Entre Palácios e Aldeias | Música e Dança Antiga
Detalhes do Evento
14 JUL’ 24 | 21h30 Entre Palácios e Aldeias é um espetáculo de dança e música que conjuga repertório de dança antiga dos séculos XVI
Detalhes do Evento
14 JUL’ 24 | 21h30
Entre Palácios e Aldeias é um espetáculo de dança e música que conjuga repertório de dança antiga dos séculos XVI e XVII com as danças tradicionais portuguesas do início do século XX.
O testemunho da prática bailatória chega aos nossos dias por via escrita, mas também pela tradição oral, através do testemunho passado de geração em geração. Numa época em que a importância dos centros urbanos se consolidava através do desenvolvimento de uma embrionária economia globalizada, quer a dança, quer a música constituíam línguas universais que circulavam livremente entre cortes e países. Não descurando a importância festiva e espontânea da dança, esta foi conteúdo de publicação em tratados que, graças ao recente desenvolvimento da imprensa, circularam por toda a Europa e o Novo Mundo. Estes tratados registaram coreografias e, como obras didáticas, ensinavam a dançar; mas não só: ensinavam princípios de civilidade que serviam uma cultura cada vez mais urbana. Curioso é que o material coreográfico registado é, no entanto, constituído por danças na sua origem populares e, nomeadamente, campestres. Assiste-se, assim, a um processo de erudição da prática bailatória e à sua expansão do espaço rural para o espaço urbano. Mas a dança no espaço rural continuou a existir e a evoluir, integrando evoluções ou modificações que chegariam em sentido contrário (da cidade para o campo, da corte para a aldeia).
Neste diálogo diacrónico Entre Palácios e Aldeias, a Portingaloise e o NEFUP estabelecem laços entre mundos e culturais díspares, apenas, à primeira vista, através das linguagens artísticas da dança e da música. Amadurecendo uma parceria de prática, mas também de estudo entre a Portingaloise – Associação Cultural e Artística e o NEFUP – Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto, desta vez também com a colaboração dos alunos e professores do Conservatório de Música de Coimbra, propõe-se, mais uma vez, um encontro informado com o património imaterial em forma de espetáculo.
14 de julho de 204 | 21h30. Este evento está integrado nas Noites no Pátio do Museu.
A entrada é livre até ao limite da lotação.
Nota : a realização da sessão ao ar livre está dependente das condições meteorológicas. Caso as condições meteorológicas não sejam favoráveis, o evento poderá realizar-se no interior do edifício ou ser cancelado.
Hora
21{09}30 9:30pm(GMT+00:00)