‘’


Podcasting do evento 01 – Anadia

download: link

Fotos do evento 01 – Anadia

:: Sessão da noite, no museu do vinho da Bairrada
IMG_1878 IMG_1886
IMG_1890 IMG_1892
anadia_01
:: Sessão da tarde com 250 alunos, no ciene-teatro de Anadia
anadia_01

01 – Anadia

:: 23/05/2014 (sexta-feira) – 21h15m

“Religião e Ciência”

   • Carlos Fiolhais
   • João Fernandes
:: 14h30m – Cineteatro de Anadia
“Educação, CIência e Religião”
   • João Paiva
   • Anciceto Carmo

::.. Fotos: link ::.. Podcasting: link ::.. Resumo da conferência: link
::.. Resumo em texto: link ::.. Texto completo do debate: link

Ler mais

Carlos Fiolhais

Carlos Fiolhais
 
Página pessoal: Link

:: Carlos Manuel Baptista Fiolhais, nascido em Lisboa em 1956, é doutorado em Física Teórica pela Universidade de Frankfurt e professor catedrático de Física na Universidade de Coimbra. É autor de “Física Divertida”, “Nova Física Divertida” e co-autor de “Darwin aos Tiros e Outras Histórias de Ciência” e “Pipocas com Telemóvel” na Gradiva, entre muitos outros livros, alguns deles traduzidos e publicados no estrangeiro. Os seus últimos livros são “História da Ciência em Portugal” e “Biblioteca Joanina”. Dirigiu durante sete anos a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, que enquadra a Biblioteca Joanina, e dirige actualmente o RómuloCentro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, um centro de recursos de cultura científica. Recebeu vários prémios e distinções, entre os quais o prémio Rómulo de Carvalho, o Globo de Ouro da SIC e a Ordem do Infante D. Henrique.

:: Livros (do próprio e/ou recomendados):
   • Pipocas com Telemóvel [Carlos Fiolhais e David Marçal]: Gradiva
   • Darwin aos Tiros [Carlos Fiolhais e David Marçal]: Gradiva
   • Engenho Luso e Outras Crónicas [Carlos Fiolhais]: Gradiva
   • Nova Física Divertida [Carlos Fiolhais]: Gradiva

João Fernandes

JoaoFernandes
 
Contacto: [email protected]

:: João Manuel de Morais Barros Fernandes, natural de Arcos de Valdevez, é Professor Auxiliar do Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC). Doutorado em Astrofísca e Técnicas Espaciais pela Universidade de Paris (1996). As suas áreas de investigação são a formação e evolução das estrelas, física solar e a história da Astronomia em Portugal. Publicou cerca de 80 trabalhos de investigação em revistas internacionais e actas de congressos científicos.
Actualmente é sub-director da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o pelouro do Observatório Geofísico e Astronómico da UC e coordenador do Centro de Geofísica da UC.

Carlos Abreu Amorim

Carlos Abreu Amorim
 

:: Carlos Eduardo Almeida de Abreu Amorim nascido em 1963, é doutorado em Direito e Professor Universitário, desempenhando o cargo de Deputado na Assembleia da República (Grupo parlamentar do PSD) onde participa em várias Comissões (Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias [Suplente], Comissão do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local [Suplente], Comissão Eventual para Acompanhamento das Medidas do Programa de Assistência Financeira a Portugal, Comissão Parlamentar de Inquérito para Apuramento das Responsabilidades pelas Decisões que Conduziram ao Processo de Subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo [Suplente]).

José Manuel Pureza

José Manuel Pureza
 

:: José Manuel Marques da Silva Pureza, nascido em Coimbra em 1958, é licenciado em Direito e doutorado em Sociologia, é Professor de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais, onde coordena o Núcleo de Estudos para a Paz. É militante do Bloco de Esquerda, tendo sido deputado eleito à Assembleia da República e líder do Grupo Parlamentar do BE, desde 2009. Nas eleições de 2011 não foi reeleito . Nas eleições presidenciais de 2006 foi mandatário nacional da candidatura de Francisco Louçã.

Augusto Santos Silva

Augusto Santos Silva
 

:: Augusto Ernesto Santos Silva, nascido no Porto em 1956, é doutorado em Sociologia e, como Professor Universitário, exerceu os cargos de Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Presidente do Conselho Científico da mesma Faculdade, Pró-Reitor da Universidade do Porto (1998 e 1999). Foi ainda Secretário de Estado da Administração Educativa (1999-2000), Ministro da Educação (2000-2001), Ministro da Cultura (2001-2002), Deputado (2002-2005), Ministro dos Assuntos Parlamentares (2005-2009) e Ministro da Defesa Nacional (2009-2011).

