Abril, 2022

29Abr21:30Jazz FEUP na Casa Comum21:30 Casa Comum - Reitoria da U.Porto, Praça Gomes TeixeiraEvent Type :Música

29 de abril, 21h30, Auditório da Casa Comum (Reitoria da Universidade do Porto)

ENTRADA LIVRE

A Casa Comum recebe dois projetos de jazz promovidos e acarinhados pelo Comissariado Cultural da FEUP: o Grupo Vocal e o Grupo de Jazz.

O Grupo Vocal da FEUP, liderado por Fátima Serro, congrega 17 cantores que apresentarão um reportório eclético, incluindo temas gospel, chorinho, samba, pop e blues.

O Grupo de Jazz da FEUP, liderado por Paulo Gomes, apresenta standards do repertório jazz, com uma secção de metais que lhe permite uma aproximação à sonoridade de uma big band.

1.ª Parte – Grupo Vocal da FEUP

Amazing Grace (Pop; autor: John Newton)

This Little Light of Mine (Gospel; autor: Harry Dixon Loes)

True Colors (Pop; autor: B. Steinberg/Tom Kelly)

Carinhoso (Brasil, autor: Pixinguinha)

Desde que o Samba é Samba (Brasil; autor: Caetano Veloso)

Route 66 (Pop; autor: Bobby Troup)

2.ª Parte – Grupo de Jazz da FEUP

Mr. Lucky (H.Mancini)

Olhar (B. Sasseti)

Con Alma (D. Gillespie)

The Pink Panther (H. Mancini)

Seven Steps to Heaven (M. Davis)

Moon River (H. Mancini)

Have You Met Miss Jones (R. Rodgers)

One by One (W. Shorter)

Sobre Grupo Vocal da FEUP

Criado em 2008 pelo Comissariado Cultural da FEUP e a comemorar este ano o seu décimo ano de existência, o Grupo Vocal da FEUP (GVF) retomou em setembro passado a sua atividade, após um ano e meio de interregno devido à pandemia. Aberto a toda a comunidade da universidade do Porto, o GVF é, acima de tudo um grupo de pessoas que têm em comum um grande prazer em juntar as suas vozes para fazer música.  E essas vozes são:

Sopranos: Anabela Moreira, Isabel Iglésias, Juliana Rodrigues, Raquel Esteves, Fernanda Souza, Ana Rita Beiral

Contraltos: Sara Franco, Viviane Dias, Margarida Cosme, Lara Lopes

Tenores: Bernardo Espíndola, Jessé Carneiro, Simão Faria, Gabriel Thé

Baixos: Henrique Ferreira, Paulo Santos, Manuel Mourato

Direção: Fátima Serro

Sobre Fátima Serro

Natural do Porto. Cantora de jazz com vários títulos editados, foi fundadora do extinto grupo Trupe Vocal, e integra desde 2009 o grupo vocal Jogo de Damas. Licenciada em Jazz e com mestrado em ensino do Jazz, conta já com uma longa experiência pedagógica neste género musical, nomeadamente do canto jazz e improvisação. Tem dirigido vários ensembles vocais, para os quais adapta e escreve arranjos.  É professora na Escola Superior de Música do Porto (ESMAE).

——————-

Sobre Grupo de Jazz da FEUP

É um projeto promovido pelo Comissariado Cultural da FEUP aberto à participação de membros da comunidade académica (estudantes, técnicos, docentes), visando a fruição e divulgação da música de jazz na FEUP e outras faculdades da Universidade do Porto. Nele tocam os seguintes músicos:

Trombones: Afonso Baldaque (músico convidado), Mariana Firmino

Trompete: Afonso Viveiros

Flauta: Tiago Peres

Clarinete: Diogo Dinis

Saxofones soprano: Lisa Salgueiro, Manuel Varela

Saxofones alto: Simão João, João Guerra

Saxofones tenor: Gonçalo Silva, Francisco Ana

Saxofone barítono: Nádia Carvalho

Guitarra: Sérgio Cunha

Piano: Paulo Carmona

Contrabaixo: Tiago Almeida

Bateria: Miguel Simões, João Torres

Direção: Paulo Gomes

Sobre Paulo Gomes

Na sua atividade de pianista e compositor, trabalhou em palcos e/ou estúdios de gravação com Sheilla Jordan, David Murray, Chris Cheek, Eric Vloeimans, Julian Arguelles, Henry Lowther e Peter King, entre muitos outros. Desde o início dos anos 90, participou em inúmeros festivais de jazz em Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica, Holanda, França e Suíça. Tem mais de 20 discos gravados, dos quais mais de 10 como líder ou co-líder. É professor de Piano Jazz e Improvisação no Conservatório de Música do Porto e na Universidade de Aveiro.