Março, 2023

30Mar18:306 às 7 – A voz do jazz na Casa Comum18:30 Casa Comum - Reitoria da U.Porto, Praça Gomes TeixeiraEvent Type :Música

Detalhes do Evento

Os 6 às 7 são um grupo de jazz que se dedica a standards do repertório vocal que são correntes nas interpretações de cantoras como Ella Fitzgerald, Diana Krall, Tierney Sutton ou Jane Monheit.

Já com quinze anos de existência e tendo editado ao longo da sua carreira dois CD (Be Still My Heart e Pretty Eyes), o som do sexteto, contudo, não é apenas marcado pela expressiva voz soprano de Cláudia Lira, mas também por uma sólida secção rítmica que toma a peito a orientação da letra da canção de Duke Ellington e Irving Mills: it don’t mean a thing, if it ain’t got that swing.

Os elementos da formação têm variado ao longo dos anos, e no seu centro estão, para além de Cláudia Lira, o guitarrista Luís Melo, o pianista Ricardo Fonseca e o flautista Pedro Cerveira. A delicada interação entre estes três instrumentistas poderá talvez ser responsável pelo som sóbrio e envolvente dos 6 às 7, mas seria injusto não reconhecer a importância dos mais recentes elementos que ajudam a manter a propulsão rítmica do grupo: o baixista Paulo Figueiredo e o baterista António Secca.

Há, contudo, um elemento fundamental dos 6 às 7 que não subirá ao palco: é que o grupo tem como diretor musical o pianista e compositor Paulo Gomes, que tem orientado os músicos na gramática jazz e na eficiência dos arranjos.

Os 6 às 7 são, curiosamente, compostos maioritariamente por alumni da Universidade do Porto (de Engenharia, Arquitetura e Medicina), e aqueles que lerem estas linhas provavelmente reconhecerão que o guitarrista Luís Melo é, também, o responsável do Comissariado Cultural da FEUP, que tem marcado de forma indelével a ação cultural da Faculdade de Engenharia nas duas últimas décadas.

Os 6 às 7 tocam às 18h30 do dia 30 de março de 2023 na Casa Comum. A entrada é gratuita e limitada à lotação da sala.

Saber mais