Skip links

Bioinformática

Bioinformática

Onde: Faculdade de Ciências

Grau: Licenciatura (1º Ciclo)

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas (2024): 1ª Fase: 30 vagas

Nota de candidatura do último colocado (2023): 1ª Fase: 165.3

Provas de ingresso 2024 (um dos seguintes conjuntos): Matemática A (19) e Física e Química (07) |Matemática A (19) e Biologia e Geologia (02)

Classificações mínimas (2023):
Nota de candidatura: 100
Provas de ingresso: 95

Fórmula de cálculo (2023):
Secundário: 50%
Provas de ingresso: 50%

A Bioinformática é uma disciplina na interface das revoluções em curso na Biologia e Ciência de Computadores. Tem como objetivo analisar e compreender dados biológicos e biomédicos, em particular ao nível celular e molecular. Envolve o desenvolvimento e a aplicação de algoritmos e ferramentas computacionais, nomeadamente de inteligência artificial e machine learning, para organizar, analisar e extrair informações relevantes de grandes conjuntos de dados biológicos, contribuindo para avanços em áreas como a genómica e outras ómicas, genética, biologia de sistemas, patologia, ecologia, evolução, epidemiologia, entre outras.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

O licenciado em Bioinformática estará apto a desempenhar: Atividades Científico-Tecnológicas em Laboratórios de Instituições de Saúde (p.ex. centros hospitalares e institutos de saúde pública). Atividades Científico-Tecnológicas de Investigação e Desenvolvimento ou de transferência de tecnologia em empresas (p.ex. desenvolvimento de software, farmacêuticas, centros de diagnóstico). Atividades de Consultoria e Análise de Dados Biomédicos. Investigação Científica em Universidades ou Centros de Investigação

Saber mais