8. Maria João Gregório

Nasceu no Peso da Régua há 34 anos, mas foi no Porto que Maria João Gregório se licenciou em Ciências da Nutrição e fez o doutoramento em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição. A alumna da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) fez Erasmus no Brasil e foi na Universidade de Brasília que o seu interesse pela área da política nutricional se desenvolveu, quando teve a oportunidade de realizar um estágio da Coordenação da Política Brasileira de Alimentação de Nutrição no Ministério da Saúde do Brasil. Atualmente reside no Porto e é Professora Auxiliar Convidada da FCNAUP nas áreas da Política Nutricional e da Comunicação. É também diretora do Programa Nacional para a Alimentação Saudável da Direção-Geral da Saúde e coordenadora da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável. É representante do Ministério da Saúde português para a área da nutrição na Comissão Europeia e na Organização Mundial da Saúde. No contexto da investigação, tem desenvolvido o seu trabalho na área da política nutricional, das desigualdades sociais no acesso a uma alimentação adequada e na área da epidemiologia das doenças crónicas.