Skip links

Conhece os cursos Candidata-te Conhece a U.Porto Sempre contigo! Inspira-te

ESCOLHE O TEU FUTURO!

Da Arquitetura às Ciências Naturais, da Biologia às Belas Artes, sem esquecer a Medicina, as Engenharia, a Economia ou as Letras, os 52 cursos de licenciatura e mestrado integrado da U.Porto dão resposta a praticamente todas as vocações. Se tens um sonho, o mais provável é que o possas concretizar num dos 4406 lugares que temos para ti nas nossas 14 faculdades!

Descarregar brochura com todos os cursos (2021/2022)

FACULDADE DE ARQUITETURA (FAUP)

Arquitetura

FACULDADE DE BELAS ARTES (FBAUP)

Artes Plásticas Design de Comunicação

FACULDADE DE CIÊNCIAS (FCUP)

Arquitetura Paisagista Biologia Bioquímica Ciência de Computadores Ciências e Tecnologia do Ambiente Engenharia Física Engenharia Geoespacial Física Geologia Inteligência Artificial e Ciência de Dados Matemática Química

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO (FCNAUP)

Ciências da Nutrição

FACULDADE DE DESPORTO (FADEUP)

Ciências do Desporto

FACULDADE DE DIREITO (FDUP)

Criminologia Direito

FACULDADE DE ECONOMIA (FEP)

Economia Gestão

FACULDADE DE ENGENHARIA (FEUP)

Bioengenharia Engenharia Civil Engenharia de Materiais Engenharia de Minas e Geo-Ambiente Engenharia do Ambiente Engenharia e Gestão industrial Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Engenharia Informática e Computação Engenharia Mecânica Engenharia Química

FACULDADE DE FARMÁCIA (FFUP)

Ciências Farmacêuticas

FACULDADE DE LETRAS (FLUP)

Arqueologia Ciência da Informação Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia Ciências da Linguagem Estudos Portugueses Filosofia Geografia História História da Arte Línguas Aplicadas Línguas, Literaturas e Culturas Línguas e Relações internacionais Sociologia

FACULDADE DE MEDICINA (FMUP)

Medicina (FMUP)

FACULDADE DE MEDICINA DENTÁRIA (FMDUP)

Medicina Dentária

FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO (FPCEUP)

Ciências da Educação Psicologia

INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS ABEL SALAZAR (ICBAS)

M

Ciências do Meio Aquático Medicina (ICBAS) Medicina Veterinária
COMO POSSO CANDIDATAR-ME?
Logo da FAUP

ARQUITETURA

Onde: Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP)

Grau: Mestrado Integrado

Duração: 5 anos / 300 ECTS

Vagas 2021: 123 (+1 adicional)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 180,5 · 2.ª Fase 181,0

Provas de ingresso (uma das seguintes): 03 Desenho | 10 Geometria Descritiva | 16 Matemática

Herdeiro de uma longa tradição para a qual contribuíram figuras como Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura (vencedores do prestigiado prémio Pritzker em 1992 e 2011, respetivamente), o curso de arquitetura da “Escola do Porto” proporciona-te uma formação generalista orientada para o exercício da profissão, e amplamente reconhecida internacionalmente.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Gabinetes de arquitetura e urbanismo, colaborando no desenvolvimento do projeto em todas as suas fases e em áreas como a reabilitação, projeto urbano, sustentabilidade, entre outras. As habilitações permitem a prática da docência e investigação em instituições de ensino superior, bem como a integração em autarquias e serviços centrais do Estado, a colaboração em empresas de construção, fiscalização e gestão de obra ou serviços de consultadoria.

Sabe mais
Logo da FBAUP

ARTES PLÁSTICAS

Onde: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FAUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 4 anos / 240 ECTS

Vagas 2021: 84 (+2 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 167,5 · 2.ª Fase 177,5

Provas de ingresso: 03 Desenho

Na licenciatura em Artes Plásticas da FBAUP tens a oportunidade de usufruir de uma sólida preparação no domínio da Pintura, Escultura e Multimédia. Depois de um primeiro ano comum, poderás enveredar por uma das três áreas científicas de especialização, destinadas a proporcionar-te a melhor ligação com as práticas artísticas contemporâneas. E tudo isto com vista os inspiradores jardins da FBAUP!

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Atividades de criação artística nos domínios da pintura, escultura e do multimédia; atividades no mercado artístico e editorial; nas áreas do teatro, da televisão e outras similares; no ensino artístico e tecnológico, assim como para a ação cultural no âmbito das Artes Plásticas, como a produção artística, investigação, direção, gestão e coordenação em equipas mono e pluridisciplinares, em estudos de índole tecnológica ou artística, em projetos para o espaço público e privado, na produção de obras de arte na indústria ou cenografia; em funções de consultoria e peritagem; na colaboração em museus e atividades relacionadas com o património artístico; na investigação teórica sobre arte, nomeadamente nas áreas da crítica, história ou teoria da arte.

Sabe mais
Logo da FBAUP

DESIGN DE COMUNICAÇÃO

Onde: Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FAUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 4 anos / 240 ECTS

Vagas 2021: 55 (+2 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 178,0 · 2.ª Fase 189,0

Provas de ingresso: 03 Desenho

A licenciatura em Design de Comunicação tem como objetivo a formação de profissionais nos diversos campos do design de comunicação contemporâneo. Dentro dos espaços da FBAUP, ou em parceria com diversas entidades exteriores (incluindo empresas e algumas das melhores escolas europeias de design), terás a oportunidade de desenvolver uma forte componente prática, associada às realidades culturais e de mercado, mas também de construir o teu próprio espaço de autoria, desenvolvimento e crítica.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Exercício da profissão liberal e liderança de equipas multidisciplinares de design de comunicação, multimédia e media digitais; Docência nas áreas do design e cultura visual; Consultoria de design e curadoria de exposições ou eventos ligados ao design e à cultura visual.

Sabe mais
Logo da FCUP

ARQUITETURA PAISAGISTA

Onde: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 25 (+1o adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 137,5 · 2.ª Fase 145,0

Provas de ingresso (uma das seguintes): 02 Biologia e Geologia | 10 Geometria Descritiva

Sabias que os arquitetos paisagistas planeiam, projetam e gerem espaços exteriores onde as pessoas vivem, trabalham e se divertem, harmonizando valores estéticos, funcionais e ambientais? Ao optares por este curso, terás assim a possibilidade de combinar ciência e arte numa formação orientada para o estudo e intervenção em domínios que vão desde a escala do ordenamento do território e da conservação e gestão de grandes e complexas paisagens, até ao projeto de qualificação do espaço público e de parques e jardins de diversas tipologias.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Os licenciados em Arquitetura Paisagista estão aptos a integrar gabinetes de arquitetura paisagista, arquitetura, urbanismo e engenharia, autarquias e serviços centrais do Estado, instituições detentoras ou gestoras de paisagens, empresas de construção e manutenção de espaços verdes. O cariz profissionalizante do curso potencia ainda a possibilidade de criação dos seus próprios ateliês de estudos e projetos ou de empresas de construção e manutenção.

