NOVAS CANDIDATURAS 2017 – INFORMAÇÕES

Estimados estudantes,
Estimados candidatos,

O Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão foi agora reformulado, no âmbito da revisão dos cursos de segundo ciclo da FBAUP.
No essencial, não se altera o sentido do MDTI, mas sim a forma como os estudantes podem construir o seu currículo.
Mas como MDTI, este ano (2016-2017) é a última edição do curso.
Para o próximo biénio – 2017-2018 – a FBAUP irá oferecer um Mestrado em Artes Plásticas, que tem um Programa de Desenho.

Este Programa em Desenho, para além do Estúdio de Desenho que é a sua matriz, terá ainda as outras disciplinas cujo programa compõem o actual MDTI:
Práticas Materiais do Desenho (unidade vocacionada para a experimentação avançada de novos e velhos meios e procedimentos do desenho)
Campos e Funções do Desenho (unidade que aborda a prática do desenho em diferentes contextos artísticos e profissionais, numa relação com o trabalho de estúdio)
Desenho e Performatividade (onde se exploram metodologias baseadas em processos performativos na prática e investigação em desenho);
Teoria e História do Desenho (onde se introduzem os diferentes debates teóricos que definem ainda hoje as potencialidades do desenho como prática e disciplina).
A filosofia do Programa de Desenho deste Mestrado mantém-se: entendemos que o desenho não é uma questão medial, pelo que qualquer projeto na área do desenho – quer com meios tradicionais, de impressão, quer na relação com outras áreas – será acolhido e incentivado.
Na prática, com este novo Mestrado, o estudante poderá escolher quer as disciplinas da área do desenho, quer de outras áreas que tenham interesse para o seu projeto artístico e de investigação.
Ao inscrever-se, ele deve mencionar a área principal em que pretende realizar o mestrado. Há, no total, 4 programas: Desenho, Escultura, Intermedia e Pintura.
Estes programas são independentes, mas permitem cruzamentos.
Mais informações poderá ser encontradas em breve no sítio da FBAUP.

Qualquer dúvida, não hesitem em contactar-nos.
Até breve,

Pela Direcção do MDTI,
Paulo Luís Almeida

16. April 2017 by mdtifbaup