Content
  • PT
  • ENG
Publicado em 24/4/2013 por Eunice Sousa

Autor: Luís Miguel Bernardo

Editora: UP Editorias

Nº de páginas: 725

Palavras-chave: Luz; cor; história; ótica; arco-íris; telescópio; mitologia; fenómenos luminosos; reflexão; refração; teoria; visão; astronomia.

 

Sobre o autor: 

Professor catedrático da Universidade do Porto, licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica e doutorou-se em Física na Universidade Estatal de Virgínianos E. U. A. Dedicou a sua investigação à área do processamento ótico, à ótica não-linear e ultra-rápida assim como à holografia, estudos dos quais resultaram inúmeras publicações científicas. Luís Miguel Bernardo é ainda um entusiasta da história da ciência e da divulgação científica, como retratam as ações e publicações dedicadas ao público em geral das quais se destacam as “Histórias da Luz e das Cores”. É diretor Museu de Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

 

Sinopse Ciência 2.0:

Desde os tempos mais remotos, quando o homem “descobriu” a luz, que este se tornou dos assuntos mais respeitados da história. O livro “Histórias da Luz e das Cores” vem mostrar-nos o quanto este tema foi discutido ao longo da história e como terá determinado a evolução da cultura humana, apresentando-nos a posição hierárquica considerável que sempre lhe foi atribuída na mitologia, no pensamento filosófico e na ciência. De facto, o valor da luz é tal que não é de estranhar que a ciência tenha conseguido concluir que a luz condicionou tudo aquilo que existe no Universo! A abordagem das mais curiosas e mirabolantes teorias que possibilitaram explicar a luz, a imagem, as cores, a visão e os mais diversos fenómenos luminosos ao longo do tempo, permitem-nos valorizar grandemente aquilo que hoje conhecemos: o que hoje são factos consumados, conhecimento básico, acessível e indiscutível acerca da luz, está, de facto, posicionado sobre ombros de gigantes! Para além disso, este livro dá-nos a conhecer a forma como o homem utilizou a luz em seu proveito, fazendo nascer a partir dela e com ela as mais variadas vertentes de estudo, desde a ótica à astronomia, e gerando consigo os mais curiosos instrumentos de visão, navegação e cultura! Luís Miguel Bernardo consegue ainda reunir em “Histórias da Luz e das Cores” todos os mitos e preconceitos sobre a cor e a luz e ajuda-nos a perceber como nasceram e porque se mantêm até hoje. Um livro repleto de espelhos, lentes e telescópios cada vez mais complexos e eficazes que deixam a promessa de que a luz e as cores terão ainda muitas histórias para contar!

 

Partilha