Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão https://mdti.fba.up.pt Sun, 02 Jul 2017 23:12:48 +0000 en-US hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.8.3 NOVAS CANDIDATURAS 2017 https://mdti.fba.up.pt/?p=1021 Sun, 02 Jul 2017 23:07:47 +0000 http://mdti.fba.up.pt/?p=1021 Continue reading ]]> PROGRAMA DE DESENHO
MESTRADO EM ARTES PLÁSTICAS

 

mest.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estão abertas as candidaturas ao Programa de Desenho do Mestrado em Artes Plásticas da FBAUP.
Apoiado na experiência de 13 anos do Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão, este programa é um espaço de conhecimento avançado para apoiar a elaboração de projetos fundamentados no desenho, na diversidade contemporânea das suas formas e funções. É particularmente vocacionado para projetos no âmbito das práticas artísticas, da ilustração, da relação do desenho com a ciência, de estudos tecnológicos de novos e velhos meios e do desenvolvimento de práticas de concepção imagética e projetual.
DRAWING PROGRAM
MASTER IN FINE ARTS

The appliacation period to the Drawing Program in the Master in Fine Arts of the Faculty of Fines Arts of the University of Porto is now open.
Supported by the experience of the Master in Drawing and Printmaking, this Program aims to support the development of practice based research on drawing, in the contemporary diversity of all its forms and functions. It is particularly directed for projects in the field of art studio practices, illustration, the relationships between drawing and science, technological studies of new and old graphic means or procedures, and the development of ideational and design strategies through drawing.

 

]]>
NOVAS CANDIDATURAS 2017 – INFORMAÇÕES https://mdti.fba.up.pt/?p=1018 Sun, 16 Apr 2017 11:39:44 +0000 http://mdti.fba.up.pt/?p=1018 Continue reading ]]> Estimados estudantes,
Estimados candidatos,

O Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão foi agora reformulado, no âmbito da revisão dos cursos de segundo ciclo da FBAUP.
No essencial, não se altera o sentido do MDTI, mas sim a forma como os estudantes podem construir o seu currículo.
Mas como MDTI, este ano (2016-2017) é a última edição do curso.
Para o próximo biénio – 2017-2018 – a FBAUP irá oferecer um Mestrado em Artes Plásticas, que tem um Programa de Desenho.

Este Programa em Desenho, para além do Estúdio de Desenho que é a sua matriz, terá ainda as outras disciplinas cujo programa compõem o actual MDTI:
Práticas Materiais do Desenho (unidade vocacionada para a experimentação avançada de novos e velhos meios e procedimentos do desenho)
Campos e Funções do Desenho (unidade que aborda a prática do desenho em diferentes contextos artísticos e profissionais, numa relação com o trabalho de estúdio)
Desenho e Performatividade (onde se exploram metodologias baseadas em processos performativos na prática e investigação em desenho);
Teoria e História do Desenho (onde se introduzem os diferentes debates teóricos que definem ainda hoje as potencialidades do desenho como prática e disciplina).
A filosofia do Programa de Desenho deste Mestrado mantém-se: entendemos que o desenho não é uma questão medial, pelo que qualquer projeto na área do desenho – quer com meios tradicionais, de impressão, quer na relação com outras áreas – será acolhido e incentivado.
Na prática, com este novo Mestrado, o estudante poderá escolher quer as disciplinas da área do desenho, quer de outras áreas que tenham interesse para o seu projeto artístico e de investigação.
Ao inscrever-se, ele deve mencionar a área principal em que pretende realizar o mestrado. Há, no total, 4 programas: Desenho, Escultura, Intermedia e Pintura.
Estes programas são independentes, mas permitem cruzamentos.
Mais informações poderá ser encontradas em breve no sítio da FBAUP.

