Concerto de Lu Yanan, pipa e guzheng | Dia Internacional da Língua Chinesa
Detalhes do Evento
Por ocasião do Dia Internacional da Língua Chinesa, o Instituto Confúcio da Universidade do Porto, em colaboração com a Casa Comum, volta a promover um concerto de Lu
Detalhes do Evento
Por ocasião do Dia Internacional da Língua Chinesa, o Instituto Confúcio da Universidade do Porto, em colaboração com a Casa Comum, volta a promover um concerto de Lu Yanan, instrumentista e vocalista chinesa radicada em Portugal há cerca de 20 anos e uma conhecida divulgadora, entre nós, da tradição musical de uma civilização que tem mais de 5 000 anos de existência.
Num país com uma população de 1 400 milhões de habitantes, integrando 56 grupos étnicos que se espalham por um território com mais de 9 milhões de km2, não surpreende que a música chinesa se divida por diversas tradições, que tanto se podem distinguir por ligeiras variações como por diferenças dramáticas.
Lu Yanan é mestre de dois instrumentos: a pipa, da família dos alaúdes, com quatro cordas e uma escala que se prolonga generosamente do braço do instrumento para a caixa de ressonância, com trastes altos que facilitam a execução de efeitos expressivos, e o guzheng, da família das cítaras, de forma oblonga, em que as cordas (entre 21 e 26), presas nas extremidades da caixa de ressonância, repousam em cavaletes móveis que determinam a altura da nota. Tocado de uma forma básica, no guzheng a mão direita tange a corda livre, produzindo uma nota, e a esquerda, por pressão, executa alterações desse tom (através de, por exemplo, efeitos de vibrato ou portamento).
Tal como não poderíamos caraterizar com poucas palavras a música clássica ocidental, assim também a música da China resiste a rápidas definições, mas é frequente que muitas das peças se revistam de um caráter descritivo, seja de eventos históricos, observações da natureza ou estados de espírito, entre outros.
O desenvolvimento de algumas peças de pipa poderá surpreender o ouvinte pela tensão, por vezes agressividade, de que o discurso musical é capaz, sendo possível estabelecer similitudes com a expressão musical contemporânea ocidental; as peças de guzheng são geralmente mais líricas. Contudo, Lu Yanan costuma proporcionar pontes de ligação estética através da incorporação no seu programa de algumas músicas ocidentais.
Casa Comum, 20 de abril de 2024, às 21h00. Entrada livre, sujeita à lotação da sala.
——————————————
Lu Yanan, pipa e guzheng
Lu Yanan é natural de Pequim, onde se licenciou em Música pelo Conservatório Central de Música da Universidade de Pequim em 1990, tendo feito a sua pós-graduação em 1995.
Foi solista instrumental (em pipa) da Orquestra Filarmónica da China em Henan entre os anos de 1997 e 2004.
Integrou, nas cidades de Pequim e Xangai, vários grupos académicos dedicados à pesquisa e desenvolvimento de novos sistemas musicais, com a finalidade de incutir na música tradicional chinesa uma renovada vitalidade.
Em 2000, foi convidada para dar vários recitais a solo na Finlândia, atuando em diversas cidades ao longo de dois meses.
Na Exposição Mundial de Xangai 2010, realizou um concerto no Pavilhão de Portugal (o chamado pavilhão da cortiça) com o flautista Rão Kyao. Participou em diversos programas e galas televisivas, e apresentou-se em concerto com reconhecidos artistas como Dulce Pontes, Paulo Gonzo e a Banda da Armada. Realizou dezenas de concertos de norte a sul de Portugal continental, com destaque para o Centro Cultural de Belém e a Fundação Gulbenkian, em Lisboa, mas também nas ilhas Terceira, Pico e S. Miguel, nos Açores, tendo participado também como concertista em receções oficiais e datas solenes organizadas pela Embaixada da China em Portugal. Recentemente, participou com diversos outros artistas na gravação da música do bailado “A Trança Feiticeira”, composta por Rão Kyao.
Licenciada em Literatura Chinesa pelo Colégio Central da Universidade de Pequim em 1999, Lu Yanan é também professora de mandarim na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e no Instituto Confúcio do Porto.
Hora
21{09}00 9:00pm(GMT+01:00)