Sabe mais
Logo da FCUP

BIOLOGIA

Onde: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 131 (+25 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 156,5 · 2.ª Fase 154,0

Provas de ingresso (uma das seguintes): 02 Biologia e Geologia | 07 Física e Química

A licenciatura em Biologia permite-te obter uma ampla formação teórica e prática (labo­ratorial e de campo) em domínios tão variados como a Biodiversidade, Biologia Humana, Ecologia, Evolução, Fisiologia, Genética e Microbiologia, abor­dados nos aspetos clássicos e modernos decorrentes da Biologia Celular e Molecular, Bioquímica e Biotec­nologia.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Um biólogo licenciado pela FCUP possui as competências e conhecimentos necessários para uma entrada bem-sucedida no mercado de trabalho, em áreas tão diversas como o Ambiente, Gestão de Recursos Vivos, Saúde, Biotecnologia, Indústria Alimentar, Produção Vegetal e Animal e Análises Forenses. A formação obtida permite-te ainda enveredar por uma carreira docente ou de investigação ao mais alto nível.

Sabe mais
Logo da FCUP

BIOQUÍMICA

Onde: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP)
(Curso lecionado em conjunto pela FCUP e pelo ICBAS)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 80 (+12 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 175,5 · 2.ª Fase 174,0

Provas de ingresso (uma das seguintes): 02 Biologia e Geologia | 07 Física e Química

Na Licenciatura em Bioquímica da FCUP encontrarás uma sólida base de conhecimentos fundamentais na área da Bioquímica. Esses conhecimentos traduzem-se por sua vez em competências científicas e tecnológicas aplicáveis em domínios como a Investigação em Laboratórios de Univer­sidades, Centros de Investigação ou empresas, em ciência básica ou aplicada; a compreensão ao nível molecular da arquitetura, divisão e diferen­ciação das células¸ ou a manipu­lação de moléculas e células para produção de substâncias com atividade biológica (ex: novos fármacos).

SAÍDAS PROFISSIONAIS

O Licenciado em Bioquímica estará apto a desempenhar funções técnicas em indústrias e serviços em diversas áreas científicas, incluindo não só a Bioquímica, mas também a Biofísica, a Biologia Molecular e Celular, a Fisiologia e a Microbiologia. O plano curricular permite ainda a aquisição de competências em áreas científicas facultadas em regime de opção como a Imunologia, a Química Alimentar e a Ecologia, entre outras.

Sabe mais
Logo da FCUP

CIÊNCIA DE COMPUTADORES

Onde: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 57

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 161,0 · 2.ª Fase 171,0

Provas de ingresso: 19 Matemática A

Se és um(a) apaixonado(a) pelos computadores, neste curso irás adquirir as competências necessárias para desempenhar funções nos domínios da consultoria em tecnologias da informação; desenho, implementação, desenvolvimento e gestão de sistemas de informação; instalação e administração de sistemas em rede; gestão e desenvolvimento de bases de dados; programação para sistemas móveis/web e multimédia; ensino de tecnologias de informação; e investigação.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Um licenciado em sistemas computacionais pode exercer funções na Indústria de tecnologias de informação, departamentos e/ou serviços de informática, companhias de telecomunicações fixas e móveis, empresas de desenvolvimento de software, ensino médio e superior, e laboratórios de investigação.

Sabe mais
Logo da FCUP

CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO AMBIENTE

Onde: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 40 (+21 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 136,5 · 2.ª Fase 142,5

Provas de ingresso (uma das seguintes): 02 Biologia e Geologia | 07 Física e Química | 16 Matemática

A defesa do ambiente é uma das tuas causas? Então este é o curso certo para ti! Na Licenciatura em Ciências e Tecnologia do Ambiente, encontrarás a formação científica e tecnológica necessária para desempenhares funções em domínios como: avaliação e monitorização da qualidade do ambiente / controlo da poluição; desenvolvimento e gestão de Unidades de Tratamento de Águas Residuais; gestão e conservação de recursos naturais e de resíduos sólidos; dinamização de atividades de Educação Ambiental; investigação.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Empresas de serviços na área do Ambiente. Indústrias. Administração central e local. Entidades que promovam ações de educação ambiental. Áreas naturais com estatuto de conservação e proteção. Empresas de consultoria, de fiscalização e monitorização ambiental. Centros de Investigação. Docência Universitária.

Sabe mais
Logo da FCUP

ENGENHARIA AGRONÓMICA

Onde: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 0

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase – · 2.ª Fase –

Provas de ingresso (um dos seguintes conjuntos): 07 Física e Química + 19 Matemática A | 02 Biologia e Geologia + 19 Matemática A

Na nova Licenciatura em Engenharia Agronómica da FCUP encontrarás uma sólida formação ancorada nas ciências de base da Agronomia, com um percurso centrado na Produção Agrária ou um percurso alternativo centrado na Tecnologia e Ciência Alimentar. No último ano do curso, terás a oportunidade de realizar um estágio que te proporcionará um primeiro contacto com a realidade profissional.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Os licenciados em Engenharia Agronómica, com formação centrada em engenharia agronómica, estão aptos a integrar posições de engenheiro agrónomo em empresas de produção primária vegetal ou animal ou de consultoria, assim como serviços ou entidades de relação da agricultura com o ambiente, indústria e desenvolvimento rural. Podem ainda prosseguir estudos de 2.º ciclo no Mestrado em Engenharia Agronómica e Mestrado em Engenharia de Viticultura e Enologia da FCUP, entre outros.

Os licenciados em Engenharia Agronómica, com formação complementar em Tecnologia e Ciência Alimentar, ficarão aptos a exercer funções em empresas dos setores da transformação, distribuição e comercialização de produtos alimentares e de serviços de apoio à indústria alimentar (empresas de consultadoria, laboratórios de análise, empresas de embalagem, ou outras.). Alternativamente, poderão prosseguir estudos de 2.º ciclo no Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição, Mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar, Mestrado em Viticultura e Enologia ou no Mestrado Erasmus Mundus em Vinho, Turismo e Inovação (WINTOUR)

Sabe mais
Logo da FCUP

ENGENHARIA FÍSICA

Onde: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP)

(Curso lecionado em conjunto pela FCUP e pela FEUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 60 (+20 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 176,0 · 2.ª Fase 175,0

Provas de ingresso: 07 Física e Química + 19 Matemática A

Em atualização

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Em atualização

Sabe mais
Logo da FCUP

ENGENHARIA GEOESPACIAL

Onde: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 23 (+7 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 126,5 · 2.ª Fase 112,5

Provas de ingresso: 07 Física e Química + 19 Matemática A

O recém-criado curso de Engenharia Geoespacial da FCUP proporciona-te uma sólida formação nas ciências fundamentais e na informática com áreas tecnológicas específicas tais como a deteção remota, o posicionamento por satélite e os sistemas de informação geográfica (SIG). Nas unidades curriculares da especialidade, vais ainda contactar com as mais recentes tecnologias de aquisição de informação georreferenciada, utilizando plataformas espaciais, aéreas e terrestres e marinhas

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Os licenciados em Engenharia Geoespacial podem desempenhar tarefas no setor privado, na administração pública, em instituições europeias ou na investigação científica em diferente áreas: posicionamento e navegação por satélite; processamento e análise de dados de deteção remota; estudo do oceano costeiro e profundo; cadastro; tratamento e disponibilização de informação em ambiente web; exploração e análise de informação geoespacial; aquisição de informação geoespacial com recurso a veículos terrestres, marinhos e aéreos não tripulados (VANTs); desenvolvimento de aplicações SIG; entre outras.