Qualquer dúvida, não hesitem em contactar-nos.
Até breve,

Pela Direcção do MDTI,
Paulo Luís Almeida

]]>
NOVAS CANDIDATURAS 2016 / NEW APPLICATIONS 2016 https://mdti.fba.up.pt/?p=71 Tue, 21 Jun 2016 23:00:37 +0000 http://mdti.fba.up.pt/?p=71 Continue reading ]]>

 

INÍCIO SETEMBRO 2016 / BEGINNING SEPTEMBER 2016

1º fase 02.05 > 27.05 / 1st call 02.05 > 27.05
2ª FASE 28.07 > 26.08 / 2ND CALL 28.07 > 26.08

COMO CANDIDATAR-SE / HOW TO APPLY

Este curso é um espaço de conhecimento avançado para apoiar a elaboração de projetos fundamentados no desenho e nas técnicas de impressão, na diversidade contemporânea das suas formas e funções. É particularmente vocacionado para projetos no âmbito das práticas artísticas, da ilustração, da relação do desenho com a ciência, de estudos tecnológicos de novos e velhos meios ou procedimentos gráficos, e do desenvolvimento de práticas de concepção imagética e projetual.

This Program aims to support the development of practice based research on drawing and printmaking processes, in the contemporary diversity of all its forms and functions. It is particularly directed for projects in the field of art studio practices, illustration, the relationships between drawing and science, technological studies of new and old graphic means or procedures, and the development of ideational and design strategies through drawing.

SOBRE O CURSO / ABOUT THE PROGRAM

]]>
WORKSHOP MDTI https://mdti.fba.up.pt/?p=1014 Sat, 18 Jun 2016 17:55:17 +0000 http://mdti.fba.up.pt/?p=1014 WORKSHOP DE ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA com Pedro Salgado
19 de maio, Quinta-feira, 17h–20h, Faculdade de Belas Artes da UP
20 de maio, Sexta-feira, 9h30–12h30 e 14h–17h30, Jardim Botânico, Porto
21 de maio, Sábado, 9h30–12h30, Jardim Botânico, Porto

 

WorkshopPedroSalgadoFBAUP

 

]]>
SWEATBOX https://mdti.fba.up.pt/?p=995 Tue, 05 Apr 2016 15:53:21 +0000 http://mdti.fba.up.pt/?p=995 Continue reading ]]> IMAGENS PARA UMA ESTRATÉGIA PLURAL DO DESENHO E(M) INVESTIGAÇÃO
COLÓQUIO: 14.04.2016, Auditório Pav. Sul, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, Núcleo de Desenho

sweatbox_post

 

Este encontro explora a variedade de posições que concorrem para a formação de uma imagem coletiva dos usos do desenho no debate aberto pela relação entre arte e investigação. A partir de práticas artísticas, pedagógicas e científicas diversas, procura-se confrontar os novos ambientes onde os lugares tradicionais do ateliê ou estúdio se misturam com os cenários laboratoriais, pedagógicos, oficinais e sociais onde o desenho atua.

Nestes novos ambientes, o desenho surge como um sistema complexo que tende a convocar diferentes culturas e modos de produção de conhecimento na sua prática — da observação ativa à experiência exploratória, da figura ao diagrama, do regime visual ao gesto performativo, da ação reflexiva à narrativa. Mas sendo um sistema complexo, o desenho é também um sistema adaptativo, cujas estratégias de invenção e métodos de investigação respondem ativamente ao que de singular, qualitativo, particular e local ocorre nos contextos da sua prática.

São estes espaços subterrâneos — onde desenho e investigação se encontram em estratégias necessariamente plurais e multimodais — que se vão debater nos três momentos da Sweatbox:

– Desenhar entre Fronteiras
– Desenhar entre o Conflito e o Modelo
– Desenhar entre Factos e Ficções

Sweatbox é um método investigativo de registo do pensamento criativo.
Baseia-se num estúdio de vídeo encenado, usado para o registo em viva voz das reflexões e processos de decisão de artistas, designers e arquitetos.
Usado na investigação por projeto de forma a capturar a reflexão na ação — seja através da descrição do processo, seja pela partilha de pensamentos espontâneos, apoia-se na visualização de ideias através do desenho.
Sentado/a a uma mesa, cada artista/investigador desenha, comenta e mostra evidências das suas estratégias investigativas e criativas. Enquanto o faz, uma câmara grava as imagens que surgem sobre a mesa, enquanto um segundo ecrã fornece a projeção de informação adicional.

