Universidade & Cultura
Dia Europeu do Património Académico 2024
As universidades representadas no Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas organizam anualmente, por ocasião da celebração do Dia Europeu do Património Académico (18 de novembro), o encontro nacional das suas estruturas responsáveis pela área da cultura, em associação com o Plano Nacional das Artes.
Este ano de 2024, nos dias 15 e 16 de novembro, será a Universidade de Évora a anfitriã do V Encontro Nacional Universidade e Cultura, definindo, sob o título Universidade, Cultura e Comunidade, os seguintes objetivos:
- refletir sobre o papel da Universidade como agente dinamizador de cultura, interna e externamente;
- a investigação e a prática artística, e a investigação em ciências do património, como ferramentas para a promoção da cultura na Universidade;
- a importância da cultura na Universidade como factor relevante para a criação de um sentimento de pertença e de vivências e práticas comunitárias.
As conversas e mesas-redondas organizadas no âmbito deste encontro estão abertas à participação de toda a comunidade académica e do público em geral. No dia 15, o tema será o envolvimento da Universidade de Évora na organização de Évora, Capital Europeia da Cultura 2027. No dia 16, serão promovidas três mesas-redondas temáticas:
I – A Universidade como agente promotor de Cultura e Comunidade
II – Universidade e Património
III – Universidade e Ecossistemas Criativos
O programa pode ser consultado imediatamente abaixo.
Entretanto, diversas outras universidades desenvolvem iniciativas específicas para a comemoração do Dia Europeu do Património Académico ou dão particular destaque a iniciativas culturais já programadas, e que são resultado, afinal, de um constante trabalho de intervenção cultural em ligação com a comunidade.
Estas iniciativas podem ser consultadas imediatamente abaixo, organizadas por instituição.
Universidade de Coimbra
A Universidade de Coimbra chama a atenção para dois programas culturais que englobam diversas iniciativas.
Ciclo de Música “Orphika”
A 6.ª edição do Ciclo de Música “Orphika” compõe-se de 30 concertos, a que se associam 10 eventos convergentes. Decorre entre 8 de novembro e 8 de dezembro. O programa está disponível no seu website ou pode ser consultado imediatamente abaixo.
Festival “Caminhos do Cinema Português”
A 30.ª edição do Festival “Caminhos do Cinema Português”, que decorre de 16 a 23 de novembro, integra dezenas de iniciativas. A programação pode ser consultada no seu website ou na publicação abaixo.
Universidade de Lisboa
Universidade do Porto
A Universidade do Porto propõe no dia 18 de novembro visitas guiadas gratuitas a dois dos seus espaços culturais e de divulgação científica.
Laboratório de Química Analítica Ferreira da Silva e Coleção de Instrumentos Científicos
No dia 18, às 17h00, visita guiada por Marisa Monteiro, curadora das coleções de instrumentos científicos do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) ao laboratório batizado com o nome do insigne químico do séc. XIX, princípios do séc. XX. Alvo de uma recente recuperação que lhe devolveu o esplendor da traça original, o Laboratório Ferreira da Silva encontrou uma nova vocação como espaço de divulgação de ciência.
Para além do laboratório, os visitantes serão convidados a observar e a compreender a função dos numerosos instrumentos científicos de ensino e investigação do Gabinete de Física da Academia Politécnica do Porto que se encontram em exposição noutros espaços do edifício. Que histórias guardam ? Que utilidade tinham? Que descobertas permitiram?
Para saber as respostas, será necessário efetuar a inscrição na visita até às 18h00 do dia 17 de novembro através do e-mail [email protected]. O ponto de encontro para o início da visita será o átrio da Reitoria da U.Porto, com entrada pela praça de Gomes Teixeira.
Exposição “O nome igual nos dois? Um receituário para a liberdade na Coleção Manuel Brito”
A exposição apresenta obras provenientes da Coleção Manuel de Brito, referência no universo dos galeristas e livreiros em Portugal no século XX, à qual o filho, Manuel Brito, deu continuidade na presente coleção. O título O nome igual nos dois? Um receituário para a liberdade na Coleção Manuel Brito surge de um pequeno texto que Júlio Pomar escreveu na obra Golo (de homenagem a Manuel Brito), de 2014. No canto inferior direito do quadro pode ler-se “O mesmo nome nos dois? É o mesmo, não o mude. No caso de ser Manuel Brito, pois!”
Orientada pelo curador da exposição, Hugo Barreira (FLUP-CITCEM), e pela historiadora de arte Susana Pacheco Barros, a visita vai percorrer as várias galerias para dar a conhecer uma seleção de obras escolhidas, particularmente, para este dia, destacando os trabalhos da autoria de artistas ligados às Belas Artes do Porto.