Sabe mais
Logo da FCUP

FÍSICA

Onde: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 52 (+2 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 176,3 · 2.ª Fase 168,3

Provas de ingresso: 07 Física e Química + 19 Matemática A

A licenciatura em Física desafia-te a descobrir as leis que determinam o funcionamento do mundo! Para isso, combina reflexão e intuição, matemática avançada, computação e envolvência experimental, que te ajudarão a compreender (e dar a compreender) os diferentes fenómenos naturais e a utilizar os sistemas e processos tecnológicos que suportam essas leis. Abre-te ainda as portas para uma formação pós-graduada em áreas como a Astronomia, Engenharia Física, Física Médica, entre muitas outras.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Um Físico poderá exercer funções de investigador, professor, técnico e consultor em áreas variadas, desde a indústria ao ambiente empresarial, incluindo a Banca e os Seguros. Pode ainda ocupar cargos técnicos de nível intermédio (Laboratórios do Estado, Escolas, Controlo de Qualidade, Serviços/Departamentos de Física-Médica em Hospitais e Clínicas, Empresas de Equipamento Médico, Serviços Financeiros, Seguradoras, Indústrias, Tecnologia de Informação).

Sabe mais
Logo da FCUP

GEOLOGIA

Onde: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 33 (+14 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 115,5 · 2.ª Fase 123,0

Provas de ingresso (uma das seguintes): 02 Biologia e Geologia | 07 Física e Química | 09 Geografia

O curso de Geologia da FCUP destina-se a todos aqueles que desejem obter a formação básica para o exercício de atividades em áreas ligadas a: prospeção e exploração de recursos geológicos, hidrogeológicos e energéticos; caraterização de materiais geológicos; apoio ao desenvolvimento de projetos de engenharia ou de hidrogeologia; estudos de impacto ambiental ou de remediação ambiental, entre outros.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Empresas privadas nacionais e estrangeiras que operam nas áreas acima identificadas. Empresas Públicas, Câmaras Municipais, Instituições de Ensino Superior e de Investigação Científica e Técnica. Mercado principal de trabalho: Portugal, PALOP e países emergentes.

Sabe mais
Logo da FCUP

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E CIÊNCIA DE DADOS

Onde: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP)

(Curso lecionado em conjunto pela FCUP e pela FEUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 55

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase – · 2.ª Fase –

Provas de ingresso (um dos seguintes conjuntos): Matemática A (19) | Física e Química (07) + Matemática A (19) |Matemática A (19) + Português (18)

A recém-criada Licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados (LIACD) é um curso inovador que tem como objetivo formar profissionais altamente qualificados na área de Inteligência Artificial e Ciência de Dados. Oferece uma forte formação em Ciência de Computadores / Engenharia Informática e sólidos conhecimentos em Matemática. São trabalhadas competências em programação, algoritmia, estatística, métodos numéricos, otimização, aprendizagem computacional, processamento de imagem e de língua natural, robótica e sistemas Inteligentes, segurança e privacidade.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Os licenciados em IACD podem exercer funções de cientista de Dados em empresa ou em laboratório de investigação, especialista em Aprendizagem Computacional (Machine Learning), analista de Dados, especialista em Inteligência Artificial com ênfase em Ciência de Dados, programador especializado em Inteligência Artificial e Ciência de Dados, outras funções e carreiras de especialista na área da Ciência de Computadores. Os licenciados deste curso poderão também seguir para segundo ciclo especializado em Inteligência Artificial e Ciência de Dados ou para outros segundos ciclos da área da Computação.

Sabe mais
Logo da FCUP

MATEMÁTICA

Onde: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 56 (+13 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 165,0 · 2.ª Fase 176,0

Provas de ingresso (um dos seguintes conjuntos): 19 Matemática A | 02 Biologia e Geologia + 19 Matemática A | 07 Física e Química + 19 Matemática A

Números e fórmulas são a tua “praia”? Neste curso encontrarás uma sólida e ampla formação básica, que te garantirá os conhecimentos fundamentais nas áreas principais da Matemática e o contacto com as suas aplicações. Como “bónus”, podes personalizar parte do percurso académico de acordo com as tuas orientações vocacionais e expectativas profissionais, usufruindo da multidisciplinaridade do conhecimento na FCUP em ciências exatas e naturais, ciência de computadores e aplicações à tecnologia.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Diversos setores da indústria, serviços, tecnologia, atividades financeiras ligadas à banca e seguros, telecomunicações e transportes, exercendo funções em áreas variadas como modelação matemática, análise estatística, análise de dados e desenvolvimento de algoritmos e de software informático. O curso pode ainda abrir portas à frequência de ciclos de pós graduação (mestrados e/ou doutoramentos) em Matemática fundamental ou aplicada, e áreas afins, como Ciências, Engenharia, Economia, Gestão e Informática, entre outras.

Sabe mais
Logo da FCUP

QUÍMICA

Onde: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 45 (+11 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 113,3 · 2.ª Fase 120,5

Provas de ingresso: 07 Física e Química + 19 Matemática A

Desperta o Einstein ou a Marie Curie que há em ti! No curso de Química, damos-te as ferramentas de que necessitas para aplicar em contextos tão diversos como: desenvolvimento de produto e produção industrial; integração em equipas de projeto e/ou de I&D nas áreas de química, engenharia química, ciência e engenharia de materiais, ciências farmacêuticas, biotecnologia, ciências alimentares, controlo de qualidade e ambiental, saúde ou energia; comercialização, demonstração e apoio técnico de equipamento industrial. E porque não seguires uma carreira de docência nos ensinos básico, secundário ou superior?

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Tecido empresarial e industrial, Laboratórios de apoio à indústria; Laboratórios do estado; Laboratórios de controlo de qualidade; Empresas de comercialização de produtos e equipamentos; Escolas e universidades. Áreas de atuação: Indústria e sector alimentares; Investigação científica e desenvolvimento tecnológico; Investigação policial e criminal; indústria têxtil e calçado; setor comercial e apoio técnico em equipamentos; ciência e engenharia de novos materiais; sustentabilidade ambiental; indústria petroquímica e energia; biotecnologia; consultoria, gestão industrial e empresarial; ensino (mediante estudos complementares).

Sabe mais
Logo da FCNAUP

CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO

Onde: Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 4 anos / 240 ECTS

Vagas 2021: 65 (+1 adicional)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 158,5 · 2.ª Fase 180,3

Provas de ingresso: 02 Biologia e Geologia + 07 Física e Química

A Licenciatura em Ciências da Nutrição da FCNAUP é um dos primeiros e, ainda hoje, um dos únicos cursos em Portugal orientados para a formação de futuros Nutricionistas. Se é esse o teu objetivo, encontrarás aqui uma formação abrangente, com forte teor prático, que engloba o estudo e a investigação em matérias relacionadas com os alimentos e nutrimentos, mas também nos domínios da fisiologia e anatomia humana, biologia celular e molecular, química orgânica, imunologia, genética, saúde pública, entre outros.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Um nutricionista pode exercer a sua profissão nas áreas da saúde pública, nutrição clínica, alimentação coletiva, desporto, indústria agroalimentar, investigação e ensino, podendo exercer, entre outros, em hospitais, centros de saúde, empresas, centros desportivos, farmácias, autarquias, instituições de ensino, tanto no setor público como privado.