+ PROGRAMA E RESUMOS AQUI

]]>
QUANDO SE QUER GRAVAR https://mdti.fba.up.pt/?p=1003 Mon, 04 Apr 2016 18:51:19 +0000 http://mdti.fba.up.pt/?p=1003

EXPOSIÇÃO: Galeria dos Leões|Reitoria da UP, Praça Gomes Teixeira, Porto
1º momento: 15.04 – 07.05.2016
2º momento: 20.05 – 11.06.2016

Realizada em dois momentos, esta exposição trata a mais recente exploração da gravura em contexto académico, o da FBAUP e da sua permanência como meio para comunicar.
Os trabalhos selecionados condensam as ideias de gravura testadas em diferentes tipos de experiência e a sua projeção em contextos autorais. No modo como exploram e desafiam condições gráficas com a presença efetiva dos materiais e forte interpelação do corpo, o verbo gravar sugere a enunciação poética e a procura de outras formas de fazer. Seja por deposição, incisão, permeação, perfuração, corte – o que aqui se compreende é uma ideia de exposição à gravura, permeada pela sua autonomia plástica.

+ INFO

]]>
AOS PAPÉIS https://mdti.fba.up.pt/?p=945 Wed, 17 Feb 2016 16:47:23 +0000 http://mdti.fba.up.pt/?p=945

EXPOSIÇÃO: 17.02 – 19.02.2016
Palácio das Artes (Largo S. Domingos)
IJUP 2016 – Encontro de Investigação Jovem da UP
Organização: FBAUP – MDTI

“Aos papéis” reúne um conjunto de projetos investigativos que coloca o papel como problema ou hipótese para um exercício que procura andar aos papéis. A expressão remete para o não conseguir resolver um problema ou andar desorientado. Aqui, ela estrutura uma exposição que documenta um projeto laboratorial de ensaio sobre o papel conduzido por estudantes de mestrado da FBAUP.

Durante um semestre, procurou-se testar os limites do papel. Facto significativo, não existe território de pertença claro para este meio e suporte. Por isso, ele pôde ser abordado a partir de várias práticas, da fabricação à conservação e restauro.
Desenvolveram-se exercícios coletivos de preparação de papel com base nos materiais e ferramentas disponíveis em contexto oficinal; identificaram-se os papéis aí existentes e suas características; seguiram-se demonstrações baseadas na reconstituição de processos de desenho e gravura; consultaram-se tratados de várias épocas, com a recuperação dos saberes agora adormecidos.
Das diferentes etapas, processos, materiais, erros e sucessos, resultam pois outros desenhos e gravuras, agora expressão pensada como documento de um diálogo especulativo, mas fundamentado, quer ao nível tecnológico, quer criativo.
Com esta pesquisa alargou-se o espectro de recursos e possíveis aplicações para o papel: porque o papel, material de eleição do desenho, gravura, pintura, escultura, escrita ou design, é o permanente desconhecido.

+ INFO

]]>
PROJETOS MDTI EM EXPOSIÇÃO https://mdti.fba.up.pt/?p=923 Wed, 01 Jul 2015 13:16:19 +0000 http://mdti.fba.up.pt/?p=923

THE BOTTOM LINE
Desenho e Gravura Hoje

EXPOSIÇÃO: 16.07.2015 – 14.08.2015
Casa-Museu Guerra Junqueiro, Rua D. Hugo 32, 4020-305 Porto

