Content
  • PT
  • ENG
Publicado em 30/10/2013 por Eunice Sousa

 

Autor: Guilherme de Almeida
Editora: Plátano Editora
Nº de páginas: 48
Palavras-chave:Céu; Planisfério celeste; constelações; estrelas; observação.

 

Sobre o autor:
Guilherme de Almeida é licenciado em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa tendo também incluído a Astronomia na sua formação universitária. É um experiente palestrante na área das observações astronómicas para os mais variados públicos e coautor de diversos livros ligados à astronomia observacional. Como acérrimo defensor do conhecimento e observação do céu a olho nu, procurou desde sempre iniciar o público nesta vertente deixando a utilização dos instrumentos de observação, como os telescópios para conhecimentos mais aprofundados. Escreveu mais de 90 artigos sobre Astronomia e Física assim como diversos livros de renome como o “Roteiro do Céu”.

 

Sinopse Ciência 2.0:
Que estrela é aquela? Porque é que não estava ali há uns meses atrás? Haverá mais estrelas para ver? Poucas pessoas resistem às questões sobre um misterioso céu estrelado.
Do autor do incontornável “Roteiro do Céu”, chegou recentemente o livro que nos permitirá, a todos, ter “O céu nas pontas dos dedos”. Depois das suas obras anteriores, Guilherme de Almeida presenteia-nos com uma abordagem menos densa e específica que permitirá, até àquele que nunca se aventurou a olhar o firmamento, esclarecer as questões mais mirabolantes que nos passam pela cabeça acerca das estrelas no céu. "O céu nas pontas dos dedos” possui conteúdos fundamentais para a iniciação à observação do céu noturno, desde a explicação da linguagem e referenciais de observação astronómica, até a respostas às questões mais comuns que surgem depois das primeiras observações, tudo num conteúdo exemplar que inclui 5 maravilhosas fotografias astronómicas do foto-astrónomo Miguel Claro. Como complemento essencial de observação e compreensão do livro, é incluído ainda um planisfério celeste desdobrável e portátil, especialmente otimizado para observações a partir de Portugal Continental e Regiões Autónomas, com 24 modos de utilização todos eles explicados e exemplificados passo a passo. Este planisfério tão especial permite simular ou prever o aspeto do céu em qualquer dia do ano, a qualquer hora, no presente, passado ou futuro, e até nos ensina a ver as horas através do aspeto do céu! É útil para principiantes mas também para os acérrimos observadores que pretendem planear as suas observações.

Partilha