‘’


Paulo Tunhas

Paulo Tunhas
 

:: Paulo Tunhas, nascido em 1960, fez estudos de filosofia no Porto (licenciatura), em Cambridge e em Paris (doutoramento). Ensina Filosofia Moderna na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde é Professor Auxiliar e membro do Instituto de Filosofia (Grupo Aesthetics, Politics and Knowledge). É colaborador do jornal “Observador”. Algumas publicações: As questões que se repetem. Uma breve história da filosofia (em colaboração com Alexandra Abranches), D. Quixote, Lisboa, 2012; O pensamento e os seus objectos. Maneiras de pensar e sistemas filosóficos, MLAG Discussion Papers, Instituto de Filosofia, Edições da Universidade do Porto, Porto, 2012; O Essencial sobre Fernando Gil, IN/CM, Lisboa, 2007; Impasses, seguido de Coisas vistas, coisas ouvidas, Europa-América, Mem Martins, Outubro de 2003; 2ª edição, Novembro de 2003 (em colaboração com Fernando Gil e Danièle Cohn); Klee, Lisboa, I.N./C.M., 1984; A Torre Iluminada, Quatro Elementos Editores, 1982.

Joaquim Fernandes

Joaquim Fernandes
 

:: Joaquim Fernandes, cofundador do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência, (CTEC) na Universidade Fernando Pessoa, Porto, é licenciado em História e mestre em História Moderna. Doutorou-se na área da História das Ciências com uma tese sobre o tema o Imaginário Extraterrestre na Cultura Portuguesa – do fim da Modernidade até meados do século XIX, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Participa regularmente em programas de TV e Rádio sobre «fronteiras da Ciência» e escreveu várias obras de investigação histórica e religiosa, algumas delas traduzidas para o inglês, francês e castelhano. É coordenador internacional do MARIAN Project, que estuda as dimensões culturais e científicas dos fenómenos religiosos e aparicionais, como Fátima. Em 2008 publicou o seu primeiro romance histórico, O Cavaleiro da Ilha do Corvo, a que se seguiu o ensaio O Grande Livro dos Portugueses Esquecidos, ambos com a chancela Temas & Debates/Círculo de Leitores. Na mesma editora publicou, em 2010 a obra, Mundos, Mitos e Medos. O Céu na Poesia Portuguesa e o ensaio Halley – O Cometa da República. Sobre este tema e com o mesmo título do ensaio escreveu o guião de um documentário para a RTP 2 e o argumento da mini-série de ficção A Noite do Fim do Mundo, para a RTP 1. Igualmente para a RTP2 coordenou e apresentou em 2008 a série Encontros Imediatos, baseada em experiências de observação de fenómenos OVNI. Com a chancela da QuidNovi lançou em 2012 o primeiro volume da História Prodigiosa de Portugal. Mitos & Maravilhas e tem no prelo a obra Moradas Celestes. O Imaginário Extraterrestre na Cultura Portuguesa, que complementa esta presente obra. Está biografado no Dicionário das Personalidades Portuenses do século XX (Porto Editora, 2001).

Maria Jorge

Maria Jorge
 

:: Maria Manuel Araújo Jorge, é doutorada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. onde lecionou, desde 1976, na área da Filosofia das Ciências, particularmente da Filosofia da Biologia, até 2010. Permaneceu ligada à investigação em “filosofia na saúde” e “ética e ciência”, através do Instituto de Filosofia da mesma Faculdade do qual é membro. Pertenceu à Comissão de Ética da Universidade do Porto, em representação das Ciências da Vida, desde a sua fundação até 2015, sendo membro da CES do Centro Hospitalar do Porto. Escreveu quatro livros e cerca de setenta publicações (artigos em revistas e capítulos de livros) nacionais e internacionais.