‘’


29/09/2017 (sexta-feira) – 15h

:: Nº 24 – “Religião e pobreza”
    – Sala Keynes – Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
    • Eugénio Fonseca
    • Pedro Hespanha

Podcastings do evento 15 – Porto (FLUP)

:: Evento “Religião e Bioética:”
 
download: link

Fotos do evento 15 – Porto (FLUP)

:: Religião e Bioética:
 
IMG_15_01
 
 
 
:: Educação Ciência e Religião:


 
• Escola Secundária Clara de Resende
 
IMG_15_01
 
 


 
• Escola Secundária Clara de Resende
 
IMG_15_02
 
• Escola Secundária Aurélia de Sousa
 
IMG_15_01
 
• Escola Secundária Aurélia de Sousa
 
IMG_15_02
 
• Escola Secundária Fontes Pereira de Melo
 
IMG_15_01
 
• Escola Secundária Fontes Pereira de Melo
 
IMG_15_02

Vitor Teodoro

Vitor Teodoro
 

Vitor Duarte Teodoro é Professor Auxiliar Aposentado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Fez Doutoramento em Educação em 2003, na Universidade Nova de Lisboa e tem Licenciatura em Física (1978) pela Universidade de Lisboa. Foi professor no ensino secundário entre 1975 e 1988. Foi professor convidado na Universidade de São Paulo em 1993, na Universidade Católica de Lisboa desde 2004 e na Universidade Aberta entre 1990 e 2000. Foi consultor do Ministério da Educação para várias áreas e é autor de vários relatórios para o Ministério da Educação sobre políticas publicas de educação, formação de professores, etc. Foi coordenador na FCT da Secção de História da Ciência e da Tecnologia e Educação desde 2009 e coordenador da Divisão de Educação da Sociedade Portuguesa de Física desde 2007. Autor de mais de 30 manuais escolares para as escolas portuguesas e de Cabo Verde (Física e Química). A sua maior área principal de investigação centra-se na educação matemática e física (incorporação de computação científica nos currículos do ensino secundário e no ensino em ciência e em engenharia).

15 – Porto (FLUP)

:: 9/03/2016 (quarta-feira) – 15h30
Faculdade de Letras da Univ. do Porto
Sala 202

“Religião e bioética”

António Vaz Carneiro
Walter Osswald

  “Educação, Ciência e Religião”
:: 19/01/2016 (terça-feira) – 14h30
   • Escola Secundária António Nobre
   – Aniceto Carmo; José Santos
:: 04/03/2016 (sexta-feira) – 10h30
   • Escola Secundária Clara de Resende
   – João Correia de Freitas; João Paiva
:: 08/03/2016 (terça-feira) – 9h
   • Escola Secundária Aurélia de Sousa
   – Aniceto Carmo; João Frade
:: 11/03/2016 (sexta-feira) – 10h30
   • Escola Secundária Fontes Pereira de Melo
   – Vitor Teodoro; Aniceto Carmo; João Paiva

::.. Cartaz: link ::.. Fotos: link ::.. Podcastings: link

Amélia Polónia

Amélia Polónia
 

Amélia Polónia é Professora Associada do Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É investigadora do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória e membro da Academia Europaea, da Academia Portuguesa de História e da Academia da Marinha. Docente desde 1985 na FLUP, aí leciona História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, História da Cultura Europeia na Época Moderna e The First Global Age: New Perspectives on Early Modern Colonial Empires (1500-1800). Os seus principais interesses de investigação centram-se no estudo de redes sociais e de relações interculturais. Tem co-organizado encontros anuais sobre História & Ciência, entre os quais, “Connecting Worlds. Production and circulation of knowledge in the First Global Age” (https://historyofscienceup.wordpress.com/).

João Frade

João Frade
 

João Gonçalo Frade nasceu em Coimbra, em Agosto de 1977. Licenciou-se em Bioquímica em 2001 e obteve o grau de Doutor em Toxicologia Bioquímica em 2008, ambos pela Universidade de Coimbra. Ainda em 2008 ingressou em Medicina na mesma Universidade, tornado-se médico em 2013. Ao longo da vida trabalhou em Londres, foi escuteiro, cantor de música polifónica, músico numa tuna universitária, dançou folclore e danças de salão e colaborou com várias instituições da Igreja Católica (particularmente as ligadas à Companhia de Jesus). É actualmente médico interno de Patologia Clínica no Centro Universitário e Hospitalar de Coimbra, assistente convidado da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria e membro da equipa nacional da Comunidade de Vida Cristã em Portugal (CVX-P).

João Correia de Freitas

João Correia de Freitas
 

João Correia de Freitas é Biólogo pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutor em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa. É Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da mesma universidade, no domínio da Didáctica da Biologia e Geologia, das Tecnologias Educativas e do e-Learning, leccionando tanto ao nível de mestrado como de doutoramento e orientando dissertações e teses de mestrado e doutoramento neste domínio. Na mesma faculdade é também investigador na UIED – Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento em Tecnologias na Educação e Formação e, desde 2008, responsável pelo Laboratório de e-Learning. É autor ou co-autor de artigos científicos e tem realizado inúmeras palestras sobre Educação e Tecnologias. É também formador de professores do ensino básico e secundário, no domínio das tecnologias educativas. Tem pertencido ao Conselho Geral de Agrupamentos de Escolas, enquanto membro da comunidade. Foi professor do Ensino Secundário desde 1979 até 1988, altura em que ingressou como Assistente Convidado na referida faculdade. Participou activamente em projectos e programas de carácter nacional no domínio do uso educativo das tecnologias desde 1985: foi responsável pelo pólo FCTUNL do Projecto MINERVA(1988-1994), da uARTE – Programa Internet na Escola (1996-2002) e pela Equipa de Missão Computadores Redes e Internet nas Escolas (CRIE) do Ministério da Educação (2005-2007). É sócio fundador e actual presidente da Direcção da EDUCOM – Associação Portuguesa de Telemática Educativa, colaborador da APDSI – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação e Vice-presidente da Ordem de Biólogos. Participa ainda activamente desde 1992 no movimento associativo de pais e encarregados de educação.