João Duque

João Duque
 

:: João Luís Correia Duque é licenciado em Organização e Gestão de Empresas (ISEG, Univ.Lisboa), doutorado em Business Administration (Manchester Business School) e com agregação em Gestão do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG, ULisboa) onde é Professor Catedrático de Finanças e do qual já foi Presidente. Exerceu ainda o cargo de Assessor do Conselho Directivo na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e foi Coordenador do Gabinete de Estudos.

Henrique Monteiro

Henrique Monteiro
 

:: Henrique Manuel Baptista da Costa Monteiro , nascido em Lisboa em 1956, como Jornalista profissional, foi Diretor do Sindicato dos Jornalistas e Membro do seu Conselho Geral exerceu mais tarde o cargo de Director do jornal Expresso (2006-2011) que acumulou com o de Director da revista económica Exame e da revista Courrier Internacional, tendo depois sido nomeado Publisher e Director da revista trimestral Intelligente Life, resultado de um acordo entre o Expresso e a revista britânica The Economist. Mais recentemente passou a Diretor Coordenador de Projetos Editoriais do grupo Impresa, empresa que detém a SIC e os títulos Expresso, Visão, Caras, Blitz, Exame e Activa, entre outros.

:: Livros (do próprio e/ou recomendados):
   • Toda uma vida [Henrique Monteiro]: D.Quixote / Livro
   • Uma História da Maçonaria em Portugal [António Ventura]: Círculo de leitores
   • O Repórter do Kiribati [Henrique Monteiro]: Gradiva

João Conduto

JoaoConduto

:: João A. Conduto Júnior, natural de Bissau, Guiné-Bissau, é Licenciado em Engenharia Química (Universidade Nova de Lisboa) e Mestre em Economia Internacional pela Universidade Técnica de Lisboa, tendo-se especializado em Integração Monetária. Teve passagem pela indústria como engenheiro na fábrica FIMA (Unilever), em S. Iria de Azoia, foi assessor do governo português (Ministro do Equipamento, Planeamento e Administração do Território). Colaborou com a Fundação Evangelização e Cultura (agora Fé e Cooperação) e atualmente colabora como investigador no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade e é técnico superior da empresa FOR-MAR em Lisboa.

Maria Belo

Maria Belo
 

:: Maria Belo é licenciada em Psicologia pela Universidade Católica de Lovaina. tendo defendido tese de doutoramento na área da Cultura Portuguesa e Psicanálise, na FCSH, onde leccionou, dela tendo resultado o livro, com o título Filhos da Mãe. É psicanalista e co-fundadora do Centro Português de Psicanálise. Foi Deputada ao Parlamento Europeu pelo PS. Co-fundou várias ONG’s pelos direitos das mulheres e a ACEP – Associação para a Cooperação Entre os Povos. Tem diversas publicações editadas de onde se destaca O Estado Novo e as Mulheres com Ana Alão e Iolanda Cabral e o livro Un Hero des femmes portugaises, publicado em Montréal (1987). Funda a 1.ª Loja Portuguesa de Maçonaria Feminina “Unidade e Mátria” e chega posteriormente a Grã-Mestre da Grande Loja Feminina de Portugal.

:: Livros (do próprio e/ou recomendados):
   • Experiências à deriva, Paixões religiosas e psiquiatria na Europa [coordenado por Tiago Pires Marques]: Cavalo de Ferro
   • Un refuge dans ce monde impitoyable.- La famille assiégée [Christopher Lash]: Bourin Editeur
   • La réligion dans la démocratie e Le désanchantement du
monde
[Marcel Gauchet]: Gallimard

José Frazão

José Frazão
 

:: José Frazão Correia, nascido em Alqueidão da Serra em 1970, entrou na Companhia de Jesus em 1995 e foi ordenado Sacerdote em 2004. Fez estudos de Filosofia e de Teologia em Lisboa, Braga, Roma e Paris. Doutorou-se em Teologia Fundamental, na Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, sob a orientação de Elmar Salmann, a cujo pensamento permanece criativamente ligado. Foi Superior da comunidade de formação da Companhia de Jesus, em Braga, e tem lecionado na Faculdade de Teologia da Universidade Católica. Atualmente, é o Provincial da Companhia de Jesus em Portugal.

