12. José Eduardo Guimarães

José Eduardo Guimarães nasceu em Matosinhos e licenciou-se em Medicina em 1974 pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) onde também se doutorou em 1988, chegando a professor catedrático em 2008. Atualmente é professor jubilado da FMUP. Foi diretor clínico do Hospital de São João entre 2003 e 2004 e presidente do seu conselho de administração entre 2005 e 2007. Foi, ainda, diretor do Serviço de Hematologia Clínica do mesmo hospital durante 15 anos. Pertenceu ao núcleo fundador do IPATIMUP, tendo sido group leader de 1989 a 2003 e permanecendo até hoje na instituição (atualmente I3S). Trabalhou no Royal Free Hospital and School of Medicine e é diretor do Programa de Transplantação de Células Estaminais Hematopoiéticas desde 2001 e Académico Titular da Academia Portuguesa de Medicina.

Casado e pai de dois filhos, é também escritor. Publicou até à data três livros de poesia: “Antes e Depois do Cais de Seixas” e “Nos Interstícios da Alma e Canções de Desamor”, sob o pseudónimo de Martim Afonso de Redondo; e “A Morte de Martim Afonso de Redondo, assinado por José Eduardo Guimarães. Publicará em breve um quarto livro, “O Fim do Mundo e Outras Lendas”.