Janeiro, 2023

19Jan18:00Amor, Matemática e Outros Portentos, de Jorge Buescu | Apresentação de livro18:00 Casa Comum - Reitoria da U.Porto, Praça Gomes TeixeiraEvent Type :Apresentação de livro

Detalhes do Evento

A publicação de Amor, Matemática e Outros Portentos (Gradiva), da autoria de Jorge Buescu, marca o regresso há muito aguardado de um autor que alia um invulgar conhecimento enciclopédico da Matemática ao dom singular de o saber comunicar. Para Carlos Fiolhais, diretor da colecção Ciência Aberta da Gradiva e prefaciador da presente obra, «Jorge Buescu é o maior responsável pelo recente interesse de jovens e adultos portugueses pela matemática. Os seus livros de divulgação da matemática têm sido verdadeiro serviço público […].»

Amor, Matemática e Outros Portentos reúne treze histórias sobre matemática e matemáticos que o autor escreveu inicialmente para a revista Ingenium, da Ordem dos Engenheiros, onde é colaborador regular.

O autor conta-nos, para além das aventuras matemáticas de Grace Chisholm Young e William Henry Young, casal britânico cuja história se reflete no titulo do livro, a história do papa matemático que governou a Igreja na mítica passagem do primeiro para o segundo milénio da era cristã, fala de uma família de matemáticos suíços — os Bernoulli — que parecem contradizer a tese de que não há um gene matemático, do matemático francês Legendre, que foi confundido com um seu homónimo, da relevância do chá com leite para o desenvolvimento da estatística, da invenção de um novo microscópio no tempo dos nazis, do modo como o célebre físico Feynman curou uma depressão grave e de como as mulheres estão finalmente a entrar na galeria das medalhas Fields, os maiores prémios matemáticos do mundo. Além disso, o autor explica quatro problemas matemáticos recentes: como otimizar processos de transporte, como fazer «gémeos digitais», como é um objecto com um só ponto de equilíbrio estável e um só ponto de equilíbrio instável, e como um matemático japonês se diverte a inventar «brinquedos».

O livro será apresentado na Casa Comum (Reitoria da U.Porto) no dia 19 de janeiro, pelas 18h00, e conta com a presença do autor e dos professores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto José Carlos Santos e António Machiavelo.

A entrada é livre, sujeita à lotação da sala.

__________________

Sobre Jorge Buescu: nasceu em Lisboa em 1964. Licenciou- se em Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) em 1986, concluiu o mestrado em Matemática no Instituto Superior Técnico (IST) em 1991 e doutorou-se em Matemática na Universidade de Warwick em 1995. Depois de duas décadas como professor no IST, é hoje professor associado com agregação na FCUL. É autor de meia centena de trabalhos científicos em revistas internacionais e de mais de duas centenas de artigos pedagógicos e de divulgação, muitos deles nascidos da sua colaboração de quase três décadas com a Ingenium, revista da Ordem dos Engenheiros. Além disso, é autor de mais de uma dezena de livros, da matemática pura e dura à divulgação científica, passando pelo ensaio. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática e é vice-presidente da European Mathematical Society. Recebeu o Prémio Rómulo de Carvalho de Investigação e Divulgação, foi nomeado membro correspondente da Ordem dos Engenheiros, membro de honra da Real Sociedad Matemática Española e sócio correspondente da Academia de Ciências de Lisboa. Aquilo de que gosta mesmo de fazer é de contar histórias para quem gosta de as ouvir.

Saber mais