1. Alexandre Leitão Teixeira e Joana Leitão Teixeira

Neste primeiro episódio da “U.Porto Generation GAP” vamos conhecer Alexandre Teixeira, alumnus da licenciatura em Engenharia Química, que terminou em 1976 na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e Joana Teixeira, alumna de Engenharia Civil, curso que terminou em 2006 na mesma faculdade. São pai e filha, ambos engenheiros, mas com duas experiências muito distintas. Alexandre passou os dois primeiros anos na Faculdade de Ciências e concluiu os restantes anos de curso nas antigas instalações da FEUP da rua dos Bragas; Joana frequentou o, na altura, recente campus da Asprela. Tiveram em comum o facto de ambos se envolverem no associativismo académico durante a sua passagem pela FEUP.

Trinta anos separam estes alumni FEUP de Química e de Civil, duas áreas de engenharia que os levaram a seguir percursos muito distintos.

Alexandre começou por dar aulas de Físico-Química no Liceu Nacional de Matosinhos e fez uma passagem breve pela Universidade de Aveiro, que foi interrompida em 1977 com um convite para lecionar Biomatemática na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde permaneceu até outubro de 1986. Em novembro desse mesmo ano, começou a trabalhar no IAPMEI, onde até hoje permanece, tendo assumido vários cargos.

Joana trabalhou inicialmente em diversos gabinetes na elaboração de projetos de acústica de edifícios e de instalações hidráulicas. Posteriormente mudou-se para o ramo da construção, tendo criado a sua própria empresa de remodelação e renovação de edifícios. Durante todo este tempo, e até aos dias de hoje, continuou a realizar projetos de acústica de edifícios como freelancer. Recentemente integrou a European Acoustics Association como permanent secretary.