentos de perda e derrota, e o significado de uma casa. É o primeiro filme do género no Kosovo que mostra os seus protagonistas sem borrar os rostos ou mudar os seus nomes verdadeiros.
Hora
18{06}00 6:00pm(GMT+00:00)