
Candidaturas
A competição U.Porto 3MT® organiza-se em várias fases, iniciando com a inscrição e submissão de vídeos pelo/as candidato/as, passando pela frequência numa formação pelos 20 selecionados/as, e culminando numa competição final.
Fase 1
Será necessário incluir, no formulário de inscrição, informações pessoais e académicas, bem como detalhes sobre a tese de doutoramento. No início de janeiro, ser-lhe-á dado acesso, no Moodle, à Unidade Curricular (UC) U.Porto 3MT® e estarão disponíveis vídeos tutoriais sobre a gravação e o carregamento de um vídeo no Panopto®.
- O vídeo deve ter uma duração máxima de 3 minutos. As apresentações que ultrapassem este limite de tempo não serão aceites. O temporizador começa a contar quando a apresentação começa.
- O vídeo deve ser gravado em inglês.
- É possível incluir um único diapositivo estático. No entanto, não são permitidas transições, animações ou qualquer movimento do diapositivo. Este diapositivo é opcional e deve servir para ilustrar a apresentação. Pode ser apresentado juntamente com o vídeo.
- O diapositivo 3MT® deve estar localizado no canto superior direito ou no lado direito do vídeo, e pode ser mostrado continuamente ou cortado tantas vezes quantas as necessárias, com uma duração máxima de um minuto.
- O vídeo deve ser gravado a partir de um único ângulo de câmara estático. O zoom in e out a partir desta posição estática é aceitável.
- O áudio de 3 minutos deve ser contínuo, sem cortes, edições ou pausas.
- Não são permitidos adereços adicionais, tais como ponteiros laser, fatos, instrumentos musicais, equipamento de laboratório ou fundos animados.
- Não podem ser incluídos na gravação de vídeo quaisquer meios eletrónicos adicionais, incluindo ficheiros de som e de vídeo.
- Os formatos de vídeo recomendados são MP4, WMV e AVI.
O vídeo pode ser gravado utilizando o Panopto®, ou outro software ou dispositivo, e depois carregado no Panopto®. O vídeo tem de ser facilmente identificável (guardado no local correto e identificado com o nome do participante). Desta forma ficará validada a entrega do vídeo e a sua participação na competição.
Todos/as os/as estudantes elegíveis para submissão do vídeo terão acesso à UC, dedicada à competição U.Porto 3MT®, que será criada no Moodle. A página estará acessível a partir da página pessoal do Sigarra, selecionando a opção “Moodle 24/25”, no lado direito. Em alternativa, pode ser utilizado o acesso de autenticação federada (AAI) da U.Porto para aceder diretamente ao Moodle.
Para auxiliar neste processo, a UC no Moodle incluirá tutoriais em vídeo sobre como gravar a apresentação e carregá-la no Panopto®. Esta página da U.Porto também pode ser útil, uma vez que disponibiliza vários tutoriais sobre o Panopto®.
Fase 2
Os/As candidatos/as que submeteram os 20 melhores vídeos terão a oportunidade de participar na formação em Comunicação de Ciência da U.Porto 3MT®, que terá lugar no dia 11 de abril de 2025.
Nesta formação, os/as finalistas terão a oportunidade de melhorar as suas competências de comunicação, ou seja, poderão adquirir ou desenvolver competências transversais, incluindo formas de comunicação verbais e não verbais, apoiando os/as candidatos/as a explicar a sua investigação utilizando uma linguagem adaptada a um público não especializado. Estes candidatos/as participarão na Competição final da U.Porto 3MT®, onde apresentarão o seu trabalho de doutoramento e os membros do Júri terão a missão de avaliar as apresentações.
Competição final U.Porto 3MT®
O/As 20 finalistas participarão na Competição final U.Porto 3MT®, onde realizarão a sua apresentação individual. Caberá ao Júri avaliar cada apresentação, seguindo os critérios de avaliação. No final do evento será indicado um/a vencedor/a e atribuída uma menção honrosa.
- As apresentações são limitadas a um máximo de 3 minutos e os concorrentes que excederem os 3 minutos serão desclassificados.
- As apresentações devem ser feitas em palavras faladas (não serão aceites poemas, raps ou canções, a título de exemplo).
- Considera-se que a apresentação inicia quando o/a candidato/a inicia a sua apresentação com uma palavra.
- As apresentações devem ser feitas em inglês.
- O diapositivo deve ser apresentado desde o início da comunicação.
- Não são permitidos meios eletrónicos adicionais (por exemplo, ficheiros de som e vídeo).
- É permitido um único diapositivo estático em PowerPoint (não são permitidas transições de diapositivos, animações ou “movimento” de qualquer tipo).
- Não são permitidos trajes, instrumentos musicais ou equipamento de laboratório.
- A decisão do júri é definitiva.
Critérios de Avaliação
- A apresentação esclareceu claramente sobre a motivação, o contexto e o significado da questão científica.
- A apresentação descreveu claramente a estratégia/desenho de investigação e os resultados alcançados.
- A apresentação descreveu claramente as conclusões, os resultados e o impacto da investigação.
- A apresentação oral foi clara e a linguagem adequada a um público não especializado.
- O diapositivo do PowerPoint estava bem definido e valorizou a apresentação.
- O/A apresentador/a transmitiu entusiasmo pela sua investigação, e captou e manteve a atenção do público.
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