4. Sérgio Cunha Velho e Renata Leite

Neste episódio do “U.Porto Generation GAP”, vamos conhecer melhor Sérgio Cunha Velho e Renata Leite, pai e filha, ambos alumni da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Sérgio nasceu em Ponte de Lima, estudou em Braga e no Porto, e viveu o 25 de abril, que considera um dos acontecimentos históricos mais marcantes do seu tempo. Tanto Sérgio como Renata são licenciados em Ciências da Nutrição, o pai em 1989 e a filha em 2014, mas o alumnus, primeiro, concluiu o bacharelato no Curso Superior de Nutricionismo. Nos anos 80 participou num programa semanal da rádio, intitulado “Alimentação fator de saúde e de vida”. É professor convidado da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e membro do conselho geral da Ordem dos Nutricionistas.

Renata é filha de pai e mãe nutricionistas, e apesar de durante a adolescência ter tido algumas dúvidas sobre que curso seguir, a verdade é que já na infância há registo de que queria ser nutricionista quando crescesse. Durante o percurso universitário foi presidente da mesa da assembleia geral de estudantes da AEFCNAUP (Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação). Desde 2019 que é formadora voluntária na Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro e atualmente é nutricionista na Unidade Local de Saúde de Matosinhos.