Como, por exemplo? Augusto Gomes (1910-1976), José Rodrigues (1936-2016), Júlio (1902-1983), Júlio Pomar (1926-2018), Eduardo Luiz (1932-1988), Júlio Resende (1917-2011), Dordio Gomes (1890-1976) e Graça Morais (1948-).
A visita inicia-se às 18h00, tendo como lugar de partida o átrio de entrada da Reitoria da U.Porto, à praça de Gomes Teixeira.
As inscrições, obrigatórias, devem ser feitas até às 18h00 do dia 17 de novembro através do e-mail [email protected].
Universidade Nova de Lisboa
Universidade de Aveiro
Concerto: ALMO e Júlio Resende
ALMO & Júlio Resende apresentam um concerto único e inovador, onde a excelência da capacidade criativa e de improvisador do pianista e compositor Júlio Resende se une ao talento interpretativo dos cantores Paulo Lapa (tenor) e Tiago Matos (barítono). Numa simbiose perfeita entre o jazz, a improvisação e o canto, juntos procuram uma sonoridade diferenciadora que faça jus à essência do fado e do cancioneiro português, sem estar exclusiva e intrinsecamente ligada à estética jazzística e lírica.
Este concerto realiza-se no âmbito do programa da vigésima edição dos Festivais de Outono, que integram o programa de Comemorações do 50ª aniversário da Universidade de Aveiro e de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
+ info em: https://www.ua.pt/pt/festivaisdeoutono/almo-and-julio-resende
Teatro Aveirense, 17 de novembro, às 18h00
Assinatura da curadoria científica do Centro de Estudos de Jazz e dos arquivos sonoros
Susana Sardo, Professora Catedrática da Universidade de Aveiro, INET-md
A curadoria científica desempenha um papel crucial na investigação das coleções patrimoniais da Universidade de Aveiro (UA), destacando-se pela gestão e promoção de acervos especializados e multidisciplinares. O Centro de Estudos de Jazz (CEJ), pioneiro em Portugal, começou com o fundo de José Duarte e cresceu com a adição de doações e aquisições, servindo como apoio à pesquisa e à prática do jazz. Adicionalmente, a doação de discos de goma-laca de José Moças, em 2012, formou a base da coleção fonográfica da UA, abrangendo gravações entre 1900 e 1960 e inclui uma variedade de suportes e fontes históricas associadas ao património sonoro e musical português. Ambas as coleções, situadas na Biblioteca da UA, são parte de um espaço multifuncional que também realiza exposições e eventos científicos, promovendo um ambiente propício à investigação e à preservação do património sonoro e musical.
Neste contexto, a colaboração do curador científico assegura a curadoria destas coleções, com iniciativas regulares, como o Campus Jazz, concursos e parcerias em redes nacionais e internacionais, que fomentam a divulgação e o estudo aprofundado das coleções.
+ info em: https://www.ua.pt/pt/sbidm/colecoes
Biblioteca da Universidade de Aveiro | Edifício 17, 1.º piso | Campus Universitário de Santiago, 3810-193 Aveiro
18 de novembro, às 10h00
Centro de Estudos de Jazz (CEJ)
O Centro de Estudos de Jazz (CEJ) é o primeiro centro de documentação especializado na área do jazz em Portugal e na Península Ibérica sendo igualmente uma estrutura de apoio à investigação e divulgação do jazz. Sob a gestão e a mediação dos sBIDM, e em estreito alinhamento com a curadoria científica da Professora Susana Sardo (UA, INET-md), o CEJ teve início em 2007 a partir do fundo de jazz de José Duarte a que se seguiu o acolhimento por parte da UA de outras coleções, fruto de outras doações.
O CEJ está instalado no piso 1 da Biblioteca da UA, num espaço multifuncional que permite acolher mostras expositivas, reuniões e iniciativas culturais, no mesmo espaço onde podem ser consultados os fundos de jazz e onde se disponibilizam discos, CDs e bibliografia e documentação de arquivo sobre jazz. Assume ainda um programa regular de atividades destacando-se a organização do Campus Jazz e a realização anual do Concurso Internacional de Jazz da UA.
+info em: https://www.facebook.com/CentroEstudosJazzUA/; https://instagram.com/cej.ua
Biblioteca da UA | Edifício 17, 1.º piso | Campus Universitário de Santiago, 3810-193 Aveiro
18 de novembro, das 10h00 às 12h00 e/ou das 14h00 às 16h00 – entrada livre
MemoryLab de portas abertas
O MemoryLab é um dos laboratórios da UA dedicados à conversão de formatos obsoletos em formatos digitais, garantindo a preservação das nossas memórias e histórias para as gerações futuras.
