SWEATBOX

IMAGENS PARA UMA ESTRATÉGIA PLURAL DO DESENHO E(M) INVESTIGAÇÃO
COLÓQUIO: 14.04.2016, Auditório Pav. Sul, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, Núcleo de Desenho

sweatbox_post

Este encontro explora a variedade de posições que concorrem para a formação de uma imagem coletiva dos usos do desenho no debate aberto pela relação entre arte e investigação. A partir de práticas artísticas, pedagógicas e científicas diversas, procura-se confrontar os novos ambientes onde os lugares tradicionais do ateliê ou estúdio se misturam com os cenários laboratoriais, pedagógicos, oficinais e sociais onde o desenho atua.

Nestes novos ambientes, o desenho surge como um sistema complexo que tende a convocar diferentes culturas e modos de produção de conhecimento na sua prática — da observação ativa à experiência exploratória, da figura ao diagrama, do regime visual ao gesto performativo, da ação reflexiva à narrativa. Mas sendo um sistema complexo, o desenho é também um sistema adaptativo, cujas estratégias de invenção e métodos de investigação respondem ativamente ao que de singular, qualitativo, particular e local ocorre nos contextos da sua prática.

São estes espaços subterrâneos — onde desenho e investigação se encontram em estratégias necessariamente plurais e multimodais — que se vão debater nos três momentos da Sweatbox:

– Desenhar entre Fronteiras
– Desenhar entre o Conflito e o Modelo
– Desenhar entre Factos e Ficções

Sweatbox é um método investigativo de registo do pensamento criativo.
Baseia-se num estúdio de vídeo encenado, usado para o registo em viva voz das reflexões e processos de decisão de artistas, designers e arquitetos.
Usado na investigação por projeto de forma a capturar a reflexão na ação — seja através da descrição do processo, seja pela partilha de pensamentos espontâneos, apoia-se na visualização de ideias através do desenho.
Sentado/a a uma mesa, cada artista/investigador desenha, comenta e mostra evidências das suas estratégias investigativas e criativas. Enquanto o faz, uma câmara grava as imagens que surgem sobre a mesa, enquanto um segundo ecrã fornece a projeção de informação adicional.

+ PROGRAMA E RESUMOS AQUI

05. April 2016 by mdtifbaup