Skip links

Bioengenharia

Bioengenharia

Curso lecionado em conjunto pela FEUP e ICBAS

Onde: Faculdade de Engenharia

Grau: Licenciatura (1º Ciclo)

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas (2024): 1ª Fase: 98 vagas

Nota de candidatura do último colocado (2023): 1ª Fase: 184.5 / 2ª Fase: Sem vagas em 2023

Provas de ingresso 2024 (um dos seguintes conjuntos): 02 Biologia e Geologia + 19 Matemática A | 07 Física e Química + 19 Matemática A

Classificações mínimas (2023):
Nota de candidatura: 100
Provas de ingresso: 95

Fórmula de cálculo (2023):
Secundário: 50%
Provas de ingresso: 50%

O curso de Bioengenharia da U.Porto prepara-te para a resolução multidisciplinar de problemas de biomedicina e de biotecnologia industrial, sob as perspetivas da engenharia de processos e engenharia molecular. Após um tronco comum de três anos, poderás enveredar por um de três ramos ou especializações: Engenharia Biomédica, Biológica e Biotecnologia Molecular.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Ramo Engenharia Biomédica - instrumentação biomédica, processamento e análise de sinais e imagens biomédicas, dispositivos médicos (próteses externas e internas), engenharia de tecidos (nomeadamente para medicina regenerativa) telemedicina, bioinformática, robótica médica (cirurgia minimamente invasiva), e biónica. Ramo Engenharia Biológica - indústrias de processos químico-biológicos (farmacêutica, alimentar, cosméticos, aromas) e de valorização de materiais naturais (madeira, couro, materiais e produtos de origem marinha), ambiente e saúde ambiental (tratamento de resíduos contaminados, qualidade ambiental em unidades hospitalares e empresas da área da saúde). Ramo Biotecnologia Molecular- sectores onde é prioritário a conceção e desenvolvimento de novos produtos com base em biologia molecular, particularmente fármacos e sistemas de diagnóstico.

Saber mais