AOS PAPÉIS

EXPOSIÇÃO: 17.02 – 19.02.2016
Palácio das Artes (Largo S. Domingos)
IJUP 2016 – Encontro de Investigação Jovem da UP
Organização: FBAUP – MDTI

“Aos papéis” reúne um conjunto de projetos investigativos que coloca o papel como problema ou hipótese para um exercício que procura andar aos papéis. A expressão remete para o não conseguir resolver um problema ou andar desorientado. Aqui, ela estrutura uma exposição que documenta um projeto laboratorial de ensaio sobre o papel conduzido por estudantes de mestrado da FBAUP.

Durante um semestre, procurou-se testar os limites do papel. Facto significativo, não existe território de pertença claro para este meio e suporte. Por isso, ele pôde ser abordado a partir de várias práticas, da fabricação à conservação e restauro.
Desenvolveram-se exercícios coletivos de preparação de papel com base nos materiais e ferramentas disponíveis em contexto oficinal; identificaram-se os papéis aí existentes e suas características; seguiram-se demonstrações baseadas na reconstituição de processos de desenho e gravura; consultaram-se tratados de várias épocas, com a recuperação dos saberes agora adormecidos.
Das diferentes etapas, processos, materiais, erros e sucessos, resultam pois outros desenhos e gravuras, agora expressão pensada como documento de um diálogo especulativo, mas fundamentado, quer ao nível tecnológico, quer criativo.
Com esta pesquisa alargou-se o espectro de recursos e possíveis aplicações para o papel: porque o papel, material de eleição do desenho, gravura, pintura, escultura, escrita ou design, é o permanente desconhecido.

+ INFO

17. February 2016 by mdtifbaup
Categories: Uncategorized | Comments Off on AOS PAPÉIS