2007/09

ANA ALMEIDA PINTO


O confronto entre corpo e matéria. Reflexão prática sobre um conceito – Ecótono – que se expressa a partir do processo, continua na forma e permanece na percepção.


imagens © João Lima



FERNANDO NOBRE


Das raízes às formas: uma abordagem escultórica.


imagens © João Lima




HÉLDER FOLGADO

+ info

Ler síntese da dissertação


Construir é no meu entender, projectar um evento de natureza inconstante e efémera, no qual é possível aceder à temporalidade dos significados, não para “temporalizar” simplesmente a sua identidade, mas para alcançar um contínuo desenvolvimento das suas particularidades plásticas.


 

 

imagens © João Lima





INÊS OSÓRIO


Na busca da adaptabilidade desta construção, apercebi-me que a sua arquitectura estrutural gerou um sistema de relações entre o desenho, o corpo, o espaço e a matéria.
Essas conexões constituíram um diálogo aberto, permeável e flexível ao longo de cada processo de instalação o que permitiu o encaixe das partes
com o todo, e aquilo com que me deparei no final de cada etapa foi a sensação de uma permanente incógnita do que iria surgir posteriormente.


imagens © João Lima




JOÃO CUNHA E COSTA


A identidade da pedra, da cerâmica e do ferro em termos escultóricos foi explorada, a partir do confronto entre si, ao associá-los. Submetê-los às condições extremas da cozedura cerâmica, foi a estratégia complementar.


imagens © João Lima




MANUEL VAZ


O Cilindro é o ELMO “onde nada se vê” e tudo se passa…


imagens © João Lima




ROSÁRIO MATOS


Habitabilidade na Escultura.


imagens © João Lima




SETAS FERRO


A peça de vestuário como objecto tridimensional artístico.


imagens © João Lima

 

 

 

 


cartaz2




 

 

A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, através do seu Curso de 2º Ciclo, Mestrado em Escultura, vem mostrar como se expõe com vitalidade numa das áreas tradicionalmente fundacionais da Instituição, nesta  apresentação de trabalho curricular dos seus estudantes.

É, como se constata, uma oportunidade para se fazer uma reflexão de acuidade acrescida aos métodos, estratégias e enunciados que os criadores souberam expor em atitude de total frontalidade e generoso empenho num processo que tem um tempo longínquo de passado e promissor futuro de expectativas incertas, mas auspiciosas.

É, também assim, que queremos partilhar com quem nos visita, esta aventura de pensar e estudar as artes plásticas nos pressupostos programaticamente enunciados.

Para sermos sempre mais exigentes e por isso, indiscutivelmente, cada vez mais reclamados.

Uma palavra de agradecimento se deve à Câmara Municipal do Porto, que através do Pelouro da Cultura e por protocolo connosco estabelecido, soube dar-nos a oportunidade de estender pelos seus espaços museológicos e educativos, a possibilidade de aí também serem exibidos os trabalhos dos nossos estudantes.

 

Francisco Laranjo

Diretor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto





Through is 2nd cycle course, Master in Sculpture, the Faculty of Fine Arts at University of Porto is showing how to exhibit, with vitality in one of the Institution traditional founding with this presentation of curricular work of their students.

It is, as it turns out, an opportunity to make a reflection of increased accuracy of the methods, strategies and statements that the creators knew how to expose, with an attitude of total forthright and generous commitment to a process that has a long distant past and promising future of uncertain, but auspicious, expectations.

This is the way that we want to share with who visits us this adventure of thinking and studying the arts on the assumptions set programmatically, in order to be even more demanding and therefore, arguably, progressively more requested.

A word of thanks is due to the Oporto City Council, which through its Culture Department, and by establishing a protocol with us, has given the opportunity to our students to show their work in their education and museum spaces.

 

Francisco Laranjo

Chairman of the Board of the Faculty of Fine Arts, University of Porto

Translated by: Isabel Barroso

 


 

 

Em concordância com os princípios orientadores da reforma recentemente introduzida no ensino superior em Portugal, e em respeito pelo normativo proveniente da ‘Carta de Bolonha’ para o espaço universitário europeu, o curso de segundo ciclo conducente ao grau de Mestre em Escultura, promovido pelo Departamento de Escultura da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, destina-se, essencialmente, a estudantes licenciados em artes, que desejem aprofundar a experiência relativa ao exercício das práticas artísticas adquirida nos primeiros anos da pré–graduação, independentemente da natureza específica da formação (Pintura, Escultura, Design, Arquitectura, outras). Destina-se igualmente, a todos os licenciados que de forma objectiva apresentem credenciais que atestem do seu interesse para com o exercício da prática da arte, que no presente ciclo de estudos se propõe em ambiente pluridisciplinar, por isso aberto a diferentes meios tecnológicos e diverso nos modos de construir e de instalar. O presente curso de especialização conducente ao grau de Mestre em Escultura, promove a autonomização de competências através de solução curricular que assegura conveniente espectro de disciplinas teóricas e teórico-práticas, prevendo-se no âmbito do projecto objecto da dissertação, cooperação interinstitucional de forma a privilegiar fluxos de informação relevantes à consumação dos respectivos trabalhos.

