Abril, 2022

02Abr18:30Paula Guerra à conversa com...Ondina Pires18:30 Casa Comum - Reitoria da U.Porto, Praça Gomes TeixeiraEvent Type :Conversa,Música

Detalhes do Evento

No âmbito da exposição Mulheres que Fazem Barulho e dando seguimento ao programa paralelo, a Casa Comum vai acolher no dia 2 de abril, às 18h30, uma conversa entre Paula Guerra e Ondina Pires.

Desde 1998 que Ondina Pires tem vindo a desenvolver trabalhos visuais relacionados com a música e o cinema a partir das suas variadas coleções de brinquedos e miniaturas, seja em co-autoria, seja a solo, além de várias exposições. Uma vez que ela teve contacto próximo com o mundo da música moderna alternativa portuguesa, durante anos e anos, em projetos como Ezra Pound e a Loucura, Pop dell’Arte e The Great Lesbian Show (1984-2007), e como colecionadora do “inusitado & kitsch”, faz todo o sentido que continue a perpetuar os nostálgicos ecos musicais de outrora através dos seus “situacionismos” com a bonecada. Os pequenos liliputianos, vestidos por ela, fornecem uma pálida ideia da moda punk, gótica ou/e no wave, mas fazem-nos sorrir e sonhar.

__________________

Sobre Paula Guerra:

Paula Guerra é Doutora em Sociologia e Professora no Departamento de Sociologia Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e defendeu a 28 de Janeiro de 2011 a sua tese de Doutoramento “A instável leveza do rock – Géneros, dinâmica e consolidação do rock alternativo em Portugal de 1980 a 2010” que demorou seis anos a ser construída e envolveu “209 entrevistas de profundidade, das quais 11 são histórias de vida de músicos marcantes”. Rui Reininho, Alexandre Soares, Adolfo Luxúria Canibal, João Peste, Xana e Pedro Ayres Magalhães são alguns dos entrevistados. É desde 2014, coordenadora e fundadora da KISMIF Conference.

Saber mais

X