Sabe mais
Logo da FAEUP

CIÊNCIAS DO DESPORTO

Onde: Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 123 (+18 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 155,5 · 2.ª Fase 155,0

Provas de ingresso (uma das seguintes): 02 Biologia e Geologia | 16 Matemática | 18 Português

Pré-requisitos: Grupo C – Aptidão funcional, física e desportiva

Sabia que o curso de Ciências de Desporto da FADEUP está entre os melhores do mundo segundo alguns dos mais conceituados raning internacionais? E não é por acaso. Ao longo da licenciatura, irás “descobrir” o Desporto na pluralidade das suas formas e perspetivas, com atividades direcionadas para a excelência desportiva, saúde, recreação, reabilitação, performance e transcendência da condição humana. Os ramos de especialização incluem: Treino Desportivo (andebol, atletismo, basquetebol, futebol, ginástica, natação, pólo aquático e voleibol); Desporto e Populações Especiais; Exercício e Saúde; e Gestão Desportiva.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Acesso ao 2º ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário para a lecionação das disciplinas de Educação Física e outras, no sistema educativo público e privado; Treino desportivo; Exercício e Saúde – Atividade física, lazer, recreação, bem-estar das populações em geral e aconselhamento de estilos de vida ativos e saudáveis; Intervenção em populações com necessidades educativas especiais numa perspetiva de atividade física, recreação ou desporto adaptado; Gestão Desportiva (Gestor, Diretor, Consultor, Administrador, Assessor, Auditor, Empresário, Técnico Superior do Desporto) em diversas instituições.

Sabe mais
Logo da FDUP

CRIMINOLOGIA

Onde: Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 4 anos / 240 ECTS

Vagas 2021: 41 (+6 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 170,2 · 2.ª Fase 166,0

Provas de ingresso (uma das seguintes): 02 Biologia e Geologia | 11 História | 18 Português

Neste curso pioneiro em Portugal, damos-te a oportunidade de estudar a fundo o fenómeno criminal. Articulando conhecimentos de diferentes áreas científicas – Direito, Ciências do Comportamento, Estatística, Ciências Forense, entre outras – e respetivos métodos, o curso de Criminologia dá-te as ferramentas para desempenhares atividades ligadas à análise criminológica, planeamento de políticas criminais, conceção e execução de programas de prevenção, intervenção comunitária, mediação, consultadoria em diversas áreas, conceção de políticas sociais e penais, investigação científica e ensino.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Forças policiais, sistema prisional, serviços de reinserção social e execução de medidas e penas, centros educativos para menores delinquentes, centros de acolhimento para crianças e jovens e de assistência a vítimas, programas de prevenção em diferentes contextos (institucional, escolas, projetos comunitários) dirigidos à promoção de comportamentos pró-sociais de crianças e jovens, projetos de prevenção e tratamento da toxicodependência, de prevenção na área da criminalidade e da segurança, de investigação científica e ensino da criminologia.

Sabe mais
Logo da FDUP

DIREITO

Onde: Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 4 anos / 240 ECTS

Vagas 2021: 174

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 181,2 · 2.ª Fase 177,6

Provas de ingresso (uma das seguintes): 11 História | 18 Português

Direcionado para a formação de licenciados aptos para a atividade jurídica, o curso de Direito está estruturado de forma a proporcionar-te os conhecimentos essenciais sobre as diferentes áreas do ordenamento jurídico: ciências privatísticas, ciência políticas, ciências históricas, ciências económicas, ciências criminais, ciências administrativas e direito da União Europeia. Terás ainda disciplinas opcionais que te permitem adequar a tua formação à variedade exigida pela vida profissional.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Advocacia; Magistratura Judicial; Magistratura do Ministério Público; Diplomacia; Notariado; Registos; Polícia Judiciária; Solicitadoria; Consultadoria Jurídica a empresas; Juízes de paz e mediadores.

Sabe mais
Logo da FEP

ECONOMIA

Onde: Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 208 (+17 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 178,0 · 2.ª Fase 186,5

Provas de ingresso (um dos seguintes conjuntos): 19 Matemática A | 04 Economia + 19 Matemática A
Sustentada num plano de estudos que combina disciplinas de Teoria Económica e de Economia Aplicada, com um conjunto forte (em relação a outros cursos de Economia) de disciplinas de Contabilidade e Gestão, a licenciatura em Economia da FEP garante-te uma formação científica básica, sólida e atualizada, nos diferentes domínios das ciências socioeconómicas e empresariais. No último ano é-te ainda oferecida uma escolha de disciplinas de opção que te permitirão adaptar mais facilmente às solicitações do mercado de trabalho.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Análise e consultoria económica, apoio à definição de políticas públicas, sistemas de informação, finanças e gestão de empresas nas suas diversas vertentes (estratégica e operacional).

Sabe mais
Logo da FEP

GESTÃO

Onde: Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 196 (+29 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 185,0 · 2.ª Fase 189,5

Provas de ingresso (um dos seguintes conjuntos): 19 Matemática A | 04 Economia + 19 Matemática A

Organizada de forma a proporcionar-te uma formação sólida nas diferentes áreas das ciências empresariais e da economia, a licenciatura em Gestão da FEP beneficia do contributo de outras disciplinas das ciências sociais, do direito, da matemática e da informática. Ao longo do curso, poderás ainda desenvolver um conjunto de de competências pessoais e sociais (soft skills) que te garantem uma entrada qualificada no mercado de trabalho.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Consultoria e gestão de empresas nas seguintes áreas: financeira, marketing, operações e logística, recursos humanos, auditoria, fiscalidade, contabilidade e controlo de gestão.

Sabe mais
Logo da FEUP

BIOENGENHARIA

Onde: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)
(Curso lecionado em conjunto pela FEUP e pelo ICBAS)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 85 (+7 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 191,0 · 2.ª Fase 195,8

Provas de ingresso (um dos seguintes conjuntos): 02 Biologia e Geologia + 19 Matemática A | 07 Física e Química + 19 Matemática A

O curso de Bioengenharia da U.Porto prepara-te para a resolução multidisciplinar de problemas de biomedicina e de biotecnologia industrial, sob as perspetivas da engenharia de processos e engenharia molecular. Após um tronco comum de três anos, poderás enveredar por um de três ramos ou especializações: Engenharia Biomédica, Biológica e Biotecnologia Molecular.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Em atualização

Sabe mais
Logo da FEUP

ENGENHARIA CIVIL

Onde: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 121 (+37 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 122,3· 2.ª Fase 142,5

Provas de ingresso: 07 Física e Química + 19 Matemática A

Reunindo uma formação de base sólida e forte conteúdo científico, com um forte ênfase na interação entre teoria e prática, o curso de Engenharia Civil prepara-te para lidares com uma ampla gama de temas complexos e para iniciares uma carreira profissional em organizações públicas e privadas, ou na investigação científica.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Em atualização

Sabe mais
Logo da FEUP

ENGENHARIA DE MINAS E GEO-AMBIENTE

Onde: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 20 (+9 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 111,8· 2.ª Fase 111,3

Provas de ingresso (um dos seguintes conjuntos): 02 Biologia e Geologia + 19 Matemática A | 07 Física e Química + 19 Matemática A

O curso de Engenharia de Minas e Geo-Ambiente garante-te uma formação alargada na área da engenharia dos Georrecursos e do Geoambiente, orientada para a execução de tarefas ligadas à exploração de águas, minas e pedreiras, abertura de túneis, recuperação de sítios contaminados e prospeção geofísica. A formação contempla ainda conhecimentos no domínio da gestão e disciplinas avançadas e de projeto, que prometem desafiar a tua criatividade.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Em atualização

Sabe mais
Logo da FEUP

ENGENHARIA DO AMBIENTE

Onde: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 34 (+8 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 144,8· 2.ª Fase 155,0

