Não fumar, não beber, fazer exercício físico e ter uma alimentação saudável. Fazem parte das 12 medidas integrantes do quarto Código Europeu contra o Cancro lançado hoje pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A lista é da autoria da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Cancro (IARC) e resulta do trabalho realizado nos últimos dois anos por especialistas nesta doença em colaboração com cientistas de toda a União Europeia.
O objetivo principal é a prevenção desta enfermidade. "Estima-se que metade de todas as mortes relativas a este problema de saúde na Europa poderiam ser evitadas se as pessoas seguissem estas recomendações", justificam os investigadores na página oficial da quarta edição deste documento.
O código inclui conselhos específicos para determinados grupos populacionais. No caso das mulheres, por exemplo, aconselha a amamentação e a realização de exames de rastreio aos cancros da mama e cervical. Em relação às crianças recomenda-se a vacinação contra a hepatite B em recém-nascidos e contra o HPV em raparigas.
A exposição ao radón, um gás nobre que se difunde através de materiais de construção, solo e água, é outro dos pontos abordados. Os especialistas pedem à população para perceber os seus níveis de exposição a este químico, tentando reduzi-los.
Financiado com o apoio da Comissão Europeia, este código é uma iniciativa que teve início em 1987 e que se tem vindo a atualizar consoante o conhecimento científico e médico. Na Europa, em cada ano, existem 2,6 milhões de novos casos de cancro.
Foto: National Cancer Institute