8. Carlos Afonso e Sara Afonso

Neste U.Porto Generation GAP, convidamos Carlos e Sara Afonso, pai e filha, ambos alumni da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) a partilharem as suas experiências.

Carlos Afonso nasceu em Moçambique, mas foi no Porto que veio tirar a licenciatura em Farmácia, curso que terminou em 1981. Fez provas de doutoramento em 1994 e provas de agregação em 2007 na FFUP. É professor auxiliar com agregação da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, onde leciona as unidades curriculares de Química Orgânica e de Química Farmacêutica no mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas e noutros mestrados e cursos de doutoramento da U.Porto. Com interesses na síntese orgânica, nos produtos naturais e da química medicinal, é autor de mais de 90 trabalhos científicos publicados em revistas internacionais. Foi membro do Conselho Geral da Universidade do Porto (2013-2018), vice-presidente do Conselho de Representantes, vice-presidente do Conselho Científico, membro do Conselho Diretivo e do Conselho Pedagógico da FFUP.
É vice-presidente da Comissão da Farmacopeia Portuguesa e, na Ordem dos Farmacêuticos, exerce atualmente funções no Conselho para a Qualificação e Admissão.

A Sara, que acabou por tirar o mesmo curso que o pai, seguiu um caminho profissional completamente distinto. Ingressou no mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas da CESPU (Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário) no ano letivo de 2006/2007, tendo aí frequentado os três primeiros anos do curso. Em 2009 conseguiu transferência para a FFUP, onde concluiu o curso em 2011. Iniciou a sua atividade profissional nesse mesmo ano como farmacêutica na Farmácia Portuense. Em 2013 fez a pós-graduação em Gestão pela Escola de Saúde e Gestão da Associação Nacional das Farmácias, curso organizado em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, e desde então tem desenvolvido essas competências, sendo hoje em dia responsável pela gestão das três farmácias da família.