A transferência da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto para o polo da Asprela constituiu um dos mais marcantes episódios do ensino da engenharia em Portugal.
Tudo neste processo assume proporções épicas, do tempo necessário para concretizar a decisão, à escala do projeto que viria a triplicar a dimensão da Faculdade, e ao acertadamente denominado projeto Júpiter, que concretizou com sucesso a operação logística de mudança das instalações.
Vinte anos depois, este imenso campus nomeado uma das “100 Obras mais notáveis construídas no Século XX, em Portugal” pela Ordem dos Engenheiros, não cessa de se expandir com novos edifícios para dar resposta aos desafios de uma comunidade em crescente afirmação internacional.
Durante a segunda metade do Século XX, os engenheiros formados no edifício da Rua dos Bragas ouviram falar desta “Terra Prometida”, que resolveria os crónicos problemas de falta de recursos que limitavam a nobre missão de “plantar no país as ciências industriais”, atribuída por Passos Manuel à sua antecessora, a Academia Politécnica do Porto, em 1837.
Esta é, pois, a história da resiliência de uma comunidade unida num desígnio que atravessa gerações, e que cruza estórias de vida ricas em episódios de indecisão e obstáculos, mas também em determinação e oportunidades agarradas.
Entre 13 de janeiro de 2021 (Dia da FEUP) e 22 de março de 2021 (Dia da U.Porto)
- “O processo de instalação da FEUP no polo da Asprela”: a ideia de polo universitário; o projeto e a obra; a mudança.
- “Representação visual do campus da FEUP”: desenho, fotografia, pintura, realidade virtual.
- “A FEUP em Eventos”: os principais eventos académicos, científicos e culturais realizados na FEUP nos últimos 20 anos.
- “Nós, FEUP”: quem somos ? retrato em infografias e imagens da comunidade FEUP.
Ciclo de debates "Destino: Asprela"
A OBRA DE ENGENHARIA E A MUDANÇA DE INSTALAÇÕES DA FEUP
O primeiro debate versará a obra de engenharia, nomeada uma das “100 Obras mais notáveis construídas no Século XX, em Portugal” pela Ordem dos Engenheiros em 2002, e o denominado projeto Júpiter que concretizou com sucesso a operação logística de mudança das instalações.
Os principais oradores são o Prof. José Marques dos Santos, Diretor da Faculdade de Engenharia de 1990 a 2001, e o Prof. António Silva Cardoso, Vice-Reitor com o pelouro do património edificado. A moderação estará a cargo do Prof. Carlos Costa, Diretor da Faculdade de Engenharia de 2001 a 2010.
Também intervêm na sessão a Prof.ª Maria Antónia Carravilla, que coordenou o projeto Júpiter, o Eng.º Ricardo Lourenço, Presidente da Associação de Estudantes da FEUP entre 2000 e 2002, e o Eng.º Paulo Ribeirinho Soares, gestor de projeto da obra das instalações da FEUP na Asprela
Download Apresentação "Destino: Asprela – A obra de engenharia e a mudança de instalações da FEUP"
Inovação Fora de Portas - FEUP
Inaugurado em 2000, o edifício da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto pautou o transformação de uma nova e exuberante área da cidade do Porto – o Pólo II da Universidade do Porto (Pólo da Asprela). O projeto, pela sua dimensão e pela forma como se enquadra no contexto de um campus universitário, mas também pelo que simboliza, merece uma reflexão detalhada e uma visita que ilustre o trabalho desenvolvido.
Inserida na iniciativa “Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra”, a conferência foi exclusivamente dedicada ao projeto da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
A conferência decorreu na Sala Prof. Joaquim Sarmento do Departamento de Engenharia Civil (G129) e contou com a presença do Arq.º Pedro Ramalho, autor do projeto de arquitetura, e o Eng.º Eduardo Marques (responsável do projeto de engenharia – Soares da Costa), numa conversa com a Arq.ª Bárbara Rangel (FEUP).
Na sessão, foi exibido um vídeo documental sobre o projeto.
No final da sessão, os participantes foram convidados a ingressar numa visita ao edifício para detalhar aspetos abordados ao longo da sessão.
Webinar: Apresentação dos novos edifícios para a FEUP
Com o objetivo de envolver a comunidade neste ciclo comemorativo, e sabendo que a história se escreve também desta partilha, a FEUP criou uma Cápsula do Tempo.
Trata-se de uma plataforma eletrónica de crowdsourcing de recolha de informação e construção de um repositório de memória coletiva (pessoas, eventos, espaços, objetos) sobre o processo de mudança e vivência no campus da Asprela nos últimos 20 anos.
De submissão fácil e rápida, a plataforma está já disponível para todos os interessados que dentro da comunidade queiram partilhar fotografias e outros registos no âmbito destas comemorações.
- mapa do bairro universitário idealizado pelo Prof. Luís Couto dos Santos no ano de 1920, na cidade do Porto.
Mais informações