Com a missão de preservar a memória institucional do arquivo audiovisual da UA, este laboratório torna acessível os registos vídeo realizados ao longo da história da UA, que se iniciaram de forma mais informal, mas que rapidamente integraram uma estrutura funcional.
Este laboratório é mais do que uma ferramenta de conservação; é uma ponte entre o passado e o futuro, um lugar onde as histórias pessoais e coletivas encontram nova vida e são preparadas para resistir ao passar do tempo.
Biblioteca da UA | Edifício 17, 1.º piso | Campus Universitário de Santiago, 3810-193 Aveiro
18 de novembro, das 14h30 às 17h00
Reservas e informações: [email protected]
Exposição: Komplett Kafka
Komplett Kafka é uma exposição produzida pelo Goethe-Institut para homenagear o autor Franz Kafka, cujo centenário de morte é celebrado em 2024. Nesta mostra de cartazes, o artista austríaco Nicolas Mahler ilustra a vida e a obra do icónico escritor, destacando a sua herança cultural e literária como um dos mais importantes autores de língua alemã.
+ info: https://www.ua.pt/pt/noticias/1/88467
Biblioteca da UA | Edifício 17, 1.º piso | Campus Universitário de Santiago, 3810-193 Aveiro
Patente de 21 de outubro a 29 de novembro – entrada livre
Exposição: “50 anos de vida da UA celebrados a cada traço”
A exposição “50 anos de vida da UA celebrados a cada traço”, de António Rato, apresenta uma seleção de desenhos que destacam a arquitetura da Universidade de Aveiro (UA).
Inspirado pelas criações dos grandes mestres da arquitetura contemporânea portuguesa que marcaram o campus, António Rato dedicou-se a captar detalhadamente cada edifício no seu bloco de folhas.
Este trabalho evidencia a profunda ligação do autor à UA, onde estudou e trabalha, e presta uma homenagem à instituição que, neste ano, celebra meio século de história e crescimento.
+ info:https://www.ua.pt/pt/noticias/11/88237
Sala Hélène de Beauvoir da Biblioteca da UA | Edifício 17 | Campus Universitário de Santiago, 3810-193 Aveiro
Patente de 15 de novembro a 31 de dezembro de 2024, das 09h00 às 21h00 – acesso livre
MicroMuseu UA: “A coleção de guarda-joias Domingos Capela”
O MicroMuseu UA apresenta a coleção de guarda-joias de Joaquim Domingos Capela. Esta coleção foi doada à Universidade de Aveiro e é composta por cerca de 90 peças únicas, cuidadosamente elaboradas à mão.
Estes guarda-joias combinam arte, função prática e complexidade matemática, com formas inspiradas em poliedros, sólidos platónicos e superfícies curvas, como cilindros e esferas.
O Departamento de Matemática da UA estuda estas peças, já tendo analisado 46 delas, documentando-as em dissertações de mestrado e modelos 3D no GeoGebra.
A coleção destaca a simetria, a geometria e referências matemáticas como a razão dourada e o Teorema de Pitágoras.
Biblioteca da UA | Edifício 17, piso 4 | Campus Universitário de Santiago, 3810-193 Aveiro
Patente de 18 de novembro de 2024 a 31 de dezembro de 2025 – acesso livre
Lançamento do livro: “ENTRE LINHAS: a matemática através da arte têxtil”, de Andreia Hall
Neste livro, Andreia Hall, professora da Universidade de Aveiro, explora conceitos matemáticos através de mais de 50 peças em patchwork e outras técnicas têxteis, distribuídas por sete capítulos temáticos.
Cada capítulo inclui uma explicação acessível sobre os conceitos abordados e detalhes do processo criativo, proporcionando uma leitura enriquecedora que combina ciência, estética e inovação artística.
Biblioteca da UA | Edifício 17, piso 1 | Campus Universitário de Santiago, 3810-193 Aveiro
18 de novembro, às 18h30 – acesso livre
Concerto: Fado Choro – Solistas da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, com Marina Pacheco
“Fado Choro” é um espetáculo que engloba canções icónicas de ambos os lados do Atlântico alternando momentos instrumentais, como Tico-tico no fubá, com a belíssima voz do soprano Marina Pacheco. Dotada de uma sensibilidade e expressividade invulgares, Marina Pacheco irá interpretar grandes temas do repertório carioca e do fado lisboeta, tais como Carinhoso, Gaivota ou Barco Negro
Este concerto realiza-se no âmbito do programa da vigésima edição dos Festivais de Outono, que integram o programa de Comemorações do 50º aniversário da Universidade de Aveiro.
