Content
  • PT
  • ENG
Publicado em 31/7/2013 por Eunice Sousa

Autor: Niles Eldredge
Editora: Universidade do Porto. Edições centenário.
Nº de páginas: 316
Palavras-chave: Charles Darwin; Viagem; Beagle; Evolução; Galápagos; América do Sul; Fósseis; Selecção Natural; Origem das Espécies; Seres vivos.

 

Sobre o autor:
Paleontologista e curador no American Museum of Natural History desde 1969.  Especialista na evolução das trilobites, tem uma paixão pela evolução e dedicou a sua carreira a refinar as teorias de como o processo evolutivo acontece realmente. Partilha com Stephen Jay Gould a Teoria do Equilíbrio Pontuado desenvolvida em 1972, e descreveu os seus estudos sobre a influência do ambiente na evolução em diversos livros e artigos científicos. Preocupado com a destruição contínua de habitats e extinção massiva das espécies, dedica muito do seu esforço como curador e escritor neste assunto. Combateu o criacionismo em muitas das suas palestras, artigos e livros. Eldredge é o curador responsável pela maior exposição sobre Charles Darwin, inaugurada em 2005 no American Museum of Natural History, que viajou pelo mundo até Londres a tempo de celebrar os 200 anos do aniversário de Charles Darwin. O seu livro “Darwin. À descoberta da árvore da vida” acompanha a sua exposição.

 

Sinopse Ciência 2.0:
Para quem visitou as exposições sobre Charles Darwin, que correram o mundo no ano do seu segundo centenário, terá a oportunidade única de relembrar e complementar tudo o que viu com o conteúdo do livro “Darwin. À descoberta da árvore da vida”. É na verdade a peça que faltava para compreender a incrível aventura que foi a vida de Charles Darwin.
Na verdade, não é possível compreender as teorias que Darwin desenvolveu sem nos embrenharmos na sua vida e na cultura vivida no séc. XIX. Mas este livro não fala apenas na vida daquele que é considerado o pai da Biologia moderna. “Estas ideias centrais dizem respeito ao processo de pensamento de Darwin – a sua criatividade – e incluem a evidência que o levou, enquanto jovem criacionista, ainda na casa dos vinte, a convencer-se de que todos os seres vivos descendiam de um único ancestral comum no remoto passado geológico: em suma, a evolução”.
Este é o livro que nos dá o acesso conciso, claro e lógico à teoria da evolução por seleção natural, colocando-a sob o ponto de vista do observador, mostrando-lhe todas as provas necessárias para a compreender integralmente. Niles Eldredge mostra-nos ainda como toda esta informação terá sido recebida por Charles Darwin, à medida que ia colecionando provas, desenvolvendo ideias, criando “a sua teoria”. Não se poderá dizer que “Darwin. À descoberta da árvore da vida” é um livro de aventuras mas a aventura de descobrir pelos próprios olhos aquilo que Darwin construiu para o mundo de hoje é uma garantia.

Partilha