Content
  • PT
  • ENG
Perguntas e Respostas
Publicado em 4/7/2012 por Ciência 2.0

Um acidente vascular cerebral (AVC) ocorre quando o cérebro ou parte dele deixa de receber o fluxo sanguíneo normal, provocando isquémia do tecido que culmina em danos neurológicos. Os neurónios são as células mais vulneráveis e não conseguem resistir à falta de oxigénio e de glicose. Morrem!

Existem diversos estudos feitos com o objetivo de descobrir compostos neuroprotetores que consigam impedir a morte destes neurónios isquémicos… Mas até à data não existe sucesso comprovado, sendo que a única estratégia terapêutica usada neste momento é o restabelecimento do fluxo sanguíneo à área afetada. Daí ser importantíssimo que o tratamento ocorra o mais rápido possível após um AVC.

Quando os neurónios não conseguem resistir a um AVC e morrem, as funções que eles desempenhavam perdem-se. Mas nem sempre irremediavelmente! Outros neurónios que não sofreram isquémia conseguem “remodelar-se” assumindo as funções perdidas. Chama-se a este fenómeno neuroplasticidade.

Sabe-se que neurónios que sofreram um acidente isquémico transitório (mini-AVC), isto é, sem consequências neurológicas (muitas vezes nem são detetados) resistem melhor pois sofreram condicionamento ativando vias de sinalização protetoras e vantajosas em caso de novo AVC.

Investigadores de diversos laboratórios estudam o mecanismo da morte e recuperação dos neurónios após um AVC, tentando compreender os segredos do cérebro. Pensa-se que aí reside a resposta para uma terapia mais eficaz…

Consultora científica: Sofia Duque Santos, do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC)

Respostas (2)

    Boa noite. Tive um AVC no ano de 2006 não ficando com sequelas físicas. Parei minha vida pela recuperaçã, pois tive um AVC aos 22 anos de idade e no auge da vida. Meu Descobriu-se que meu AVC não teve funções sanguíneas, ou hematologicas para ocorrer. Até que Descobriu-se que tinha um problema cardiaco desde o nascimento chamado CIA e CIV. Quando em 2009 fui submetido a uma cirurgia para colocação de uma prótese chamada premier, no coração. Minhas dúvidas são inúmeras e não são tão simples de ser em resolvidas haja vista que tb tive muitos problemas de depressão por ser muito novo s conseguir aceitar tido que aconteceu. Enfim gostaria que um médico estudioso pudesse me ajudar com minhas dúvidas, sanando-as. Aguardo contato por email. Obrigado pela atenção e oportunidade. Tiago Mulatinho - Recife - PE
    bom dia!
    minha tia teve avc e esta na uti ela acordou depois que foram retirados os sedativos porem ela nao consegue respira sem ajuda de aparelho algue pode fala comigo sobre esses casas? estou muito preocupada .

Cancel or

Partilha


Comenta