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Publicado em 13/11/2013 por Renata Silva

Autoras: Xana Sá Pinto e Rita Campos

Editora: Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO)

Nº de páginas: 34

Palavras-chave: Biodiversidade; Evolução; Biologia; Espécies; Hereditariedade; Genética

 

 

Sobre as autoras: 

Rita Campos é bióloga e investigadora de pós-doutoramento no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Universidade do Porto (CIBIO/InBIO). Nos últimos anos tem dedicado uma parte do seu tempo a projetos de educação e comunicação de ciência, particularmente aqueles relacionados com a compreensão da evolução biológica. Licenciada e doutorada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Alexandra Sá-Pinto é investigadora no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Universidade do Porto (CIBIO/InBIO), onde, para além de investigar a evolução de espécies em meio marinho, organiza e participa em projetos de divulgação científica.

 

Sinopse Ciência 2.0: 

Como explicar a uma criança ou a um adolescente por que é que, por exemplo, existe uma grande diversidade de espécies e mais: dentro dessas espécies, por que é que há indivíduos tão diferentes? As autoras de “As borboletas da floresta amarela” consideram que um manual com explicação científica e descrição, passo-a-passo, de atividades que os professores do1º, 2º e 3º ciclos podem fazer nas aulas, poderá dar resposta a estas e outras questões sobre a evolução.

O livro eletrónico surge da necessidade de haver uma maior compreensão da evolução biológica e de uma melhor educação e cultura científica. Neste manual, disponível online, é possível aceder a informação dividida pelos seguintes temas: Variabilidade intra-específica e Hereditariedade, Seleção Natural, Deriva genética e Sistemática- da classificação à Evolução.

Cada uma destas partes termina com uma proposta de atividade para os professores realizarem com os alunos de modo a que consigam transmitir-lhes estes conhecimentos. As experiências sugerem a utilização de objetos do quotidiano. Por exemplo, numa delas, pintarolas de diferentes cores servem para explicar a seleção natural. As autoras apresentam ainda sugestões pedagógicas interdisciplinares – relacionadas por exemplo com a matemática – para cada exercício, consoante o nível de escolaridade. “As borboletas da floresta amarela” pode constituir uma ferramenta útil para o ensino de um tema que nem sempre é fácil de explicar apenas por palavras. Neste livro é possível, mesmo a um público não especializado, aprender um pouco mais sobre a evolução biológica, uma vez que a linguagem utilizada é, em vários pontos, clara e acessível.

Em algumas situações, como por exemplo nos capítulos “variabilidade intra-específica” e “deriva genética”, poderia ser vantajoso para o leitor a presença de imagens e esquemas para acompanhar a informação e facilitar a sua compreensão.

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