THE BOTTOM LINE reúne os projetos artísticos e investigativos realizados no âmbito do curso de mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão.  Recorre ao desenho e à gravura como estratégia estética, narrativa, performativa, etnográfica e participativa na arte e cultura contemporâneas. A exposição é acolhida pela Casa-Museu do escritor Guerra Junqueiro, numa colaboração com a FBAUP, no espaço híbrido que a expressão graphia comporta entre o exercício do desenho e da gravura, da escrita e do discurso, .
É um facto significativo que não exista uma definição clara para o desenho, que engloba um conjunto heterogéneo de práticas marcadas por uma contradição fundamental. É um desejo de inscrição direta de um corpo – uma marca singular e autográfica -, que é também inseparável do medo da perda: o mito da origem do desenho deu-lhe forma no ato de circunscrever a sombra projetada, retendo com o traço o que o desenhador pressente que não voltará a ver ou tocar.
Mas desenhar é também a partilha de um código sem estilo, pelo qual a experiência sensível e temporal do mundo e das ideias é mediada por protocolos anónimos de representação e convertida em relações sensíveis, associadas em mapas, notações e diagramas.
A interação destas duas condições é um elemento constante da nossa vida quotidiana: os mapas feitos à mão levantada para indicar como ir de um lugar a outro, os eletrocardiogramas onde o movimento do coração se inscreve, o registo dos tremores de terra pelos sismógrafos, as cartografias por GPS de percursos migratórios ou os primeiros esquissos usados para visualizar e comunicar uma ideia são exemplos que se poderia multiplicar indefinidamente. As diferentes interações entre o traço como testemunho de uma presença, e a notação como registo anónimo de um protocolo de representação já estabelecido, definem também o espaço híbrido que o desenho e a gravura têm assumido nas paisagens da arte contemporânea.
É a expressão destas interações que a exposição THE BOTTOM LINE pretende explorar no diálogo entre os 9 projetos que a compõem.

Organização: MDTI 2015, FBAUP
Apoio: Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto

DSC_0250

DSC_0201

DSC_0192

+ info brevemente

]]>
WORKSHOPS MDTI: ABRIL – MAIO 2015 https://mdti.fba.up.pt/?p=752 Wed, 29 Apr 2015 23:32:52 +0000 http://mdti.fba.up.pt/?p=752 ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA com Pedro Salgado
15 e 16 de maio 2015 | Sala 34

DIÁRIO DE CAMPO com João Catarino
09, 10 E 11 abril 2015 | Sala 205

_WORKSHOP_Pedro_Salgado3

_poster_joaocatarino

]]>
PURE PRINT ELEMENTS: PLEIN AIR WEEK https://mdti.fba.up.pt/?p=748 Tue, 28 Apr 2015 23:06:02 +0000 http://mdti.fba.up.pt/?p=748

DE 04 A 08 DE MAIO 2015
Organização: Núcleo de Investigação em Desenho, I2ADS
Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Ao encontro internacional de gravura, PURE PRINT ELEMENTS, na sua segunda edição, optamos por responder ao desafio: repetir uma transferência efetiva de conhecimento e de experiências. A PLEIN AIR WEEK propõe precisamente isto. Agendada para a primeira semana de maio, expande e intensifica no espaço e tempo, os formatos práticos em ambientes oficinais distintos, dos ateliers às oficinas, passando pela incursão na cidade do Porto. Pretende-se equacionar o contexto urbano, as suas histórias e as que se cruzam com os contextos geográficos, culturais, históricos, dos formadores que se deslocam ao Porto, num total de sete artistas, provenientes de Riga, Verona e Wroklaw.

PLEIN AIR WEEK DESENHO E GRAVURA

Guntars Sietiņš + Janis Murovskis: Image transfer to the copper plate using silkscreen, combining mezzotint with aquatint (4 sessões, 16 horas)
Christopher Nowicki: Drawing for Mezzotint (3 sessões, 13 horas)
Jacek Szewczyk: Creative drawing (3 sessões, 12 horas)

11138173_866390760085764_6001522114699191543_n

 

 

]]>