 

Fernando Amaral da Cunha

Diretor do Mestrado em Escultura

 





According to the orienting principles regarding the educational reform that have been recently introduced in Portugal, and with respect to the normative from the ‘Bologna accord’ for the European university space, the second cycle of the higher education level, conducive to a Master Degree in Sculpture, promoted by the Sculpture Department at the Fine Arts School of Oporto University, is essentially reserved to undergraduate students in arts willing to go deeper into their experience on the exercise of artistic practices acquired in the first years of graduation, independently of their training nature (Painting, Sculpture, Design, Architecture, or others). It is equally directed to all undergraduate students submitting objective credentials testifying their interest on the exercise for the practice of art, which in the current cycle of studies proposes multidisciplinary environments open, therefore, to different technological resources and diverse in the ways of constructing and installing. The current course of specialization conducive to an academic Master Degree in Sculpture, promotes the autonomy on one’s abilities through a curricular solution that assures a proper spectrum of theoretical and theoretical-practical academic subjects, predicting inter-institutional cooperation within the context of the dissertation project, in order to privilege streams of information relevant to the accomplishment of the respective works. 

 

Fernando Amaral da Cunha

Master in Sculpture’s Director



Dos processos aos resultados

 

A realização desta exposição prende-se com a natureza do lugar que habitamos – a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto – e com uma realidade concreta – Dissertações de Mestrado em Escultura.

Numa instituição de Ensino Superior Artístico, criação, indagação e materialização são inseparáveis. As Artes materializam-se, necessitam do tempo e do espaço, independentemente dos seus processos e/ou resultados.

Existirá imagem, objecto, som ou palavra que não contemple matéria ou espaço?

Diversificam-se as metodologias, pressupostos, projectos, e portanto, os suportes, linguagens, ferramentas que expressam as ideias ou os conceitos mas, a exteriorização/materialização é a condição.

Os processos e resultados podem envolver os mais diferentes meios, serem multi ou inter-disciplinares, apresentarem-se como obras intermedia, mas todos implicam Espaço/Tempo, construção, fruição e o Outro.

Desta forma e por este motivo, não parece fazer sentido que se consulte apenas a reprodução fotográfica nas dissertações já que temos a possibilidade de estar perto, do contacto directo, único, estabelecendo uma relação Corpo-Mente.

Simultaneamente assume-se uma missão de uma instituição de Ensino das Artes Plásticas e para as Artes Plásticas: um lugar vivo, de criação, experimental, que gera conhecimento, que estabelece relações internas e com o exterior, onde se aprende, se cresce, se dá e se partilha.

Esta exposição pretende ser um exercício contagiante e motivador, mostrar orgulhosamente o que os estudantes que terminaram as suas dissertações desenvolveram nas suas pesquisas e sustentando relações com outros mestrados – a imagem gráfica desenvolvida por estudantes do Mestrado de Design da Imagem, ou ligações internas ao Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público -, com alunos do 1º ciclo no envolvimento que tiveram na montagem, ou ainda com colegas que terminaram os seus percursos académicos mas que se mantêm presentes e colaborantes.

O Mestrado em Escultura, apresenta-se como espaço aberto à investigação e criação, motivando-nos pensar que em todas as suas edições futuras apresentar-se-á com projectos inovadores, de acordo com as equipas de trabalho (docentes, técnicos, orientadores) e inevitavelmente dos seus mestrandos. Sem eles, nada será possível.


Rute Rosas

Professora Auxiliar

 



From processes to results

The accomplishment of this exhibition relates to the nature of the place we inhabit – the Faculty of Fine Arts, University of Porto – and a certain reality – Master Thesis in Sculpture.

In an artistic higher education institution, creating, questioning and materializing are inseparable. As Arts materialize themselves, time and space are need, regardless of their processes and results.
There will be image, object, sound or word that does not provide material or space?
The methodologies, the assumptions, and the projects diversify, and therefore the support, the languages, the tools to express ideas or concepts, but the exteriorization / materialization is the condition.

The processes and results may involve many different ways, be multi or inter-disciplinary, present themselves as intermedia works, but all imply space / time, construction, enjoyment and the Other.

 

For that reason, it does not make any sense that we have access to the photograph reproduction only through the dissertations, since we have the opportunity to be closely to direct and unique contact, establishing a Body-Mind relationship.

At the same time, we assume the mission of a Fine Arts Institution and to the Fine Arts – a living place of experimental creation that generates knowledge and establishes internal and external relationships, where you can learn, grow, give and share.

This exhibition aims to be a contagious and motivating exercise that proudly shows what students who finished their dissertations developed on their researches and sustained relationships with other masters. For instance, the graphic image developed by Master Students of Image and Design, the internal connections set with Master of Art and Design for Public Space, the involvement of 1st cycle students on the exhibition set up or even with colleagues who have completed their academic studies but remained present and supportive.

The Master of Sculpture presents itself as an open space for research and creation, motivating us to think that future editions will always bring innovative projects, according to the work teams (teachers, technicians, supervisors) and inevitably their Master students. Without them, nothing is possible.

 

Rute Rosas

PHD Teacher

Translated by: Isabel Barroso