Provas de ingresso (uma das seguintes): 07 Física e Química + 19 Matemática A

Vamos combater a poluição!? Neste curso, ficarás a conhecer a forma como os poluentes são gerados, medidos e controlados, com a ajuda de aulas laboratoriais e incentivos à discussão e crítica. Tudo isto assente numa visão integrada, holística e multidisciplinar aos problemas ambientais, que te permitirá desenvolver a capacidade de prevenir e de identificar efeitos ambientais perversos, de os solucionar tecnologicamente e de integrar as soluções num desenvolvimento industrial e social que se deseja sustentável.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Em atualização

Sabe mais
Logo da FEUP

ENGENHARIA ELETROTÉCNICA E DE COMPUTADORES

Onde: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 230 (+17 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 166,0· 2.ª Fase 166,3

Provas de ingresso: 07 Física e Química + 19 Matemática A

A Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (EEC) da FEUP garante-te uma formação sólida em Matemática (Álgebra, Análise Matemática, Métodos Numéricos, Probabilidades e Estatística), Física (Mecânica e Ondas, Termodinâmica e Estrutura da Matéria, Eletromagnetismo), Engenharia Eletrotécnica e de Computadores: Análise de Circuitos, Sinais e Sistemas (contínuos e discretos), Teoria do Controlo, Sistemas Digitais e Arquitetura de Computadores, Programação, Instrumentação e Medição, e Sistemas Elétricos de Energia.

No final do curso, estarás apto a analisar sistemas elétricos e eletrónicos de alguma complexidade, a explicar quantitativamente os seus princípios de funcionamento e a avaliar o respetivo desempenho. Pelo caminho, vai também poder desenvolver a capacidade de expressão, de trabalho em equipa e de liderança, e adquirir sensibilidade a questões éticas e ambientais.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Em atualização

Sabe mais
Logo da FEUP

ENGENHARIA E GESTÃO INDUSTRIAL

Onde: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 100 (+7 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 191,3· 2.ª Fase 192,8

Provas de ingresso: 07 Física e Química + 19 Matemática A

A Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial da FEUP assenta numa combinação única das ciências básicas da engenharia – nomeadamente a Matemática e a Física – com áreas tecnológicas ligadas à “Conceção e Fabrico”, “Energia” e “Automação, orientada para o aprofundamento de conhecimentos em Informática, Métodos Quantitativos, Gestão de Operações, Economia e Gestão de Empresas. A partir do 4.º ano, podes igualmente concorrer a programas de intercâmbio em algumas das melhores universidades europeias.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Em atualização

Sabe mais
Logo da FEUP

ENGENHARIA INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO

Onde: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)

(Curso lecionado em conjunto pela FEUP e pela FCUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 260 (+6 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 183,0 · 2.ª Fase 183,8

Provas de ingresso (um dos seguintes conjuntos): 07 Física e Química + 19 Matemática A | 19 Matemática A + 18 Português

Se procuras uma formação avançada e reconhecida pelo mercado de trabalho nos domínios da arquitetura de sistemas informáticos e das tecnologias de informação e comunicação, este é o curso certo para ti! Assente numa sólida formação de base nas diversas áreas da informática, a Licenciatura em Engenharia Informática e Computação abre-te as portas a uma especialização em áreas tão diversas como: Engenharia de Software e Sistemas de Informação; Redes e Tecnologias de Informação; Sistemas Inteligentes e Multimédia.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Em atualização

Sabe mais
Logo da FEUP

ENGENHARIA MECÂNICA

Onde: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 200 (+10 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 185,5 · 2.ª Fase 190,5

Provas de ingresso: 07 Física e Química + 19 Matemática A

Na Licenciatura em Engenharia Mecânica, damos-te a oportunidade de aplicares as competências técnicas e os conhecimentos obtidos na resolução, de forma integrada, de um elevado número de problemas da humanidade, como a melhoria das condições de vida e a sustentabilidade do planeta. Como? Através de uma formação integrada, multidisciplinar, e que te oferece cinco campos de especialização: Automação, Gestão da Produção; Energia Térmica; Projeto e Construção Mecânica; e Produção, Conceção e Fabrico.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Em atualização

Sabe mais
Logo da FEUP

ENGENHARIA DE MATERIAIS

Onde: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 27 (+8 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 155,8· 2.ª Fase 157,8

Provas de ingresso: 07 Física e Química + 19 Matemática A

Na Licenciatura em Engenharia de Materiais, encontrarás uma sólida formação em Ciências dos Materiais, Caracterização, Tecnologia e Processamento, Projeto, Gestão e Inovação em Materiais, que te permitirá contribuir – em contexto de Indústria, Serviços ou na Investigação – para o avanço tecnológico em áreas tão diversas como a indústria automóvel, aeroespacial, petroquímica, biomédica ou eletrónica.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Em atualização

Sabe mais
Logo da FEUP

ENGENHARIA QUÍMICA

Onde: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 63 (+11 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 178,0· 2.ª Fase 180,3

Provas de ingresso: 07 Física e Química + 19 Matemática A
O curso de Engenharia Química proporciona uma forte formação de base em Matemática, Química, Física, Ciências Biológicas e Ciências da Engenharia Química. Assente numa cultura prática de engenharia em simultâneo coma a atividade de projeto, o curso oferece-te ainda a possibilidade de especialização em três ramos distintos: Processos & Produto; Energia e Ambiente; e Biotecnologia.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Em atualização

Sabe mais
Logo da FFUP

CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

Onde: Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP)

Grau: Mestrado Integrado

Duração: 5 anos / 300 ECTS

Vagas 2021: 175 (+4 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 161,0 · 2.ª Fase 177,0

Provas de ingresso: 02 Biologia e Geologia + 07 Física e Química

Aquele que é um dos mais antigos cursos de Ciências Farmacêuticas do país assenta numa formação de banda larga, pensada com o objetivo de formar profissionais altamente qualificados, capazes de exercerem as diversas atividades associadas à profissão farmacêutica. Segue a nossa receita!

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Análises Clínicas; Análises Químicas e Biológicas; Distribuição de Medicamentos; Farmácia Comunitária; Farmácia Hospitalar; Indústria Farmacêutica; e Investigação.

Sabe mais
Logo da FLUP

ARQUEOLOGIA

Onde: Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 29 (+10 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 143,2 · 2.ª Fase 145,6

Provas de ingresso (uma das seguintes): 09 Geografia | 11 História

Pré-requisitos: Grupo D – Capacidade de Visão

A licenciatura em Arqueologia da FLUP oferece-te uma “paisagem” privilegiada sobre as grandes áreas da Arqueologia, desde a Arqueologia Pré-Histórica à Arqueologia Moderna e Contemporânea. Objetivo: formar arqueólogos capazes de lidar com informação complexa e contraditória, aptos a integrar equipas de investigação e dotados de consciência crítica sobre o papel e o lugar do Homem no mundo .

SAÍDAS PROFISSIONAIS

O diplomado em Arqueologia pode desempenhar tarefas nos domínios do Património Arqueológico e Cultural, nomeadamente em organismos da administração central e desconcentrada, em organismos autárquicos (gabinetes de arqueologia, divisões de património, etc.), em museus (nacionais, municipais ou outros) e instituições públicas ou privadas com coleções, gabinetes de arquitetura, gabinetes de gestão patrimonial, empresas de Arqueologia e outras empresas ligadas ao Património. Pode, ainda, exercer atividade na área de investigação ou como Profissional Liberal.

