Hoje, no “Memórias U.Porto: Finalistas Online”, vamos conhecer melhor Eva Resende. A alumna da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto terminou a sua licenciatura em Itália, onde participou no programa Erasmus+, na Accademia di Belle Arti di Bologna, em 2021. Apesar da pandemia, guarda memórias felizes desse seu tempo em Bolonha.
Natural de São João da Madeira, a artista plástica trabalha com processos fenomenológicos na construção da imagem. Investiga como a imagem é formada e alterada e, também, revelada e ocultada por processos repetitivos.
Eva Resende utiliza a lanterna mágica, fotomontagens e imagens do Google Earth como próteses para conceptualizar e compreender a função do olho humano do ponto de vista psicológico, sensorial e cognitivo. Mas também explora outros temas: conceitos como a memória ou o Antropoceno – comprometendo-se ambientalmente – e, ainda, a pulsão de vida-morte, de acordo com a teoria psicanalítica de Melanie Klein, que exprime num arquivo fotográfico autobiográfico.
Apesar de ter formação em pintura, Eva trabalha em diversas disciplinas e média, estabelecendo relações entre fotografia analógica, processos fotográficos cameraless, gravura, vídeo, instalações e média digitais, aplicando as diferentes técnicas de acordo com a necessidade teórica e prática de cada projeto.
A artista já expôs em Portugal, Espanha, Itália e Argentina e são sinais do seu percurso profissional e artístico a criação do studioEvaResende (www.studioevaresende.ga) e a cooperação com entidades artísticas como a Art2act.