This is a repeating event21{h}30 9:30pm
Fim-de-semana com o Ensemble
Detalhes do Evento
A 27 de março de 2025, o Ensemble – Sociedade de Actores e a Casa Comum (Reitoria da Universidade do Port) comemoram o Dia Mundial
Detalhes do Evento
A 27 de março de 2025, o Ensemble – Sociedade de Actores e a Casa Comum (Reitoria da Universidade do Port) comemoram o Dia Mundial do Teatro durante 3 dias!
O FIM-DE-SEMANA COM O ENSEMBLE será preenchido com a exibição dos filmes de três espetáculos. No final de cada sessão, haverá uma conversa informal com os criadores e o público moderada pela vice-reitora para a Cultura da Universidade do Porto Dra. Fátima Vieira.
Este será um fim-de-semana de festa e de generoso diálogo intercultural entre os artistas e o público.
A entrada é livre!
PROGRAMA:
Dia 27 de março | 21h30
Mulheres de Shakespeare, de Fátima Vieira e Matilde Real
Encenação: Carlos Pimenta
Realização: Tiago Sousa
Conversa com Carlos Pimenta, Emília Silvestre, Sofia Faria Fernandes, Ricardo Pinto, Matilde Real e Tiago Sousa
Moderação: Fátima Vieira
Sinopse
Os papéis femininos são marcantes nas obras de Shakespeare. Embora relegadas para segundo plano – por contingências certamente mais sociais do que dramatúrgicas – o autor inglês mostra-nos, apesar de tudo, como influenciam de forma decisiva as decisões dos homens, que se assumem como centro de decisão e poder. Afinal, o que representa e qual a relevância do espírito feminino na obra de Shakespeare e como se define num contexto assumidamente masculino que impedia as próprias mulheres de se apresentarem em cena?
Neste texto de Fátima Vieira e Matilde Real, encenado por Carlos Pimenta e realizado por Tiago Sousa e Luís Pereira na Sala Luis Miguel Cintra do São Luiz Teatro Municipal, constrói-se um espaço onde Miranda analisa a presença da mulher em algumas das principais peças da dramaturgia shakespeareana.

Dia 28 de março | 21h30
Despe-te [Isabel], de Ella Hickson
Encenação: Pedro Galiza
Realização: Luís Porto
Conversa com Pedro Galiza, Emília Silvestre, Ricardo Pinto e Luís Porto
Moderação: Fátima Vieira
Sinopse
Isabel I foi a única mulher solteira que alguma vez governou a Inglaterra. E reinou com sucesso durante quarenta e quatro anos. O poder é um jogo e ela percebeu isso melhor do que ninguém. Não havia de ter homem, de ter dono, nem havia de gerar filhos. Não seria o que é suposto uma mulher ser, nem muito menos faria o que é aconselhável uma mulher fazer. Sobraria apenas a rainha que os séculos batizaram como virgem, pois à história é-lhe difícil distinguir a pessoa do género. Isabel foi simplesmente Isabel.
Este texto de Ella Hickson, encenado por Pedro Galiza e realizado por Luís Porto no espaço da inspiradora igreja do Mosteiro de São Bento da Vitória e no palco do Teatro Helena Sá e Costa, dá-nos um olhar eloquente e certeiro a temas contemporâneos sob um prisma histórico.

Dia 29 de março | 17h00
Triedro + Atores, de Álvaro Garcia de Zúñiga e Francisco Luís Parreira
Encenação: Jorge Pinto
Realização: Sofia Faria Fernandes
Conversa com Jorge Pinto, Ricardo Pinto e Sofia Faria Fernandes
Moderação: Fátima Vieira
Sinopse
O espetáculo “Triedro + Actores”, teve a sua primeira fase de criação numa Residência Artística na Casa de Mateus, no início de 2023.
Juntando 3 músicos – que desenvolvem formas de música improvisada e de experiência sensorial – e 4 atores – em improvisação vocal com textos de Álvaro Garcia de Zúñiga e Francisco Luís Parreira, numa encenação de Jorge Pinto -, este filme realizado por Sofia Faria Fernandes é um cruzamento do registo documental feito a partir de imagens belíssimas, únicas e inspiradoras do Jardim e da Casa de Mateus e da sua benéfica contaminação no próprio processo de criação, com o registo do espetáculo no espaço do Salão Ático do Coliseu do Porto, onde estreou.

Hora
21{09}30 9:30pm - 11:00pm(GMT+00:00)