Biolaboratório – Projeto de Experimentação Multidisciplinar é uma unidade curricular “InovPed” na qual se procura explorar cruzamentos ciência/arte/sociedade.
É uma organização conjunta de duas unidades orgânicas da U.Porto, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e a Faculdade de Ciências (FCUP), e do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), pelo envolvimento de investigadores de áreas diversas (biologia, comunicação de ciência e artes plásticas).
O Biolaboratório – Projeto de Experimentação Multidisciplinar pretende incentivar uma aprendizagem inquiry-based e multidisciplinar que mobilize as diferentes áreas STEAM (Science, Technology, Arts and Math) de forma a potenciar o desenvolvimento de competências múltiplas, tais como a proficiência digital, a autonomia, o pensamento crítico, a inovação, e a capacidade de resolução de problemas, que possa resultar na formação de estudantes com elevada adaptabilidade às exigências actuais do mercado de trabalho.
Objetivos
A essência da unidade de formação Biolaboratório – Projeto de Experimentação Multidisciplinar é a de promover ambientes multidisciplinares de aprendizagem que contribuam para fundir a aquisição de novos conhecimentos, o desenvolvimento de competências laboratoriais, e a experimentação (não só científica como também artística e social) enquanto resposta à resolução de problemas específicos. Neste entendimento podem elencar-se os seguintes objetivos:
– reconhecer a relevância das abordagens multidisciplinares na produção de conhecimento científico e no diálogo ciência-sociedade;
– promover capacidades de diálogo e colaboração em equipa multidisciplinar;
– desenvolver a capacidade de conceber, planear e implementar um trabalho interdisciplinar de projeto, promovendo o trabalho colaborativo que potencia a complementaridade de conhecimentos e competências;
– adquirir (e/ou aprofundar) competências de trabalho laboratorial no contexto das ciências da vida e das questões em estudo;
– reconhecer a contribuição de práticas artísticas na reflexão em torno de problemas associados às ciências da vida;
– estimular competências que promovam a comunicação do projeto de grupo perante diferentes públicos, nomeadamente pelos seus pares, mas também outros agentes sociais.
Destinatários:
Estudantes da U.Porto ou externos a esta instituição; outros interessados, ligados ou externos à U.Porto. A unidade de formação é dirigida a todos os interessados em questões das ciências da vida e abordagens multidisciplinares, incluindo o âmbito da comunicação de ciência, do diálogo ciência-sociedade ou ainda dos cruzamentos de ciência e arte. Dos estudantes da U.Porto, a unidade de formação acolherá estudantes do 1º, 2º e 3º ciclo, independentemente da área de estudo.
Condições específicas de acesso/ingresso no curso/unidade de formação:
Ser estudante a frequentar um ciclo de estudos no ensino superior (1º, 2º ou 3º ciclo), ou ter concluído algum ciclo de estudos do ensino superior, ou ser detentor de formação (académica ou profissional) equivalente.
Calendarização:
Apresentação das candidaturas
04 de outubro de 2021 a 11 de janeiro de 2022
Afixação de resultados provisórios
14 de janeiro de 2022
Audiência de interessados
18 a 31 de janeiro de 2022
Afixação de resultados definitivos
01 de fevereiro 2022
Inscrições e matrículas
04 a 11 de fevereiro de 2022
Apresentação de reclamação dos candidatos
02 a 22 de fevereiro de 2022
Publicação da decisão de reclamações
25 de fevereiro de 2022
Matrículas (para reclamações atendidas e/ou suplentes)
28 de fevereiro 2022
Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto
Rua de Jorge Viterbo Ferreira, 228
4050-313 Porto, Portugal