:: Livros (do próprio e/ou recomendados):
   • A Fé vive de afeto [José Frazão]: Paulinas
   • Entre-tanto [José Frazão]: Paulinas

Laborinho Lúcio

Laborinho Lúcio
 

:: Álvaro José Brilhante Laborinho Lúcio, nascido na Nazaré em 1941, é licenciado em Direito e, como Jurista, desempenha os cargos de Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça e Vogal do Conselho Superior da Magistratura. Exerceu ainda os cargos de Deputado (1995), de Secretário de Estado da Administração Educativa (1999-2000), Ministro da Justiça (1990) e de Ministro da República para os Açores (2003). Pertence a várias associações, entre outras, ligadas às crianças e aos Direitos da Criança e anteriormente presidiu à Assembleia-Geral da Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família e à Mesa do Congresso da Associação dos Juristas de Língua Portuguesa, bem como Membro do Conselho Geral da Fundação do Gil e concebeu e coordenou o Congresso da Cidadania, realizado nos Açores. Recebeu ainda a Grã-Cruz da Ordem de D. Raimundo de Peñaforte, do Rei de Espanha Juan Carlos I, e a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo (2005) do Presidente da República Portuguesa.

José Souto de Moura

José Souto de Moura
 

:: José Adriano Machado Souto de Moura nascido no Porto em 1950, casado e pai de 3 filhos, é licenciado em Direito e, como Jurista, Foi delegado do Procurador da República em Ponte da Barca, Vila do Conde, Ponta Delgada e Porto, e Procurador da República em Setúbal. Foi docente no Centro de Estudos Judiciários e Director de Estágios do Ministério Público até 1993. Entre 1993 e 2000, foi vogal do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República. Foi membro do Núcleo de Estudos Ambientais do Ministério da Justiça e integrou vários grupos de trabalho do Conselho da Europa. Presidiu ainda ao grupo permanente do Conselho da União Europeia “Direito Penal Material” e foi Chefe de Delegação no Comité Director dos Problemas Criminais do Conselho da Europa (1992-2000). Entre 2000 e 2006 foi Procurador-Geral da República. Além de um compromisso com a Comunidade de Vida Cristã (CVX), é coordenador do Conselho Geral da Comunidade “Vida e Paz” (Sem-abrigo de Lisboa), é vogal do Conselho Estratégico da Irmandade de S. Roque e Santa Casa de Lisboa e integra a Direção da “Associação dos Juristas Católicos”. Presentemente é juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça.

Gabriela Moita

Gabriela Moita
 

:: Gabriela Moita é doutorada em Ciências Biomédicas, no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, com o título “Discursos sobre a homossexualidade no contexto clínico: “A homossexualidade de dois lados do espelho” sob a orientação dos Professores Doutores Júlio Machado Vaz e Félix López, tendo sido aprovado por unanimidade. Licenciou-se em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Fez um curso de formação como Directora de Psicodrama Moreniano com a Sociedade Portuguesa de Psicodrama e um Doctorado em Sexologia orientado pelo departamento de Psicologia Evolutiva da Faculdade de Psicologia da Universidade de Salamanca. Em 2003 recebeu da Associação Ilga Portugal, Associação de defesa dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais e transgénero, o Prémio Arco-Íris “em econhecimento do seu contributo para uma democracia mais aberta, inclusive e verdadeira, baseada na valorização da diversidade e na igualdade de direitos”. É Psicóloga Clínica, Psicoterapeuta, Psicodramatista, Presidente da Sociedade Portugeusa de Sexologia Clínica e Docente no ISSSP Porto.

Daniel Serrão

DanielSerrao
 
Página pessoal: Link

:: Daniel dos Santos Pinto Serrão, nascido em Vila Real em 1928, é doutorado em Medicina e Professor Catedrático. Exerceu os cargos de Director do Serviço Académico e Hospitalar de Anatomia Patológica e de Director do Laboratório privado de Anatomia Patológica. Realizou ainda um milhão e seiscentos mil exames histológicos e citológicos para hospitais públicos e para clientes privados. Foi Vogal do Conselho Geral e Vice-Presidente da Assembleia-Geral da Ordem dos Médicos, Representante eleito pelos Professores Catedráticos da Faculdade de Medicina ao Senado Universitário, Membro eleito do Bureau do CDBI, Membro do Conselho Científico das Ciências da Saúde do Instituto Nacional de Investigaçãp Científica (INIC), Presidente da Comissão de Fomento da Investigação em Cuidados de Saúde, do Ministério da Saúde e Presidente do Conselho de Ética da Saúde do Hospital da Ordem da Trindade. É Presidente do Conselho Médico da MÉDIS e do Hospital CUF-Porto.

