6. Mário Bismarck

A propósito da exposição Ver, querer ver, dar a ver / Desenhar entre fronteiras na Universidade do Porto, o Em Off foi conversar com um dos curadores que é também docente da Faculdade de Belas Artes da U.Porto: Mário Bismarck.

Falou-se do papel do desenho como instrumento pedagógico que ajuda a deslaçar o real e que permite, realmente, ver. E dar a ver. Mas não só. Desse distinto “dinossauro”, foi dito que não tem de pertencer ao território da Arte. Para alguns, como o arquiteto Álvaro Siza, é uma necessidade, enquanto que para outros, como o próprio, é uma inquietação.  Nesta era digital, que papel tem o desenho? Pode o excesso ser o descrédito da imagem?

A conversa sobre o pensar visualmente foi parar à Mafaldinha. Como e porquê? Há que ouvir! Ver, querer ver, dar a ver / Desenhar entre fronteiras na Universidade do Porto estará patente nas Galerias da Casa Comum de 15 de julho a 25 de setembro.