+ info em: https://www.ua.pt/pt/festivaisdeoutono/solistas-da-opgb-com-marina-pacheco-fado-choro
Igreja Matriz de Oliveira de Azeméis, 20 de novembro, às 21h30
Universidade do Minho
Universidade de Évora
V Encontro Universidade e Cultura
Para além de ser organizadora deste encontro anual (referido na introdução desta página), aberto à comunidade, a Universidade de Évora organiza diversas outras iniciativas, elencadas abaixo, mas sobre as quais mais informação pode ser encontrada no portal uecultura.uevora.pt ou na app inUÉ (separador UÉ Cultura).
Concerto: “Terça Musical”
Palácio D. Manuel, 18 de novembro, às 18h30.
Workshop: MidTerm Review – Projetos de Arquitetura
MidTerm Review conjunta dos laboratórios de projecto do Mestrado Integrado em Arquitetura.
Constitui-se num ponto de situação conjunto sobre os trabalhos em curso no semestre para o qual são convidados arquitetos da prática e académicos externos, para uma apreciação e debate sobre os ensaios projetuais em curso.
O encontro é de caráter aberto, oferecendo-se como um momento de encontro com a comunidade.
Biblioteca Jorge Araújo, Colégio dos Leões, 19 de novembro, 10h00 – 13h00; 15h00 – 18h00
Seminário: “Fiama.1975”
A criação do espectáculo Mariana Pineda, pela Companhia UmColectivo, recuperando a memória da encenação que deste texto de Federico Garcia Lorca fez Fiama Hasse Pais Brandão com o Grupo de Teatro Hoje, em 1975, em Lisboa, é o ponto de partida para um seminário de investigação dedicado à problemática do arquivo nas artes performativas, às fontes áudio-visuais e outros registos disponíveis e às especificidades da investigação sobre o teatro português no século XX. Este seminário é proposto por José Alberto Ferreira, no âmbito da UC História do Teatro Português, Licenciatura em Teatro.
Biblioteca Jorge Araújo, Colégio dos Leões, 20 de novembro, 14h00 – 18h00
Clube de Leitura: O Repto das Palavras #2 – Louvado seja o pesadelo, de Paulo Faria
Na quarta-feira, dia 20 de novembro, ocorrerá a segunda sessão do Clube de Leitura – O Repto das Palavras na Universidade de Évora. Teremos o prazer de contar com a presença do escritor Paulo Faria, que apresentará o seu livro Louvado seja o Pesadelo (2024, Minotauro).
Anfiteatro 131 do Colégio Espírito Santo, 20 de novembro, 17h00
Apresentação de livro: O que é a Filosofia?
No próximo dia 21 de novembro de 2024, celebra-se o Dia Mundial da Filosofia, conforme proclamado pela UNESCO. Para assinalar esta data, o curso de doutoramento em Filosofia Prática da Universidade de Évora, em parceria com o Praxis: Centro de Filosofia, Política e Cultura, e o Instituto de Investigação e Formação Avançada da Universidade de Évora, convida toda a comunidade académica e a população de Évora a participar na sessão pública de lançamento do livro O que é a Filosofia?, de António Castro Caeiro, obra vencedora do Prémio Ensaio Filosófico 2024 da Sociedade Portuguesa de Filosofia. A sessão incluirá a apresentação do livro pelo autor, seguida de uma conversa aberta ao público.
Sala de Docentes do Colégio do Espírito Santo, 21 de novembro, 14h30
Exposição: “Polpa de Papel – Experimentações”
A exposição resulta do projeto financiado pela FCT/CHAIA para a realização de um workshop de gravura com polpa de papel.
O objetivo foi a e experimentação de diferentes técnicas e a transmissão de conhecimentos diversos que são necessários na aplicação de conceitos e temas para a criação artística. Enquanto investigação procurou-se trazer o conhecimento e experiência na sua aplicação prática dos professores orientadores envolvidos.
O seu trabalho artístico e a sua investigação, também aplicada ao ensino, foram uma grande mais valia na transmissão do conhecimento necessário à especificidade do curso e à sua realização e concretização em apenas três dias úteis.
O workshop prático foi orientado pelos docentes do Departamento de História de Arte da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Salamanca, professor catedrático José Fuentes Esteve, professor titular Antonio Navarro Fernandez e a professora ayudante Isabel Carralero Díaz.
Neste workshop participaram docentes e alunos do Departamento de Artes Visuais e Design da UÉ, sob a coordenação de Manuela Cristóvão.