Sabe mais
Logo da FLUP

CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

(Curso lecionado em conjunto pela FLUP e FEUP)

Onde: Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 38 (+8 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 144,4· 2.ª Fase 147,2

Provas de ingresso (uma das seguintes): 19 Matemática A | 18 Português

Na licenciatura em Ciência da Informação da U.Porto, encontrarás uma formação ajustada à nova realidade da Sociedade da Informação, em que os profissionais dos arquivos e das bibliotecas, os administradores de dados e sistemas de informação e, em geral, os gestores de informação nas organizações desenvolvem a sua atividade. No final do curso, espera-se que estejas habilitado a utilizar adequadamente as tecnologias como meio indissociável dos processos de produção, tratamento e difusão da informação e compreender e aplicar técnicas de avaliação de fontes e recursos de informação e técnicas de gestão de sistemas e serviços de informação.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Administrador de dados; Analista de informação; Arquivista; Auditor de informação; Bibliotecário; Cientista da informação; Consultor em informação; Documentalista; Gestor de informação ou gestor de conteúdos, nomeadamente na Internet; Gestor de recursos de informação; Gestor de sistemas de informação em organismos públicos ou privados.

Sabe mais
Logo da FLUP

CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO: JORNALISMO, ASSESSORIA, MULTIMÉDIA

(Curso lecionado em conjunto pela FLUP, FBAUP, FEUP e FEP)

Onde: Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 74

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 170,2 · 2.ª Fase 172,4

Provas de ingresso: 18 Português

Pré-requisitos: Grupo D – Capacidade de Visão

Assente num plano de estudos que combina os conhecimentos de teoria da comunicação com uma forte componente prática em modernos estúdios de televisão e rádio e laboratórios multimédia online, o curso de Ciências da Comunicação da U.Porto garante-te a formação adequada para o exercício de diferentes profissões dentro do universo da Comunicação. Para ajudar, no fim dos dois primeiros anos da licenciatura, poderás optar por um dos seguintes ramos de especialização: Jornalismo, Assessoria ou Multimédia.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Jornalismo (escrito, radiofónico, televisivo e online) e Comunicação; Assessoria da Comunicação (relações públicas, assessoria de imprensa e de imagem, comunicação empresarial); Comunicação Multimédia (conceção e produção de conteúdos multimédia).

Sabe mais
Logo da FLUP

CIÊNCIAS DA LINGUAGEM

Onde: Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 24 (+3 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 136,2 · 2.ª Fase 148,6

Provas de ingresso: 18 Português

Tendo como objeto de estudo a linguagem verbal humana e as línguas naturais, a licenciatura em Ciências da Linguagem assenta numa abordagem teórico-prática que te permitirá estudar, de forma aprofundada, as propriedades da gramática das línguas naturais (com especial incidência na Língua Portuguesa.), mas também as formas de aquisição de língua materna e de línguas não maternas, ou o modo de processamento da linguagem oral e escrita. O curso apresenta dois percursos de formação: Linguística e Português Língua Não Materna.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Variante de Linguística: investigação pluridisciplinar; linguística computacional; linguística clínica; lexicografia e terminologia (produção de dicionários); edição de textos; consultoria linguística; assessorias; dinamização cultural e ensino do português-língua materna.
Variante de Português Língua Não Materna: investigação; cursos de pós-graduação profissionalizantes; ensino do português-língua não materna; produção de materiais didáticos do português língua não materna; assessoria; consultoria linguística; dinamização cultural.

Sabe mais
Logo da FLUP

ESTUDOS PORTUGUESES

Onde: Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 20 (+3 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 142,6· 2.ª Fase 143,4

Provas de ingresso: 18 Português

Na licenciatura em Estudos Portugueses, encontrarás o espaço ideal para uma formação aprofundada na área do conhecimento e capacidade de utilização da língua materna, através da aquisição dos instrumentos teóricos e operativos do seu funcionamento estrutural e também do estudo das suas mais conseguidas realizações na literatura e na cultura.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Consultadoria editorial; revisão de textos; assessoria de comunicação e publicidade com componente textual importante; gestão de produtos culturais e de património intelectual; funções relacionadas com a presença da língua, literatura e cultura portuguesas no mundo (organismos de cooperação, consulados e embaixadas); leitorados de Português no estrangeiro.

Sabe mais
Logo da FLUP

FILOSOFIA

Onde: Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 50 (+5 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 128,2 · 2.ª Fase 131,2

Provas de ingresso (uma das seguintes): 06 Filosofia | 16 Matemática | 18 Português

Na licenciatura em Filosofia, propomos-te uma “viagem” recheada de conhecimento, reflexão crítica e argumentação, na companhia das obras e autores mais representativos dos 2.500 anos de História da Filosofia. Pelo meio, irás desenvolver competências que podes aplicar na análise de conceitos e argumentos e no questionamento da ação humana e das ciências, vais explorar os domínios centrais da Filosofia (metafísica, epistemologia, lógica, ética, filosofia política e estética), bem como outros mais específicos, tais como a fenomenologia, a filosofia da religião, ou a bioética.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Docência; investigação científica, fundamental e aplicada; atividade editorial e no campo das artes; atividade política e diplomática; comunicação social; dinamização cultural.

Sabe mais
Logo da FLUP

GEOGRAFIA

Onde: Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 69 (+13 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 136,6· 2.ª Fase 142,8

Provas de ingresso (uma das seguintes): 02 Biologia e Geologia | 09 Geografia | 17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais

Pré-requisitos: Grupo D – Capacidade de Visão

Situada nas áreas de confluência entre as Ciências da Terra e do Ambiente e as Ciências Sociais, a licenciatura em Geografia confere uma sólida formação de base em torno dos conceitos transversais de ambiente, recursos naturais, território, ordenamento e sociedade. Com uma forte componente prática, o curso utiliza como instrumentos base de trabalho as tecnologias de informação e a cartografia.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Organizações e serviços públicos e privados ligados ao Planeamento, Ordenamento e Gestão do Território; Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica; Turismo; Investigação em Geografia Física e Geografia Humana; Ensino (básico, secundário e superior).

Sabe mais
Logo da FLUP

HISTÓRIA

Onde: Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 67 (+10 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 136,6· 2.ª Fase 142,8

Provas de ingresso (uma das seguintes): 04 Economia | 11 História | 18 Português

Na licenciatura em História da FLUP, encontrarás uma formação sólida na área científica da História, a qual te permitirá: compreender a forma como as pessoas existiam, interagiam e pensavam nos diferentes contextos históricos; interpretar e usar de uma forma crítica textos e outras fontes de informação; apreciar a complexidade e diversidade de situações, acontecimentos e mentalidades do passado; e conhecer os problemas inerentes ao registo histórico em si mesmo. Tudo isto apoiado em conhecimentos, instrumentos e técnicas que orientados para a intervenção profissionalizada nos universos cultural e social.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Ensino; Turismo; Gestão de programas culturais; Relações Públicas e Comunicação social, Atividade editorial; Atividade de consultadoria; Produção de conteúdos; Câmaras e Fundações; Arquivos e Bibliotecas; Museus; Gabinetes de estudo.

Sabe mais
Logo da FLUP

HISTÓRIA DA ARTE

Onde: Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 32 (+6 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 156,2 · 2.ª Fase 149,2

Provas de ingresso (uma das seguintes): 12 História da Cultura e Artes | 11 História | 18 Português

Pré-requisitos: Grupo D – Capacidade de Visão

Para lá de uma visão privilegiada sobre a evolução das várias formas artísticas em diferentes contextos histórico-culturais, a licenciatura em História da Arte permite-te desenvolver competências ao nível da investigação, bem como uma consciência crítica e construtiva sobre o papel social e cultural da Arte.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Um diplomado em História da Arte está habilitado a exercer funções de investigador, autor, consultor, programador, coordenador (estudos de desenvolvimento potenciando espólios artísticos e bens patrimoniais imóveis); e formador (cursos, conferências e outras atividades educativas) em gabinetes, museus, galerias, centros culturais, fundações, institutos, empresas e outras entidades, públicas ou privadas.

