PROJETOS MDTI EM EXPOSIÇÃO

THE BOTTOM LINE
Desenho e Gravura Hoje

EXPOSIÇÃO: 16.07.2015 – 14.08.2015
Casa-Museu Guerra Junqueiro, Rua D. Hugo 32, 4020-305 Porto

THE BOTTOM LINE reúne os projetos artísticos e investigativos realizados no âmbito do curso de mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão.  Recorre ao desenho e à gravura como estratégia estética, narrativa, performativa, etnográfica e participativa na arte e cultura contemporâneas. A exposição é acolhida pela Casa-Museu do escritor Guerra Junqueiro, numa colaboração com a FBAUP, no espaço híbrido que a expressão graphia comporta entre o exercício do desenho e da gravura, da escrita e do discurso, .
É um facto significativo que não exista uma definição clara para o desenho, que engloba um conjunto heterogéneo de práticas marcadas por uma contradição fundamental. É um desejo de inscrição direta de um corpo – uma marca singular e autográfica -, que é também inseparável do medo da perda: o mito da origem do desenho deu-lhe forma no ato de circunscrever a sombra projetada, retendo com o traço o que o desenhador pressente que não voltará a ver ou tocar.
Mas desenhar é também a partilha de um código sem estilo, pelo qual a experiência sensível e temporal do mundo e das ideias é mediada por protocolos anónimos de representação e convertida em relações sensíveis, associadas em mapas, notações e diagramas.
A interação destas duas condições é um elemento constante da nossa vida quotidiana: os mapas feitos à mão levantada para indicar como ir de um lugar a outro, os eletrocardiogramas onde o movimento do coração se inscreve, o registo dos tremores de terra pelos sismógrafos, as cartografias por GPS de percursos migratórios ou os primeiros esquissos usados para visualizar e comunicar uma ideia são exemplos que se poderia multiplicar indefinidamente. As diferentes interações entre o traço como testemunho de uma presença, e a notação como registo anónimo de um protocolo de representação já estabelecido, definem também o espaço híbrido que o desenho e a gravura têm assumido nas paisagens da arte contemporânea.
É a expressão destas interações que a exposição THE BOTTOM LINE pretende explorar no diálogo entre os 9 projetos que a compõem.

Organização: MDTI 2015, FBAUP
Apoio: Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto

DSC_0250

DSC_0201

DSC_0192

+ info brevemente

01. July 2015 by mdtifbaup
Categories: Uncategorized | Comments Off on PROJETOS MDTI EM EXPOSIÇÃO