Galeria S6, Edifício Clara Menéres, Colégio dos Leões, patente de 21 de novembro a 4 de dezembro entre as 9h00 e as 17h30
Concerto: Orquestra Jazz da Universidade de Évora
A convite do Município de Reguengos de Monsaraz, a Orquestra Jazz da UÉ apresentar-se-á no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz para um momento memorável em torno do repertório jazzístico, com vários elementos de swing e bebop bem característicos da linguagem do jazz.
Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, 23 de novembro, 21h30
Universidade dos Açores
Universidade do Algarve
Colóquio: “Património Arquivístico das Instituições de Ensino Superior em Portugal”
Exposição: “Fundos do Arquivo Geral da Universidade do Algarve”
Patente de 18 de novembro a 21 de dezembro
Visita guiada à Biblioteca e Arquivo da Universidade do Algarve
18 de novembro, às 17h00
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Exposição: “O sonho continuado. Aquisições recentes da Fundação Ilídio Pinho”
Exposição de obras de uma das mais importantes coleções privadas de arte moderna e contemporânea portuguesas, com inauguração a 20 de novembro.
Patente na Sala de Exposições da Biblioteca da UTAD até 26 de janeiro de 2025.
Gala UTAD Alumni “Wine & Cheese Collection”
Sétima edição de um evento em que se distinguem vinhos e queijos produzidos por alumni da UTAD. Quatro enólogos formados pela UTAD, que se encontram hoje entre os melhores de Portugal, produziram os quatro vinhos Alumni UTAD deste ano, incluindo um vinho do Porto, um espumante de região Távora-Varosa e um tinto e um branco alentejanos. O queijo selecionado vem das mãos de Esmeralda Vieira, de Arcos de Valdevez.
Neste âmbito, serão também organizados três workshops de participação gratuita, mas sujeita a marcação prévia: “Iniciação à prova de vinho”, “Fabrico artesanal de queijos” e “Falemos de vinho do Porto” .
Todos estes eventos decorrem a 20 de novembro, sendo que a gala decorrerá no Restaurante Panorâmico da UTAD.
Universidade da Beira Interior
Dia Europeu do Património Académico 2024 / European Academic Heritage Day 2024
Com o objetivo de permitir às universidades europeias lembrarem e celebrarem o seu património cultural comum num dia especial, a European University Heritage Network erigiu o dia 18 de novembro como o European Academic Heritage Day (EAHD) / Dia Europeu do Património Académico 2024.
A Universidade da Beira Interior, cujo património cultural está indissociavelmente ligado aos lanifícios, associa-se à comemoração desta efeméride através das atividades seguintes, uma e outra relacionadas com o tema proposto pelo EAHD para 2024: “Sensation”.
Visita Guiada: Museu de Lanifícios da UBI
O objetivo é que cada uma/a dos/as visitantes possa imergir na história dos lanifícios, da cidade e da UBI e em recursos de apoio à investigação. A visita inicia-se na Real Fábrica de Panos (Polo I) e conclui-se no Arquivo Histórico, na Real Fábrica Veiga.
A participação será livre, mas requer inscrição através de [email protected]
Dia 18 de novembro, 2.ª feira, 14h30 – 16h30
Caminhada pela Rota CampusLANA
A caminhada através da Rota CampusLANA destina-se a conhecer melhor o papel exemplar que a UBI tem desenvolvido na conservação ativa do património industrial dos lanifícios, e também sensibilizar para a valorização da lã, uma matéria-prima potenciadora de equilíbrio ecológico e desenvolvimento sustentável.
Partindo da Parada do Polo I da UBI (antiga Praça Central da Real Fábrica de Panos), a caminhada segue o percurso das faculdades-polos-fábricas da UBI, subindo e descendo encostas, percorrendo caminhos e escadas, para terminar na sede do Museu de Lanifícios, na Real Fábrica Veiga.
Trata-se de um percurso de dificuldade média, de cerca de 7 km, com uma duração de 3 horas. Aconselha-se calçado confortável e levar uma garrafa de água.
O CampusLANA Sensation é uma atividade organizada pela turma de 1.ºano da licenciatura em Design de Moda, no âmbito da disciplina Materiais para Moda, em cooperação com o Museu de Lanifícios da UBI e a Vice-Reitoria para os Recursos Humanos, Concursos e Atos Académicos.
A participação será livre, mas requer inscrição através de [email protected]
20 de novembro, 4.ª feira, às 14h
Ponto de encontro: Parada do Polo I da UBI
Dress Code: vestir uma peça de lã.
Universidade da Madeira
Universidade Aberta
Universidade Católica Portuguesa
ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
Instituto Universitário Militar