Sabe mais
Logo da FLUP

LÍNGUAS APLICADAS

Onde: Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 52 (+4 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 175,6· 2.ª Fase 182,0

Provas de ingresso (uma das seguintes): 01 Alemão | 05 Espanhol | 08 Francês | 13 Inglês | 15 Literatura Portuguesa | 18 Português

Dividida em dois perfis distintos (Tradução e Línguas Aplicadas às Relações Empresariais), a licenciatura em Línguas Aplicadas ajuda-te a desenvolver a competência linguístico-comunicativa, tanto na língua materna como nas línguas estrangeiras, e a adquirir e aplicar conhecimentos e competências essenciais para o exercício profissional da Tradução e de áreas afins. Ao longo do curso, vais ainda adquirir conceitos indispensáveis para a compreensão e análise de fenómenos linguísticos e culturais.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Profissões nas áreas de: Tradução, Gestão, Mediação Cultural , Serviços, Relações Públicas e Indústrias Culturais.

Sabe mais
Logo da FLUP

LÍNGUAS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Onde: Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 60

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 183,8· 2.ª Fase 183,2

Provas de ingresso (uma das seguintes): 01 Alemão | 05 Espanhol | 08 Francês | 13 Inglês | 15 Literatura Portuguesa | 18 Português

Diferenciada pelo seu carácter transversal, a licenciatura em Línguas e Relações Internacionais oferece-te uma sólida formação em duas línguas estrangeiras, bem como conhecimentos aprofundados nos domínios da sociologia, do direito, da economia e da história, numa perspetiva internacional. Pelo meio, vais poder conhecer e explorar os conceitos, teorias, estruturas, métodos e a natureza das relações internacionais nos seus contextos histórico-políticos e socioeconómicos.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Profissões que exijam um bom conhecimento da área das Relações Internacionais, nomeadamente em instituições europeias, embaixadas e consulados, empresas com relações internacionais e órgãos de comunicação social. Esta formação poderá viabilizar o futuro acesso à carreira diplomática e à carreira de investigação na área.

Sabe mais
Logo da FLUP

LÍNGUAS, LITERATURAS E CULTURAS

Onde: Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 79 (+11 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 168,6· 2.ª Fase 172,4

Provas de ingresso (uma das seguintes): 01 Alemão | 05 Espanhol | 08 Francês | 13 Inglês | 15 Literatura Portuguesa | 18 Português

Estudar de forma aprofundada o Espanhol, o Inglês ou o Latim, desvendar a cultura romana, ou descobrir a literatura dos países africanos de expressão portuguesa… Tudo isso é possível neste curso orientado para o ensino alargado das línguas, culturas e literaturas, bem como de unidades curriculares que problematizam os fenómenos linguístico e literário, permitindo uma aplicação prática no ensino das línguas e nas relações interculturais.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Profissões que exijam um bom domínio da língua portuguesa e de línguas estrangeiras, designadamente em instituições europeias, embaixadas e consulados, empresas com relações internacionais, órgãos de comunicação social, turismo, indústria editorial, gestão de recursos humanos e animação cultural. A formação em Ensino permitirá a lecionação de Português e Línguas Estrangeiras nos ensinos básico e secundário.

Sabe mais
Logo da FLUP

SOCIOLOGIA

Onde: Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 44

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 158,0 · 2.ª Fase 159,8

Provas de ingresso (uma das seguintes): 09 Geografia | 11 História | 18 Português

O Curso de Sociologia dá-te a possibilidade de adquirir competências nos domínios estruturadores do pensamento sociológico; competências metodológicas orientadas para a análise dos processos sociais, e competências de intervenção social cientificamente sustentadas. Espera-se ainda que fiques a conhecer a produção sociológica nacional e internacional; e desenvolvas uma cultura de cidadania crítica e reflexiva e posturas profissionais assentes em princípios éticos.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Organizações sociais e empresariais: Integração em equipas de sondagens, elaboração de estudos de mercado, de publicidade e marketing; coordenação e implementação de estudos sobre clima social, satisfação laboral, comunicação interna; avaliação de projetos de intervenção social; formação, desenvolvimento de processos de melhoria contínua; gestão de recursos humanos; mediação de conflitos.
Autarquias e instâncias do desenvolvimento regional e local: coordenação e implementação de medidas de intervenção social, urbanística, ambiental e escolar; gestão e requalificação do património cultural; formação e animação cultural.
Organizações públicas e privadas: conceção e implementação de políticas sociais; promoção de estratégias de inclusão de grupos sociais desfavorecidos; colaboração na administração organizacional escolar, hospitalar ou de outra instituição; conceção e implementação de medidas de política de saúde, de emprego, de educação e formação, de habitação, de cultura e turismo.
Centros de investigação: análise de bibliografia e produção de textos científicos; desenvolvimento de trabalho de campo; produção tratamento e análise de informação.

Sabe mais
Logo da FMUP

MEDICINA (FMUP)

Onde: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP)

Grau: Mestrado Integrado

Duração: 6 anos / 360 ECTS

Vagas 2021: 245

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 188,5 · 2.ª Fase 192,8

Provas de ingresso: 02 Biologia e Geologia + 07 Física e Química + 16 Matemática

Pré-requisitos: Grupo A – Comunicação Interpessoal

Se o teu sonho é vestir a “bata branca”, o prestigiado curso de Medicina da FMUP dá-te a oportunidade de o concretizares sob a orientação de docentes com vasta experiência nos diferentes domínios da clínica e da investigação cientifica. Para além de um ensino com um forte teor prático, que combina a sala de aula com o ambiente de laboratório e o contacto com pacientes ou manequins em ambiente de simulação, irás aina beneficiar da proximidade ao Centro Hospitalar S. João e a outros estabelecimento de saúde afiliados, onde poderás experimentar todos os desafios da Prática Clínica.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Carreira Médica; Investigação Médica; Consultadoria na indústria farmacêutica; Ensino médico.

Sabe mais
Logo da FMDUP

MEDICINA DENTÁRIA

Onde: Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP)

Grau: Mestrado Integrado

Duração: 5 anos / 300 ECTS

Vagas 2021: 65

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 182,0 · 2.ª Fase 185,3

Provas de ingresso: 02 Biologia e Geologia + 07 Física e Química

Pré-requisitos: Grupo B – Comunicação Interpessoal

Sustentado numa formação sólida, integrada e global do âmbito das ciências biológicas e médicas, o curso de Medicina Veterinária permite-te desenvolver todas as competências teóricas e práticas necessárias para a prática clínica daquela especialidade ao mais alto nível. As mesmas que poderás testar e desenvolver na reconhecida Clínica da FMDUP (direcionada para o atendimento clínico de pacientes) ou em visitas a escolas primárias da região, no âmbito de ações de prevenção no domínio da saúde oral.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Exercício da profissão de Médico Dentista em regime público ou privado; Docência; Investigação.

