Carlos Henrique Figueiredo e Melo de Brito

Reitoria da Universidade do Porto (U.Porto), Praça Gomes Teixeira, 4099-002 Porto, Portugal ([email protected])

Licenciado em Economia pela U.Porto. Mestre em Gestão de Empresas pela Universidade Nova de Lisboa. Doutorado em Marketing pela Universidade de Lancaster. Pró-reitor da U.Porto (relações com empresas, inovação e empreendedorismo). Diretor do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto. Presidente do Conselho Geral do Clube de Empreendedorismo da U.Porto. Vice-Presidente da ADDICT – Creative Industries Portugal e da Associação Portuguesa de Management. Professor de marketing na Faculdade de Economia da U.Porto e na Porto Business School. Autor/coautor de mais de uma centena de artigos em conferências e revistas, e de seis livros na área da gestão.

http://orcid.org/0000-0003-0307-9220

Resumo da Apresentação

Título: Marketing de vinhos – do terroir com emoção

Resumo: Portugal tem uma profunda ligação ao vinho e apresenta um grande potencial enológico. Apesar de pequeno, o país reúne diferentes terroirs, formas de cultivo e castas autóctones. São, de facto, extraordinárias as potencialidades de Portugal na produção de vinhos de qualidade em resultado quer das boas condições climáticas e geológicas do país, quer mais recentemente da formação de recursos humanos especializados e dos avanços científicos nas áreas da agronomia, viticultura e enologia.

Apesar dos sucessos alcançados nós últimos anos, o vinho português tem pela frente o desafio de uma ainda maior afirmação nos mercados internacionais. Há, por isso, um grande trabalho a fazer no reforço da imagem do vinho português no exterior, a partir de marcas com goodwill, de produtos diferenciados, de estratégias de marketing inovadoras e de produtores com dimensão internacional.