Matéria Viva | Exposição
Detalhes do Evento
Instalações digitais, trabalhos para vídeo e televisão e composições geradas por Inteligência Artificial constituem o principal suporte de Matéria Viva, a exposição que recorre ao
Detalhes do Evento
Instalações digitais, trabalhos para vídeo e televisão e composições geradas por Inteligência Artificial constituem o principal suporte de Matéria Viva, a exposição que recorre ao “pensamento ecológico” do poeta António Ramos Rosa. Para visitar de 17 de outubro a 15 de novembro, no Instituto Pernambuco – Porto.
“Lâmpadas com alguns insectos” foi um dos livros que serviu de inspiração, com foco em algumas palavras como “silêncio” , “nada” e “vazio”, mas no sentido de as questionar. Afinal, o que é silenciado ? Qual é o real efeito das lâmpadas junto dos insetos?
Há animais, plantas, pedras, corpos e sombras, há todo um universo telúrico passível de interpretações plásticas e sonoras na obra do poeta António Ramos Rosa (1924-2013), vencedor do Prémio Fernando Pessoa e um dos fundadores da revista de poesia Árvore.
Matéria Viva reúne trabalhos realizados por seis artistas intermédia e digitais a partir da obra de Ramos Rosa cujo centenário se comemora no dia da inauguração da exposição, a 17 de outubro.
Matéria Viva pode ser visitada até 15 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. A entrada é livre.
Hora
10{10}00 10:00am - 16{04}00 4:00pm(GMT+00:00)
Local
Instituto Pernambuco
Rua das Estrelas, 143, Porto