Do Não-Dizível | Apresentação do Livro

Featured01Jun18:00Casa Comum - Reitoria da U.Porto, Praça Gomes Teixeira18:00(GMT+01:00) Do Não-Dizível | Apresentação do Livro

Detalhes do Evento

Do Não-Dizívelde Rute Rosas trata-se de uma publicação em formato livro, edição de autor, composta por 100 exemplares, 10 P.A. e 5 H.C. assinada e numerada, um marcador em folha de madeira produzido pela GET HANDS DIRTY, bilingue, e que reúne grande parte da produção escultórica da autora do período entre 2020 e 2022, com textos de Enric Tormo Ballester, Paulo Freire de Almeida, Rodrigo Paglieri e Rute Rosas. 

A sobrecapa da publicação é a gravura “de papel em branco…”, realizada nas oficinas de Gravura da Cooperativa Árvore que apoiou a sua produção, e impressão na Norprint – a casa do livro. A publicação contou ainda com os apoios da Fundação Calouste Gulbenkian – apoio de Emergência aos Artistas e à Cultura e de Alcino Silversmith, que permitiram a concretização de alguns projetos artísticos concretizados em vidro soprado e prata fundida por cera perdida, presentes na publicação. 

O conjunto de obras escultóricas, cuja reprodução fotográfica consta na publicação, além do QRCode que remete para um vídeo documental, bem como os textos escritos pelos diferentes autores, supramencionados, e que deram origem à publicação caracteriza-se, igualmente, pela revisitação de técnicas e saberes da nossa cultura e tradições e dos quais tenho conhecimento prático. Numa conjugação entre o saber pensar com o saber fazer e pela transgressão e reformulações poéticas na prática da Escultura Contemporânea, pretendo mostrar possibilidades de cruzamentos entre os saberes populares e os denominados “new media”. Do vidro soprado e por fusão, à fundição por cera perdida em prata, latão e bronze, da cerâmica, às técnicas de impressão, das madeiras, a técnicas e materiais do universo do têxtil ou ferramentas audiovisuais, as propostas formais, dispositivos expositivos, estruturas compositivas e dimensões são diversas. A estrutura conceptual das mais de 30 esculturas e publicação centra-se em conceitos, como: o dizível, indizível e não-dizível como proposições éticas em Ludwig Wittgenstein (1889-1951) e Jacques Lacan (1901-1981); o corpo utópico e subjectivação, a identidade e a arqueologia do saber, a palavra e o discurso, em Michel Foulcault (1926-1984); a autocensura como agente poético nas Artes Plásticas e em obras e percursos centrados no Self, ou no Si da Autorrepresentação e da Autobiografia como forma de alcançar e chegar aos outros.  

Trata-se de uma publicação que também está atenta ao valor do livro enquanto objeto, e por esse motivo uma edição pequena, mas cuidada, como poderá verificar nas imagens. Trata-se de um testemunho da continuidade ao meu percurso artístico, com mais de 25 anos de trabalho continuo, centrado nos temas do corpo, do autoconhecimento e da autorreferencialidade, bem como da ação comunicante, do indizível, da memória e da recordação, entendendo o objeto artístico como expressão pública, política, poética e plástica, agente modificador do ser humano na sociedade.  

Com um trabalho de design gráfico realizado com o apoio e colaboração dedicada de Humberto Nelson, a publicação apresenta algumas características que terei todo o prazer em apresentar. 

A sessão de apresentação e lançamento do livro contará com um painel de convidados:

Lúcia Almeida Matos, Diretora da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. FBAUP

Marta Almeida, na apresentação da publicação e moderação de conversa com os autores dos textos: 

Enric Tormo Ballester, Professor Catedrático da Facultat de Belas Artes da Universitat de Barcelona e investigador, que foi, igualmente o meu orientador de Doutoramento; 

Paulo Freire de Almeida, Professor Associado de Artes Visuais da Universidade do Minho e Investigador 

Rodrigo Pagliei, Artista Visual, Investigador e Professor Convidado da Universidade do Minho e da Escola Superior Artística do Porto 

Cristiana Felgueiras, pela editora independente GET HANDS DIRTY. GET HANDS DIRTY

A entrada é livre.

Hora

18{06}00 6:00pm(GMT+01:00)

Obter direções