Abril, 2022

19Abr18:00Conversas Urbanas: O turismo e a identidade, a tradição e a gentrificação?18:00 Casa Comum - Reitoria da U.Porto, Praça Gomes TeixeiraEvent Type :Conversa

Detalhes do Evento

A pandemia deixou as cidades desertas, mas com o regresso dos portugueses à normalidade também os turistas estão de volta ao nosso país. O boom turístico a que as nossas cidades assistiram nos últimos anos motivou a renegeração do tecido urbano, a reabilitação de imóveis antigos — muitos devolutos, um número considerável deles ocupados, sobretudo por gente mais velha, que a lei não protegeu do despejo — e a criação de novas oportunidades de negócio e empregos — alguns qualificados, muitos nem por isso. Qual é a receita para que o turismo não descaracterize as cidades, não mate a sua identidade? As pessoas fazem parte da tradição que queremos mostrar? Como podemos mantê-las na cidade turística? Uma Conversa que decorrá ao vivo na Casa Comum da Universidade do Porto, numa parceria com a Associação Portuguesa de Urbanistas. A entrada é livre mas está sujeita à lotação deste espaço situado na Reitoria da Universidade do Porto.

Participantes: António Figueiredo (economista), Regina Guimarães (poetisa, escritora) e José Alberto Rio Fernandes (Geógrafo)

Moderação: Ana Isabel Pereira

Organização: Jornal Público

ENTRADA LIVRE