7. Mariana Pinto da Costa

Mariana Pinto da Costa é alumna do curso de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e atualmente é investigadora na Queen Mary University of London, psiquiatra no South London and Maudsley NHS Foundation Trust (SLAM) e, ainda, docente na instituição que a formou. Enquanto aluna, estudou no estrangeiro durante dois anos (em Itália e na Polónia) e ganhou o prémio da Comissão Europeia “Erasmus Student 2 millions – Erasmus, Success Stories”. Foi, também, presidente da Federação Europeia de Internos de Psiquiatria (EFPT). No decurso dos seus estudos no âmbito do Mestrado Internacional em Políticas e Serviços de Saúde Mental (Universidade Nova de Lisboa), realizou um estágio no Hospital Psiquiátrico de Luanda, Angola, desenvolvendo experiência clínica e de investigação através da realização de rastreios do uso de álcool, tabaco e outras substâncias em utentes de cuidados de saúde primários.