A primeira edição decorreu no ano letivo 2020-21. Juntou 13 estudantes, dos três ciclos de ensino universitário, a maioria vindo de cursos das ciências da vida.
Para o desenvolvimento de projetos, propôs-se o tópico Moda Biopositiva. Os estudantes foram convidados a escrever um ensaio sobre o tema. A partir das reflexões individuais partilhadas em forma de ensaio foram formados equipas, que passaram a trabalhar no laboratório para concretizar as suas ideias. Daí resultaram quatro projetos:
O primeiro grupo desenvolveu o seu projeto sobre formas de produzir celulose bacteriana, com o objetivo de obter uma fonte de matéria-prima mais sustentável do que por exemplo o cultivo de algodão.
O segundo grupo procurou formas de degradar ou absorver pigmentos usando microrganismos, com vista a encontrar um método biológico para reduzir a poluição aquática causada pela indústria têxtil.
O terceiro grupo procurou produzir couro a partir de desperdícios de frutos, explorando a possibilidade de converter esses subprodutos alimentares em matéria-prima para produção de sapatos.
O quarto grupo explorou formas de produzir bioplástico e incorporar a sua utilização em iniciativas de consciencialização sobre o impacto ambiental da moda.
Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto
Rua de Jorge Viterbo Ferreira, 228
4050-313 Porto, Portugal