:: Livros (do próprio e/ou recomendados):
   • O Pensamento bioético de Daniel Serrão [Daniel Serrão]: Gráfica de Coimbra

Fernando Rosas

Fernando Rosas
 

:: Fernando José Mendes Rosas nascido em 1946, é doutorado em História Contemporânea e mestre em História dos Séculos XIX e XX pela Universidade Nova de Lisboa onde é Professor Catedrático. Foi director do jornal oficial do MRPP, Luta Popular e participou na fundação do Bloco de Esquerda onde é Membro da Comissão Política e pelo qual foi Deputado à Assembleia da República (1999-2009) por Setúbal e Lisboa. Atualmente é Presidente do Instituto de História Contemporânea, director da revista História, consultor da Fundação Mário Soares, coordenador da página de História do Diário de Notícias e Colunista quinzenal do jornal Público. A sua investigação centra-se na história do Estado Novo, tendo mais de uma centena de textos publicados nesse domínio. Em 2001 foi candidato à Presidência da República, com o apoio do BE e em 2006 recebeu a Comenda da Ordem da Liberdade.

José Eduardo Franco

José Eduardo Franco
 

:: José Eduardo Franco nascido em Machico em 1969, é doutorado em História e Civilização pela École des Hautes Études en Sciences Sociales of Paris e em Cultura pela Universidade de Aveiro. Fez o mestrado em História Moderna pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Desenvolveu pesquisa original nos domínios da mitologia portuguesa e das grandes controvérsias históricas que marcaram a vida cultural, política e religiosa de Portugal. Para além do seu trabalho de investigação e coordenação de projetos, tem vindo a organizar congressos internacionais científicos de grande escala. É desde 2012 o Diretor do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). Foi ainda Presidente da Direção do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes e Vice-Presidente da Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos.

:: Livros (do próprio e/ou recomendados):
   • Jesuítas e Inquisição [J.Eduardo Franco e Célia Cristina Tavares]: Sinais de Fogo
   • Padre Manuel Antunes: Homo Oecumenicus [J.E.F. e L.M.Abreu]: F.Cal.Gulbenkian
   • O Padre António Vieira e as mulheres [J.E.F. e Is.M.Cabanas]: C. das Letras / livro
   • O Mito dos Jesuítas em Portugal, no Brasil e no Oriente Vol.II [J.E.F.]: Gradiva
   • O Mito dos Jesuítas em Portugal, no Brasil e no Oriente Vol.I [J.E.Franco]: Gradiva

Teresa Lago

Teresa Lago
 

:: Maria Teresa Vaz Torrão Lago é astrónoma portuguesa, professora catedrática reformada do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Univ do Porto (FCUP), fundadora. Tendo vivido em Angola, licenciou-se em Engenharia Geográfica na Univ do Porto, doutorou-se em Astronomia na Univ de Sussex e foi Professora Catedrática da Univ do Porto. Dirigiu o Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura e foi eleita deputada para o Parlamento. Foi membro fundador do Conselho Científico do Conselho Europeu de Investigação (European Research Council), e coordenou o “ERC Gender Balance Working Group”. Criou na Univ do Porto a Licenciatura em Física/Matemática Aplicada (Astronomia), a European Interuniversity Masters Degree e o Programa Doutoral em Astronomia. Foi membro coordenador da “European Astrophysical Doctoral Network”. Propôs o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva/CAUP e fundou o Centro de Astrofísica da Univ do Porto (CAUP) do qual foi Directora. Coordenou o Conselho Científico Nacional das “Ciências da Terra e do Espaço” e recebeu o prémio “Henri Chrétien”, American Astronomical Society. É “Associate” da Royal Astronomical Society e membro da Academia Europeia. Integra/integrou, como membro/coordenador, diversos “Advisory Boards” internacionais tendo proposto a associação de Portugal ao Observatório Europeu do Sul (ESO) tendo sido membro do respetivo Conselho.

Próxima Página »