3. João Sampaio Fernandes e Manuel Sampaio Fernandes

Neste episódio de “U.Porto: Generation GAP”, vamos até à Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) para conhecer João Sampaio Fernandes e Manuel Sampaio Fernandes, pai e filho, alumni da instituição. João foi aluno do terceiro curso de Medicina Dentária na primeira escola superior do país nesta área, a Escola Superior de Medicina Dentária do Porto, hoje FMDUP. Terminou o curso em 1981 e doutorou-se na mesma instituição em 1995. Atualmente, para além de médico dentista, é professor catedrático na mesma faculdade, onde leciona há 40 anos, membro da direção da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) e membro do conselho geral da Ordem dos Médicos Dentistas, tendo sido também investigador do INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial.

Manuel Sampaio Fernandes seguiu as pisadas do pai e concluiu o curso de Medicina Dentária também na FMDUP, 32 anos depois, em 2013, tendo feito formação pós-graduada em Reabilitação Oral pela mesma faculdade em 2018, onde foi membro da DENTUNA – Tuna de Medicina Dentária da Universidade do Porto. Atualmente é investigador na empresa Inovapotek, sediada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, e é aluno de doutoramento na FMDUP. São duas gerações de médicos dentistas… duas histórias que giram em torno da Universidade do Porto, da paixão pelo ensino e pela saúde oral.