O Olhar de...
- Nutricionista portuguesa
- Presidente da Comissão Instaladora da Ordem dos Nutricionistas (desde 2011)
- Presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas (de 1998 até 2011)
- Antiga Estudante da Faculdade da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), com Licenciatura em Ciências da Nutrição (1992)
- Como é que teve origem e se desenvolveu a sua ligação à Universidade do Porto? Que principais momentos guarda da sua experiência enquanto estudante da FCNAUP?
A minha ligação à Universidade do Porto coincide com a minha ligação à cidade, com a entrada para o curso de Ciências da Nutrição.
Os momentos guardados como estudante foram vários. Aulas fantásticas, repartidas por vários espaços da Universidade, uma grande partilha entre colegas, com amigos que preservo e reputo como os melhores. As aulas com Emílio Peres ficam como um print na memória, com a sua comunicação mágica e irrepetível, com conhecimentos organizados em pontes e fusões que nos fazem redescobrir a nutrição como reservatório inesgotável de ciência de integração.
- Qual a importância da Universidade no seu percurso profissional e que modo foi de encontro às suas expectativas?
A Universidade ensinou-me que ser universitário é ter capacidade de resolver problemas, com formação e acção apoiadas na investigação.
Ensinou-me a importância de saber comunicar, colocando o saber e experiência ao alcance de todos, provando que a ciência apesar de séria não pode ser sisuda, devendo ser cativante, materializando-se na construção de projectos, campanhas, artigos…
- Como avalia o papel desempenhado pela Universidade no seio da comunidade (cidade, região, país)?
É indissociável a Universidade e a cidade do Porto. Tal como a cidade, a Universidade do Porto é antiga, de grande diversidade, cheia de ideias, de gente trabalhadora, vibrante com os seus projectos e os seus símbolos - incluo aqui a grande paixão pelos seus mestres -, livre na crítica e empreendedora. É uma instituição de humildade discreta, proporcional à sua grandeza.
A Universidade do Porto é reconhecida a nível mundial pelos seus excelentes cursos. Simboliza no nosso país, para além do nascimento do ensino universitário de nutrição, a criação de uma verdadeira escola de pensamento na área e foi devido a este percurso que no Porto se concentrou um verdadeiro cluster do ensino superior da nutrição de Portugal, com a única faculdade pública do País e três universidades privadas a ministrarem a licenciatura em Ciências da Nutrição. Este facto não pode ser descurado, urge ser potenciado.
A Universidade do Porto é o berço da profissão de Nutricionista, contribuindo para a sua implementação na sociedade como uma profissão forte, firme, credível e suficientemente humilde e sonhadora.
- Que caminho deverá ser percorrido para afirmar cada vez mais a Universidade no contexto regional, nacional e internacional? Que Universidade do Porto gostaria que se celebrasse daqui a 100 anos…?
A Universidade do Porto será um espelho dos seus dirigentes, docentes, alunos, investigadores e ex-alunos.
Espaço de potenciação nos variados campos de ensino, centro de formação, educação, força humana, sociocultural, decisivo motor de inovação e criatividade, mas também lugar de convívio e vivência.
Daqui a 100 anos intuo, sem dúvida, uma Universidade mais desenvolvida, democrática, eficiente, sustentável e ainda mais viva.
- Mensagem alusiva aos 100 anos da Universidade do Porto
A Universidade do Porto, tal como a cidade, é cinza ao olhar, mas tem alma, uma alma resplandecente.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
« Retroceder | Topo da Página | Imprimir