‘’


Pedro Hespanha

Pedro Hespanha
 

Pedro Hespanha doutorou-se em Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É Professor na Faculdade de Economia de Coimbra e Membro Fundador do Centro de Estudos Sociais. É Coordenador do Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades do Centro de Estudos Sociais. Foi Presidente do Conselho Científico do CES. Foi Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Foi Coordenador do Observatório Permanente de Desenvolvimento Social da Universidade de Aveiro. Foi Coordenador do Programa de Mestrado e Doutoramento em Sociologia. Foi Presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Tem investigado e publicado nas áreas dos estudos rurais, políticas sociais, sociologia da medicina, pobreza e exclusão social. Coordena o Grupo de Estudos sobre Economia Solidária (ECOSOL/CES). Tem vários livros e artigos publicados.

Eugénio Fonseca

Eugénio Fonseca
 

Eugénio Fonseca é licenciado em Ciências Religiosas pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Em 1999, foi nomeado, pela Conferência Episcopal Portuguesa, Presidente da Cáritas Portuguesa, cargo que actualmente exerce. Foi Presidente-adjunto da União das Instituições Particulares de Solidariedade Social. Integrou a Comissão Nacional do Rendimento Mínimo Garantido, agora designada Comissão Nacional do Rendimento Social de Inserção. Foi membro do Conselho Consultivo, como personalidade de reconhecido mérito, para os Assuntos dos Imigrantes (COCAI). Foi director do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas. Fez parte do Conselho Consultivo do Governador Civil de Setúbal e foi membro da Comissão Distrital de Luta Contra a Sida. Em 2003, tomou posse como membro efectivo do Conselho Económico e Social, cargo que ainda exerce. Em 2007, foi designado pelo Conselho Económico e Social membro da Comissão de Acompanhamento do Programa Operacional Regional de Lisboa (POR LISBOA), do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). Em 1993, foi condecorado com a Medalha de Honra da Cidade de Setúbal. Em 1995, foi considerado “Personalidade Ano 2000”, pela dedicação e trabalho desenvolvidos no apoio aos mais desfavorecidos. Considerado o Profissional do Ano 1999/2000 pelo Rotary Club Setúbal Sado. Em 10 de Junho de 2007 foi agraciado por S. Ex.cia o Senhor Presidente da República com a Ordem de Mérito de Grande Oficial.

Rui Ferreira

Rui Ferreira
 

Rui Lopes Ferreira é licenciado em Economia pela FEP (1985) com uma Pós-Graduação em Análise Financeira promovida pela FEP. AMP (Advanced Managers Program) pelo INSEAD, Fontainbleau, França (2001), Rui Lopes Ferreira desempenhou funções no BPI, na área de Corporate Finance, Executive Manager na Direcção de Grandes Empresas, e ainda, Administrador Executivo da área de Private Equity, da Inter-Risco, S.A., pertencente ao Grupo BPI. Foi CFO, na Vista Alegre Atlantis (2004-2006) e na Unicer (2006-2013), tendo sido nomeado Vice-Presidente da Unicer em 2013 e em 2015 Presidente Executivo da Unicer.

Paulo Rangel

Paulo Rangel
 

Paulo Rangel, licenciou-se em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, em 1991, é docente no Centro Regional do Porto desta universidade, onde rege a disciplina de Ciência Política no curso de licenciatura em Direito. É advogado e consultor jurídico, especialmente dedicado ao Direito Administrativo e ao Direito do Ambiente. Foi investigador nas áreas do Direito Constitucional, Direito Administrativo e Ciência Política no Instituto Universitário Europeu, Universidade de Bolonha, Universidade de Génova e Universidade de Freiburgo. É membro da Direção da Associação Comercial do Porto, desde 2007, e do Conselho de Administração da Fundação Robert Schuman, desde 2009. É colunista regular no jornal Público e comentador da RTP, bem como da TVI24. É Deputado ao Parlamento Europeu, Coordenador do Grupo Europeu do PSD e Vice-Presidente do Grupo PPE com o pelouro das relações com os Parlamentos Nacionais. É membro efectivo da Comissão de Assuntos Constitucionais e da Delegação para as Relações com os Estados Unidos. É também membro suplente da Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos e da Delegação à Comissão Parlamentar de Cooperação UE -Rússia. Foi Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Justiça no XVI Governo Constitucional e Deputado à Assembleia da República na X Legislatura, tendo sido presidente do Grupo Parlamentar do PSD em 2008-2009. Foi autor de vários livros e inúmeros artigos científicos em Direito Administrativo e o Direito Constitucional. Foi distinguido com o Prémio D. António Ferreira Gomes, da Universidade Católica (1986) e com o Prémio René Cassin, do Conselho da Europa (1989).