Sabe mais
Logo da FPCEUP

CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Onde: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 47 (+5 adicionais)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 148,5 · 2.ª Fase 147,5

Provas de ingresso (uma das seguintes): 02 Biologia e Geologia | 17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais | 18 Português

A licenciatura em Ciências da Educação proporciona-te uma formação de “banda larga”, que te permitirá desenvolver competências de intervenção em múltiplas áreas formativas. O curso está estruturado em torno de cinco componentes, articuladas entre si: formação teórica pluridisciplinar em Educação; formação em metodologias de investigação quantitativas e qualitativas; formação teórico-prática promotora de competências comunicativo-relacionais, reflexivas e críticas; seminário de iniciação à mediação e à formação; Educação e Gestão Educacional.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Agências de Desenvolvimento Local; Associações culturais, recreativas, desportivas; Câmaras Municipais; Casas de Juventude; Centros de Educação e Formação de Adultos; Centros de Dia; Centros Sociais; Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ); Departamentos/Equipas de Educação para a Saúde; Escolas e Agrupamentos do Ensino Básico e Secundário e TEIP; Instituições de Proteção Social; Lares de Infância e Juventude; Serviços Educativos para a infância, juventude e 3ª idade.

Sabe mais
Logo da FPCEUP

PSICOLOGIA

Onde: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 123

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 175,0· 2.ª Fase 176,0

Provas de ingresso (uma das seguintes): 02 Biologia e Geologia | 17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais | 18 Português

Tendo como objetivo geral a formação inicial em Psicologia (em conformidade com o preconizado no Certificado Europeu de Psicologia – EuroPsy, que te permite exercer atividade em qualquer país da União Europeia), a Licenciatura em Psicologia destina-se predominantemente a candidatos/as que pretendam adquirir conhecimentos e competências para acesso a um 2.º Ciclo de Estudos em Psicologia (Mestrado) e, por essa via, reunir as condições para o exercício profissional da Psicologia ou prosseguir para estudos avançados (3.º Ciclo – Doutoramento). Este curso poderá também constituir uma base de conhecimento articulável com o 2.º Ciclo de outras áreas científicas e profissionais, bem como consistir num complemento de formação para profissionais de outras áreas.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Em atualização

Sabe mais
Logo do ICBAS

CIÊNCIAS DO MEIO AQUÁTICO

Onde: Instituto de Ciências Biomédias Abel Salazar (ICBAS)

Grau: Licenciatura – 1.º Ciclo

Duração: 3 anos / 180 ECTS

Vagas 2021: 31 (+1 adicional)

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 155,0· 2.ª Fase 153,0

Provas de ingresso (uma das seguintes): 02 Biologia e Geologia | 07 Física e Química

Estruturada para a formação de investigadores, docentes e quadros superiores de instituições e de empresas com sólidos conhecimentos teóricos e práticos em Biologia Geral e Aquática, a licenciatura em Ciências o Meio Aquático do ICBAS destina-se a estudantes vocacionados para a biologia marinha, ecologia aquática, biotecnologia marinha, oceanografia, proteção da biodiversidade, aquacultura e pescas, gestão sustentável de recursos aquáticos e tecnologia alimentar. Se é o teu caso, mergulha neste curso!

SAÍDAS PROFISSIONAIS

investigação científica, aquários e parques biológicos, divulgação científica e educação ambiental, ensino (superior, profissional e secundário), indústria alimentar, aquacultura e pescas, gestão ambiental e qualidade da água (ETARs, laboratórios de análise, etc.).

Sabe mais
Logo do ICBAS

MEDICINA (ICBAS)

Onde: Instituto de Ciências Biomédias Abel Salazar (ICBAS)

Grau: Mestrado Integrado

Duração: 6 anos / 360 ECTS

Vagas 2021: 155

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 189,8· 2.ª Fase 192,2

Provas de ingresso: 02 Biologia e Geologia + 07 Física e Química + 16 Matemática

Pré-requisitos: Grupo A – Comunicação Interpessoal

O Médico que só sabe de Medicina, nem de Medicina sabe. A frase pertence a Abel Salazar – professor histórico da U.Porto e “patrono” do ICBAS – e tem a sua expressão máxima neste curso, assente num projeto pedagógico e institucional diferente da formação tradicional da Medicina. Privilegiando o contacto clínico precoce dos alunos, o curso assume uma abordagem inovadora, assente no equilíbrio entre ciências exatas, biológicas, sociais e médicas, lecionadas por equipas multidisciplinares. De modo a formar médicos com uma preparação o mais abrangente possível, o ICBAS conta ainda com a colaboração do “vizinho” Centro Hospitalar do Porto e de outras instituições de saúde locais.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Carreira Médica; Investigação Médica; Consultadoria na indústria farmacêutica; Ensino médico.

Sabe mais
Logo do ICBAS

MEDICINA VETERINÁRIA

Onde: Instituto de Ciências Biomédias Abel Salazar (ICBAS)

Grau: Mestrado Integrado

Duração: 11 semestres / 330 ECTS

Vagas 2021: 61

Nota de candidatura do último colocado (2020): 1.ª Fase 178,0· 2.ª Fase 182,0

Provas de ingresso: 02 Biologia e Geologia + 07 Física e Química

Pré-requisitos: Grupo A – Comunicação Interpessoal

Assente numa sólida formação cientifica nos diferentes domínios ligados direta ou indiretamente ao bem-estar animal, o curso de Medicina Veterinária proporciona-te o treio treino, ao mais alto nível, em clínica e produção animal, com especial ênfase nos animais de companhia, cavalos, bovinos e pequenos ruminantes. Com efeito, parte da formação é lecionada no Centro Clínico de Vairão (Vila do Conde), que inclui o Centro Clínico de Equinos de Vairão (CCEV) e Centro de Reprodução Animal de Vairão. A componente direccionada aos animais de companhia é lecionada no Hospital Veterinário da Universidade do Porto.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Medicina e Cirurgia de animais de companhia, de produção e de equinos; Controlo das doenças dos animais e Zoonoses; Saúde Pública; Qualidade e Segurança Alimentar; Gestão e desenvolvimento dos sistemas de produção animal; Bem-estar animal e proteção ambiental e Investigação Científica em todas as áreas das Ciências Biológicas.

Sabe mais

COMO POSSO CANDIDATAR-ME?

O acesso aos cursos de Licenciatura (1.º Ciclo) ou Mestrado Integrado da U.Porto é feita através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior organizado pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

A candidatura é realizada exclusivamente online, no site da DGES, em 3 momentos:
1.ª Fase > 6 a 20 de agosto 2021;
2.ª Fase > 27 de setembro a 8 de outubro 2021;
3.ª Fase > 21 a 25 de outubro 2021.

Podes obter mais informações no site da DGES, junto do Gabinete de Acesso ao Ensino Superior na U.Porto e/ou dos serviços académicos da faculdade onde pretendes ingressar.

NÓS AJUDAMOS-TE!

Sabias que a U.Porto disponibiliza um Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES-UP) para te ajudar em todo o processo de candidatura? Contacta-nos!

Gabinete de Acesso ao Ensino Superior (GAES-UP)

Telefone

220 408 053

WhatsApp

96 718 04 16
Só para questões relacionadas com o preenchimento do formulário online

Morada

Reitoria da U.Porto
Praça de Gomes Teixeira
4099-002 Porto

Horário de atendimento

Telefónico: dias úteis, 9h30 às 12h30 / 14h00 às 17h00
Presencial*: Sujeito a marcação prévia

* O atendimento presencial está reservado exclusivamente para situações em que o mesmo não possa ocorrer  por via telefónica e online.