Skip links

Engenharia de Minas e Geoambiente

Engenharia de Minas e Geoambiente

Onde: Faculdade de Engenharia

Grau: Licenciatura (1º Ciclo)

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas (2024): 1ª Fase: 20 vagas

Nota de candidatura do último colocado (2023): 1ª Fase: 121.0 / 2ª Fase: 120.8

Provas de ingresso 2024 (um dos seguintes conjuntos): 02 Biologia e Geologia + 19 Matemática A | 07 Física e Química + 19 Matemática A

Classificações mínimas (2023):
Nota de candidatura: 100
Provas de ingresso: 95

Fórmula de cálculo (2023):
Secundário: 50%
Provas de ingresso: 50%

O curso de Engenharia de Minas e Geoambiente garante-te uma formação alargada na área da engenharia dos Georrecursos e do Geoambiente, orientada para a execução de tarefas ligadas à exploração de águas, minas e pedreiras, abertura de túneis, recuperação de sítios contaminados e prospeção geofísica. A formação contempla ainda conhecimentos no domínio da gestão e disciplinas avançadas e de projeto, que prometem desafiar a tua criatividade.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Na área da indústria extrativa: exploração e tratamento de minérios metálicos, industriais, combustíveis, rochas ornamentais e materiais inertes. Campos de atividade: indústria extrativa em minas, pedreiras, cimenteiras e indústria da água; construção civil, envolvendo movimentação de terras, túneis e barragens. Serviços: laboratórios de investigação aplicada, fiscalização e licenciamento, gabinetes de projeto e de planeamento. Na área do ambiente: estudos de impacto e diagnóstico ambiental; tecnologias ambientais relativas ao tratamento de resíduos sólidos e de intervenção em locais contaminados, especialmente água subterrânea e solos. Campos de atividade: Empresas vocacionadas para intervenções na área Geo-ambiente, gabinetes de projeto, serviços de ordenamento territorial.

Saber mais