Autor: Ronald L. Numbers (org.)
Editora: Gradiva
Nº de páginas: 340
Palavras-chave: física; ciência; religião; história; mitos.
Sobre o autor:
Ronald L. Numbers é professor emérito de História da Ciência e da Medicina na Universidade de Wisconsin-Madison. Desempenhou funções como presidente da Fundação para a História da Ciência e da Sociedade Norte-Americana de História da Igreja. Foi também presidente da União Internacional de História e Filosofia da Ciência, secção de História da Ciência e da Tecnologia.
Sinopse Ciência 2.0:
Se queremos que não-cientistas e formadores de opinião tenham um novo olhar sobre a relação entre a ciência e a religião, Ronald L. Numbers sugere que a primeira coisa que devemos dispensar são os mitos veneráveis que por muito tempo resistiram como verdades históricas. Até aos anos 70, o paradigma que dominava a história da ciência era o da ciência triunfante e da religião em permanente conflito com o saber científico. Esta ideia ainda persiste nos principais meios de comunicação e em algumas publicações académicas. Todavia, novos avanços na história da ciência e da religião têm analisado os episódios destas duas disciplinas à luz dos valores e conhecimentos dos respetivos protagonistas.
Ronald L. Numbers recrutou os principais investigadores nesta “nova história da ciência” e ilumina o leitor com o esclarecimento de vinte e cinco mitos, contrariando a ideia de que ciência e religião estão perpetuamente numa luta sem tréguas. Numa obra lúdica e informativa, os vários investigadores – que incluem agnósticos, ateus e cristãos – desmontam ideias que têm sido apresentadas como verdade histórica, desde o encarceramento de Galileu à crença de Einstein num Deus pessoal que «não joga aos dados com o universo».